Colunistas - Rodolfo Bonventti

O anunciante pediu, a novela foi sendo esticada e lá se foram 596 capítulos

4 de Abril de 2012

Cartaz da novela Redenção, da TV Excelsior

Em 16 de maio de 1966, a TV Excelsior de São Paulo, o nosso eterno canal 9, colocava no ar aquela que se transformaria na novela mais longa da história da teledramaturgia brasileira. Foram 596 capítulos, levados ao ar em nada mais do que dois anos e dezeseis dias. Algo totalmente impensável nos dias de hoje.

Escrita por Raimundo Lopes, que vinha de grandes sucessos no rádio, a novela foi inicialmente prevista para ter 100 capítulos e contava a história do jovem médico Fernando Silveira (interpretado por Francisco Cuoco), que aos poucos, com a extensão da trama, descobriu-se que não era um médico formado, e que ao chegar a uma pequena cidade do interior, de nome Redenção, se envolvia e despertava a paixão de três mulheres: Lola, Marisa e Ângela, interpretadas respectivamente por Márcia Real, a saudosa Lourdes Rocha e Miriam Mehler.

A direção ficou com o recém falecido Waldemar de Moraes e com Reynaldo Boury, hoje na teledramaturgia do SBT, e exigiu a construção da primeira cidade cenográfica da nossa TV, exatamente na área onde fica hoje a Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, e onde foi montada, recentemente, a Cidade da TV, organizada pela Pró-TV.

O sucesso da novela foi tão grande, que o principal anunciante, a Gessy Lever, solicitou à direção da TV Excelsior que esticasse mais a história, já que seria difícil colocar no ar um outro produto que trouxesse um retorno tão positivo. E foi assim que de estica em estica a novela acabou ganhando mais de quatrocentos novos capítulos.

A trama teve então dois momentos ou fases distintas, com a morte ou desaparecimento de alguns personagens e o conseqüente surgimento de outros. Mas quem brilhou do primeiro ao último capítulo foi o ator Francisco Cuoco, perfeito no papel, e que se transformou, a partir dessa novela, no principal galã da TV Excelsior.


Francisco Cuoco como o Dr. Fernando

A novela era apresentada em horários diferentes em todo o Brasil. Enquanto na TV Excelsior de São Paulo ela ia ao ar às 19h de segunda a sábado; no Rio de Janeiro ela era exibida pela TV Excelsior, Canal 2, também de segunda a sábado, só que no horário das 21h.

Os quase 600 capítulos também reuniram um elenco de fôlego na novela, onde se destacaram além de Cuoco, Márcia Real, Lourdes Rocha e Miriam Mehler, atores como Rodolfo Mayer, Lélia Abramo, Maria Aparecida Baxter, Vicente Leporace, Armando Bógus, Mário Guimarães, Edmundo Lopes, Geórgia Gomide, Newton Prado, Lurdinha Félix, Wilma de Aguiar, Fernando Baleroni, Flora Geny, Edson França, Zéluiz Pinho, Rita Cléos, Turíbio Ruiz, Procópio Ferreira, Silvio Francisco, Aldo César, Maria Cecília, Vera Nunes, Theo de Faria, Jovelthy Archângelo e até Fernanda Montenegro, estreando em novelas diárias, na segunda fase de "Redenção".

Mas, além de Francisco Cuoco, a novela foi também da saudosa Maria Aparecida Baxter com a primeira grande fofoqueira das nossas telenovelas, a dona Marocas, um sucesso absoluto e que fez com que a personagem, que deveria morrer da primeira para a segunda fase da novela, fosse salva por um transplante de coração, devido aos inúmeros pedidos das telespectadoras.

E na próxima semana: se era dia sete, era dia de um grande show na tv.
Comentários
Assista ao vídeo