Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Silvio Santos estreou na TV, em 1962, brincando de forca

29 de Junho de 2011



Filho de pai grego e mãe turca, Senor Abravanel só se tornou Silvio Santos na década de 1950, quando os produtores de programas de rádio acharam que seu nome era muito difícil de ser pronunciado. Carioca do boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, ele concorreu e venceu Chico Anysio e José Vasconcellos em um teste para locutor na antiga Rádio Guanabara.

Mas foi em São Paulo, apresentando espetáculos de circo e caravanas de artistas, quase no final da década de 1950, que começou efetivamente a carreira vitoriosa daquele que é o maior animador de auditórios do Brasil. Um encontro com Manoel de Nóbrega (1913-1976) na Rádio Nacional selou a carreira do comandante da até então "caravana do peru falante".

A estreia na TV foi em 1962, na TV Paulista, com o programa "Vamos Brincar de Forca", um formato que unia show com provas e sorteios de prêmios, a fórmula que o transformou no grande nome da TV brasileira. Silvio comprou um horário nas noites de segunda-feira da TV Paulista e levou com ele diferentes produtos para serem vendidos durante esse programa, entre eles o Baú da Felicidade.

O sucesso foi tão grande que, menos de dois anos depois, ele ganhava um programa popular aos domingos, no horário do meio-dia às 16h, ainda pela mesma TV Paulista que começava a se transformar na TV Globo paulista. Foi com quadros como "Cuidado com a Buzina"; "Pergunte e Dance" e "Só Compra Quem Tem" que nascia então o "Programa Silvio Santos".

Mas o grande sucesso nacional viria em 1968, quando Silvio já dominava todo o domingo da TV Globo, e lançava atrações no seu programa que se transformariam em campeões de audiência como "Boa Noite, Cinderela"; "Show de Calouros" e "Sinos de Belém".

Ele ficou na TV Globo até 1976, quando resolveu investir também na carreira de empresário de televisão. Foi para a TV Tupi, mas já de olho na concessão de um canal exclusivo, o que viria a acontecer primeiro no Rio de Janeiro, com a concessão do canal 11, que se tornaria a TV S. Em 1981, ele conquistou o canal 4 de São Paulo com a falência da TV Tupi, e com as duas concessões criou o embrião do que seria o SBT, a partir do final da década de 1980.

E na próxima semana, Moacyr Franco e Sargentelli ganham espaço na telinha.

Comentários
Assista ao vídeo