Anúncio da novela "O Preço de uma Vida" Depois do sucesso de "O Direito de Nascer", a TV Tupi investia novamente em um dramalhão do novelista mexicano Felix Caignet. Com adaptação de Talma de Oliveira e Teixeira Filho, a TV Tupi estreava em 16 de agosto de 1965, no seu horário nobre das 21h30, a novela "O Preço de uma Vida".
O personagem principal era de Sérgio Cardoso, o deformado e sábio Dr. Valcourt, uma figura repugnante em termos visuais, mas de uma sabedoria e de uma atenção e dedicação enormes com todos os seus pacientes e, em especial, com a doce e meiga Tula de Linhares, portadora de uma doença rara e fatal.
E foi a doce e meiga Tula que alçou a bela e talentosa Nívea Maria ao posto de uma das principais estrelas da teledramaturgia da TV Tupi, nos anos 1960. Nívea já havia feito antes cinco novelas na emissora, mas nunca como a protagonista ou a vilã principal. A escolha foi do diretor Henrique Martins, que acreditou no potencial de Nívea para encarar cenas dramáticas com Sérgio Cardoso, um grande nome do nosso teatro e que era um verdadeiro "mito" nos corredores da TV Tupi.
O personagem de Sérgio Cardoso tinha tudo para não agradar ao público feminino, e quando Talma de Oliveira percebeu que a rejeição poderia atrapalhar o sucesso da novela, inventou mais um personagem para o ator interpretar: o sobrinho do dr. Valcourt, que era belo e meio aristocrático. Assim, criou um triângulo amoroso que acirrou o amor do desfigurado doutor pela jovem bela e sofredora, que aos poucos foi se apaixonando por aquele homem muito estranho, mas que era sua única chance de escapar da morte certa.
Sérgio Cardoso como o Dr. Valcourt Nívea Maria se saiu muito bem como a jovem Tula e, a partir daí, se transformou em mais uma estrela da Tupi com inúmeros fãs por todo o Brasil. Antes de ir para a TV Globo, em 1969, Nívea ainda conquistaria os paulistas com seu trabalho em "Sangue do Meu Sangue", na TV Excelsior.
A novela não foi um dos maiores sucessos da Tupi, mas é lembrada até hoje pela trama "inusitada" e por ter como galã um personagem feio e de aspecto repugnante. Mas, além de Sérgio e Nívea Maria, que tiveram uma empatia muito grande na telinha, o elenco de "O Preço de uma Vida" era composto por grandes atores da época, como Amilton Fernandes, desta vez como o vilão; Geórgia Gomide, mais uma vez a vilã; Elizio de Albuquerque, Isaura Bruno, David José, Meire Nogueira, Percy Ayres e Eduardo Abbas.
E na próxima semana: Um trio de jovens cantores levava uma multidão ao auditório da TV Record.