Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Gloria Menezes de barba e bigode. E estávamos apenas em 1966

14 de Março de 2012

Tarcísio e Glória em Almas de Pedra, na TV Excelsior

Em março de 1966, a TV Excelsior provocou celeuma nas suas telespectadoras noveleiras ao apresentar uma história de amor e vingança que trazia de volta o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Wálter Avancini, "Almas de Pedra" não foi um dos maiores sucessos da TV Excelsior naquela década, mas, com certeza, foi a novela mais "estranha" para as telespectadoras, que ainda se acostumavam com a dramaturgia que cada vez mais ganhava espaço nos nossos lares.

Baseada no romance "Mulheres de Bronze", do francês Xavier Montepin, a novela conta a história de um pai de três filhas que é assassinado e perde toda a sua fortuna para o seu assassino, em 1870. As filhas prometem vingança, mas é justamente a mais velha delas, Cristina, quem resolve se disfarçar de homem e se transformar em Cristiano, para poder consumar essa vingança.

Em pleno 1966, quando a nossa televisão ainda engatinhava em termos de maquiagem e efeitos visuais, a transformação da atriz Glória Menezes de Cristina para Cristiano foi perfeita, e ela passou a maior parte da história enganando a todo mundo com cabelo bem curto, barba, bigode e roupas masculinas.


Glória Menezes como Cristiano

O talento de Glória Menezes, uma de nossas maiores estrelas da telinha e dos palcos, foi o grande responsável para que as nossas noveleiras não ficassem assustadas e abandonassem aquela "estranha" novela. A perfeita adaptação de Ivani Ribeiro e o trabalho da atriz transformaram um personagem que poderia ser muito caricato em uma mulher corajosa e de fibra, que assumia um outro papel apenas para vingar a violenta morte de seu pai.

Na novela, a personagem tinha aulas de masculinidade com Danilo, justamente o personagem de Tarcísio Meira, o galã da história, e por quem ela acabava se apaixonando, mas que também tinha um grande segredo: era um fugitivo da justiça.

Um elenco perfeito no qual, além de Tarcisio e Glória, estavam Francisco Cuoco, Íris Bruzzi, Armando Bógus, Susana Vieira, Yvan Mesquita, Silvio Rocha, Carminha Brandão, Silvana Lopes, Edmundo Lopes, Jovelthi Arcânghelo, Jacyra Silva, Zé Luis Pinho e Marlene França, estreando na TV e em novelas.


Francisco Cuoco, Íris Bruzi e Glória Menezes em Almas de Pedra, 1966

E na próxima semana: o show que reunia um grande cantor e um grande humorista.
Comentários
Assista ao vídeo