Colunistas - Rodolfo Bonventti

Em 1965, a Globo colocava uma Câmera Indiscreta em todos os lugares do Rio

3 de Abril de 2013


Foi em meados de 1965 que a TV Globo teve a ideia de adaptar para a televisão brasileira um programa que fazia muito sucesso nos Estados Unidos e que havia sido batizado como "Candid Camera". Tratava-se de um programa com muito humor onde câmeras ocultas flagravam a reação de pessoas diante de algumas situações inesperadas.

Exatamente o que hoje cansamos de ver em programas como "Domingão do Faustão"; "Programa do Gugu" ou "Programa Silvio Santos", entre outros, e que não é nenhuma novidade, pois já existia na televisão brasileira e mundial lá nos anos 1960.

Dirigido inicialmente por Mauro Salles e posteriormente pelo diretor de cinema Roberto Faria, irmão do ator Reginaldo Faria, o programa estreou em maio de 1965 na tela da TV Globo do Rio e só saiu do ar no segundo semestre de 1967, quando a equipe do "Câmera Indiscreta" já tinha muitas dificuldades em frequentar certos lugares do Rio de Janeiro para enganar e criar situações embaraçosas para o público, devido ao sucesso que o programa alcançava, conquistando muitas vezes, em terras cariocas, a liderança absoluta no horário em que era exibido.



Inicialmente o programa surgia na telinha da Globo carioca aos sábados às 20h30, mas o sucesso o levou também para o domingo à noite e para as quartas-feiras às 19h15, com direito a reprise nos sábados às 13h. Na apresentação se revezavam Augusto César Vannucci, o ator Renato Consorte e a atriz Gracinda Freire.

De produção modesta, as gravações eram feitas de dentro de uma Kombi, emprestada pelo diretor Roberto Farias, que colocou cortinas pretas nas janelas do carro para disfarçar a câmera Auricom e as respectivas gravações.

Entre os atores que participavam das "brincadeiras" com o público estavam o próprio Renato Consorte, o também produtor Armando Barroso, a comediante Maria Tereza e Don Rossé Cavaca, pseudônimo do jornalista e humorista José Martins de Araújo Jr.

E na próxima semana: O primeiro grande sucesso de Janete Clair.
Comentários
Assista ao vídeo