Cultura - Teatro

LÁZARO RAMOS FALA SOBRE PEÇA DE TEATRO

16 de Outubro de 2015

CUJO TEXTO ELE NEGOU TRÊS VEZES, MAS PELO QUAL, DEPOIS, SE APAIXONOU

 

Interpretando Martin Luther King e com a esposa Taís Araújo no elenco, ator está com o espetáculo “O topo da Montanha” no Teatro FAAP ,em São Paulo

 

São Paulo, outubro de 2015 – A Revista 29HORAS de outubro, publicação oficial do Aeroporto de Congonhas/SP, traz uma entrevista exclusiva com o ator Lázaro Ramos, que conta como foi o processo pelo qual recusou por três vezes o texto do espetáculo teatral “O topo da montanha”, sobre Martin Luther King, e os motivos que o fizeram montar e interpretar a peça ao lado da esposa Taís Araújo.

 

Para deixar a visão mítica que muitos têm sobre um dos principais líderes mundiais de movimentos dos direitos civis dos negros, o casal de atores o aproxima dos brasileiros e mostra que as questões sociais enfrentadas por Luther King na década de 1960 ainda são atuais. A peça está em cartaz no Teatro FAAP, em São Paulo.

 

Há um ano, Lázaro foi sondado pelo amigo e diretor Dennis Carvalho para interpretar uma peça sobre a última noite de vida do líder pacifista, entretanto, na ocasião ele não se interessou. Alguns meses depois, outro diretor, João Falcão, lhe apresentou a mesma ideia. Ele leu o texto e diz que o achou americanizado demais para o Brasil, negando mais uma vez a proposta de trabalho.

 

No início de 2015, ao finalizar sua entrevista com o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa para o seu programa “Espelho”, no Canal Brasil, Lázaro Ramos recebeu das mãos do chefe de gabinete de Barbosa, Silvio Albuquerque, um material encadernado, que havia traduzido do original norte-americano escrito pela dramaturga Katori Hall, que era exatamente o mesmo texto sobre Luther King. Com opinião anterior formada sobre a peça, ele pensou que se tratava da mesma abordagem e deixou o texto de lado, em casa. 

 

Foi aí que sua esposa Taís Araújo começou a ler o texto. Ao terminar, ela disse que os dois deveriam interpretar juntos essa história emocionante e brincou: “Ó, ou você lê isso ou a gente termina o casamento”, pressionando o marido e caindo na risada. Assim, Lázaro leu o conteúdo e diz que ia se apaixonando pelo texto a cada passagem. “Compreender como esse homem entrou em lutas como essa, sem reagir, falando sobre a não violência, tudo isso foi muito importante. Acabamos encontrando um monte de semelhanças com o período atual”, conta o ator e produtor. E destaca: “Inclusive, vemos as nossas fraquezas nele e as nossas possibilidades também”.

 

Aos 36 anos de idade, Lázaro é considerado um dos artistas mais talentosos de sua geração. Engajado em tudo que faz, seu talento transcende a arte da atuação, acumulando funções como apresentador, produtor e diretor de teatro, autor de livros infantis e sua dedicação às questões sociais. Além da peça “O topo da montanha”, sobre Martin Luther King, nesse mês também estreiam dois filmes com o ator, que foram apresentados no Festival do Rio. Em “Mundo cão”, de Marcos Jorge, ele atua ao lado de Adriana Esteves, e em “Tudo que aprendemos juntos”, de Sérgio Machado, divide cenas com a atriz Fernanda de Freitas.

 

Esta edição da Revista 29Horas também conta com o Especial Motor, que mostra as curiosidades da 44ª edição do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, do Salão Duas Rodas e da tecnologia automobilística. Esta seção apresenta as novidades e expectativas do GP do Brasil de Fórmula 1, que será realizada nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos. A reportagem também traz os detalhes do Salão Duas Rodas, que acontece entre os dias 07 e 12 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que reúne ferramentas tecnologias que vêm conquistando o público ao permitir que os condutores utilizem funções de seus smartphones sem precisar tirar os olhos do caminho e as mãos do volante, proporcionando maior segurança.

 

Fechando a publicação de outubro, a Agenda 29H traz atrações para todos os gostos. A turma intelectual terá a oportunidade de assistir filmes em mais uma edição da Mostra Internacional de Cinema, a galera do rock verá de perto a banda Muse, enquanto os boleiros vão se emocionar com o início da participação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2020. Já os fãs da gastronomia, gourmets, foodies e gourmands encontrarão pela cidade vários chefs da Velha Bota durante a Settimana della Cucina Regionale Italiana, bem como a programação do congresso Semana Mesa, com suas palestras e workshops com grandes nomes, entre eles, o peruano Virgilio Martinez, que recentemente ultrapassou Alex Atala no ranking dos melhores restaurantes do mundo com o Central, em Lima.

 

Comentários
Assista ao vídeo