Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: TV Excelsior faz um rapa e atrai boa parte do elenco da TV Rio

17 de Agosto de 2011



A TV Excelsior surgiu em São Paulo, em julho de 1960 e, no Rio de Janeiro, ocupando o canal 2, a Excelsior entrou em definitivo no ar em 1º de setembro de 1963. Os primeiros estúdios cariocas foram alugados dos Diários Associados e ficavam na Praça Mauá.

Nessa mesma época, a TV Rio começava a enfrentar seus primeiros problemas de ordem financeira, embora liderasse a audiência no Rio de Janeiro em vários horários, com programas como "O Riso é o Limite"; "Discoteca do Chacrinha"; "Rancho Alegre" e "Noites Cariocas".

O primeiro programa da TV Excelsior do Rio de Janeiro a fazer sucesso junto ao público foi "O Rio é o Show", apresentado pela atriz Maria Fernanda e que contava com muitos números musicais. Logo depois viria o sucesso de "A Cidade se Diverte"; "Times Square" e "Gira o Mundo Gira".

A TV Excelsior foi a primeira a optar por uma linha de programação fixa, ou seja, acostumando o telespectador a uma sequência determinada de programas: infantil, novela, telejornal, linha de shows e filme, diariamente. A emissora também aproveitou a primeira crise da TV Rio e fez o chamado "rapa" no elenco da adversária, levando de uma só vez um elenco fantástico para a sua linha de shows.

E foi assim que foram contratados de uma só vez artistas como Carlos Manga, Chico Anysio, Moacyr Franco, Daniel Filho, Jota Silvestre, Antunes Filho, Ademar Guerra, Gianfrancesco Guarnieri, Vianinha, Juca de Oliveira, Flavio Cavalcanti, Nathalia Timberg, Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho, entre muitos outros.


Chico Anysio na TV Rio

Em dezembro de 1964, já sob a direção artística de Wilton Franco, que substituia Daniel Filho, que fora contratado pela TV Globo do Rio, a Excelsior promovia novas alterações na sua programação e recheava o seu já premiado cast artístico com a estreia do programa "Um Instante, Maestro", conduzido por Flávio Cavalcanti; os humoristas Renato Aragão, Dedé Santana e Ivon Curi no comando de "Os Trapalhões" e de Ted Boy Marino à frente do "Telecatch Vulcan", um programa de lutas livres copiado da TV argentina. O sucesso da emissora em São Paulo se repetia no Rio de Janeiro e jogava por terra os esforços de suas concorrentes cariocas pela briga de audiência.


Sede da TV Excelsior, canal 2, no Rio de Janeiro

E, na próxima semana, os grandes astros internacionais dominam os palcos da TV Record.

Comentários
Assista ao vídeo