Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: A voz de Sargentelli e o carisma de Moacyr Franco brilham na TV

6 de Julho de 2011


Oswaldo Sargentelli

Dono de uma voz inconfundível, Oswaldo Sargentelli (1924-2002), o sobrinho de Lamartine Babo, tinha um temperamento muito alegre e expansivo fora do ar. Mas, semanalmente, pela TV Tupi, em 1962, sua voz grave se tornava ainda mais ameaçadora no programa "Preto no Branco", um dos grandes sucessos da TV nos idos de 1960.

As perguntas de Sargentelli aos convidados eram duras. Suas indagações sobre os assuntos que estavam em voga na mídia também. O apresentador, radialista e empresário da noite quase não aparecia na telinha nessa época, via-se apenas o seu vulto e a voz sempre em tom ameaçador.

Em 1964, após o golpe militar, Sargentelli foi um dos primeiros artistas a ser proibido de apresentar um programa na TV, e também um dos primeiros a ser preso, pelas perguntas e assuntos polêmicos que levava ao ar, principalmente se o entrevistado era um político. O sucesso de "Preto no Branco" foi tão grande que o apresentador logo ganhou outro programa, na mesma TV Tupi, o também polêmico "Advogado do Diabo".
Ao mesmo tempo, em outra linha de atuação, o humorista e cantor Moacyr Franco registrava os melhores índices de audiência da TV Excelsior na linha de shows, em 1962, com o seu "Moacyr Franco Show", o primeiro programa a testar a tecnologia NTSC no Brasil.

Moacyr rapidamente conquistou o público paulista com o seu humor popular e muitas vezes ingênuo, músicas românticas muito bem escolhidas, e um estilo de apresentação que o transformou em um dos mais bem pagos artistas da televisão brasileira, naquela época.

O "Moacyr Franco Show" chegou a ganhar seis vezes o prêmio Roquete Pinto, e da TV Excelsior foi para a TV Tupi, para a TV Rio e acabou na TV Globo nos anos 70. O roteiro era simples e bem ao gosto popular, incluindo números musicais românticos, esquetes cômicos onde Moacyr colocava todo seu talento de comediante e de redator, e algumas entrevistas também muito bem humoradas com artistas.


Moacyr Franco Show

Sargentelli e Moacyr Franco representaram bem o "boom" que a televisão brasileira teve, no início dos anos 60, em termos de qualidade de produção e de produto final levado aos telespectadores. Eles imprimiram marcas distintas, mas importantes, na forma de apresentarem os seus programas, e, dessa forma, entraram para a história da televisão brasileira.

E na próxima semana, Roberto Marinho ganha a concessão para dois canais de TV.

Comentários
Assista ao vídeo