Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Golias era o show e estava na telinha em 4 programas de humor

8 de Fevereiro de 2012

Ronald Golias na Rede Record

Um dos maiores comediantes brasileiros de todos os tempos, Ronald Golias (1929-2005) estreou na televisão em 1956, na TV Paulista, dividindo suas cenas com o amigo de sempre, Carlos Alberto de Nóbrega.

No ano seguinte, 1957, estreava na TV Paulista o programa "Praça da Alegria", até hoje no ar, só que agora com o nome de "A Praça É Nossa", e Ronald Golias foi um dos comediantes que estava lá nesse dia e que frequentou essa praça por muitos e muito anos.

A improvisação, a perfeita caracterização dos personagens e a descontração e alegria de viver que ele tinha o transformaram em uma unanimidade dentro da televisão. Todas as emissoras queriam ter Ronald Golias em seu elenco e, em sua carreira de mais de 50 anos, ele passou por praticamente todas.

Houve um período, no início da década de 1960, que Golias participava de quatro programas de TV diferentes, além de estar também em três programas semanais de rádio. Ele era o verdadeiro show de humor tanto no rádio quanto na TV.

Ele estava no "Show do Golias", no "O Riso é o Limite"; no "Rio Te Adoro" e no "Noites Cariocas". Também marcava ponto na "Praça da Alegria" e aceitava participar de qualquer outro programa para o qual era convidado.

Aliados aos vários programas que fazia, foi também nessa época que Golias estreou no cinema e transformou as fitas das quais participou em grandes sucessos de bilheteria. Lá estava ele em "Os Três Cangaceiros", ao lado de Ankito; em Tudo Legal", formando dupla com Jô Soares, e onde pela primeira vez interpretou o personagem Bronco; em "O Homem que roubou a Copa do Mundo", contracenando com Renata Fronzi; "O Dono da Bola", com Grande Otelo e "Os Cosmonautas", ao lado de Átila Iório e Neyde Aparecida.

Na TV, na década de 1960, antes de estrear o sucesso absoluto em termos de humor que foi a "Família Trapo", que estrearia em 1967, na TV Record, Golias fez parte dos primeiros seriados cômicos da emissora: "Quatro Homens Juntos" e "Mãos ao Ar" e da primeira novela humorística, "Ceará Contra 007", todos exibidos entre 1965 e 1966.

A partir de 1967, com o retumbante sucesso de "Família Trapo", Ronald Golias transformou-se em estrela absoluta do nosso humor e um dos maiores salários da TV Record, merecidamente, naquela época.

A carreira vitoriosa o seguiu até a morte, em 2005, quando era o principal nome no elenco que compunha "A Praça é Nossa", do SBT, mais uma vez comandado pelo amigo e parceiro de textos, Carlos Alberto de Nóbrega.


Ronald Golias com Carlos Alberto de Nóbrega

E na próxima semana: no domingo à noite, a diversão estava na luta livre.
Comentários
Assista ao vídeo