Evento será realizado de 3 a 8 no Museu Oscar Niemeyer, e por objetivo reunir talentos e estimular o mercado do design no Brasil
Alexandre Aquino, Edson Matsuo, Paal Holter e Ulla Summerfelt |
Entre os dias 03 e 08 de novembro, a cidade de Curitiba (PR) vai sediar um dos maiores e mais importantes eventos do design brasileiro: a Semana D – Festival de Design. Realizada pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>pr, o evento, que acontece todos os anos, chega em sua quinta edição com o objetivo de mostrar o poder transformador do design e a presença de seus principais conceitos no cotidiano de todos.
A quinta edição da Semana D acontecerá nos períodos da manhã e da tarde, no Museu Oscar Niemeyer (MON), um dos principais símbolos da capital curitibana, e contará com palestras nacionais e internacionais, exposições e workshops. Neste ano, o tema do evento será “Design Transforma Cenários”, que abordará a influência do design sobre os cenários criativo, estratégico, econômico e urbano.
A programação oficial conta com 50 palestras, 31 workshops, 15 debates e bate-papos, três ações coletivas, duas exposições, dois lançamentos de livros, dois bazares, uma pecha kucha, um fórum e um prêmio de design. Além disso, atividades promovidas pela comunidade acadêmica, instituições, indústrias e designers farão parte da programação oficial. No total, a Semana D deverá movimentar um público de 16 mil pessoas. “A Semana D tem atraído cada vez mais o público ao longo dos anos e isso é muito importante, pois mostra o potencial do design Brasileiro para o mundo todo. Reunir talentos e compartilhar experiências fazem da Semana D um dos maiores eventos do país. Todos estão convidados a participar”, explica Ana Brum, diretora da Centro Brasil Design.
Entre os grandes destaques do evento estarão as palestras “Jeep Renegade”, com o gerente de marketing e produtos da Jeep, Alexandre Aquino; “EUnovação x Crise”, com o designer da Grendene, Edson Matsuo, que vai tratar do case Melissa One by One; “O design como instrumento no planejamento de cidades”, com o chileno Cristian Montegu Ravinet, presidente da Associação Chile de Design; “Inovação no Itaú”, com a superintendente de inovação do Itaú Unibanco, Ellen Kiss; “A era do pensamento do design hilístico”, com os designers noruegueses do escritório Eggs Design, Paal Holter e Ulla Sommerfelt; e “Design e Inovação no Brasil, para brasileiros”, com a designer Miriam Romy Hayashi, responsável pela área de conceito, estratégia e branding da Mueller Eletrodomésticos.
Outro ponto interessante é a participação do comércio local com a Semana D%esconto, uma parceria com lojas físicas e virtuais que comercializarão produtos de design a preços mais acessíveis. A quinta edição da Semana D contará, ainda, com a realização do segundo Fórum Internacional Cidades Amigas do Design (FICAD), iniciativa realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) que vai abordar diferentes formas de como as cidades podem se desenvolver, abrangendo as óticas econômicas, sociais e de inovação, sempre utilizando o Design como recurso estratégico para o Planejamento Urbano.
A Semana D 2015 será realizada no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico), com atividades nos períodos da manhã e da tarde. A participação é gratuita, porém os interessados deverão convencer a organização de que sua participação é fundamental para o evento respondendo a questão: “Por que a Semana D deve ter você como participante?”. O formulário de inscrição, assim como todas as outras informações sobre o evento, está disponível no site www.semanad.com.br.
Outras edições
Em suas quatro edições anteriores, a Semana D – Festival de Design reuniu mais de 47.500 pessoas e contou com 92 palestras, sendo oito dessas internacionais. Além disso, foram 28 exposições, nove lançamentos de livros e revistas, 36 workshops e oficinas, 19 debates, três fóruns, três desfiles de moda, dois prêmios Bom Design, um encontro de designers e várias lojas participantes do projeto Semana de D%esconto.
Em 2014, o evento reuniu mais de 15.800 pessoas no Museu Oscar Niemeyer e contou com 31 palestras e cinco exposições. Além disso, simultaneamente ao festival aconteceram dois fóruns, três lançamentos de livros, dois lançamentos de revistas, seis debates, 16 workshops, quatro cases de sucesso da indústria brasileira, três bazares, um desfile de moda, uma premiação de design, um vernissage, uma mostra de cinema e 30 lojas curitibanas participaram do projeto Semana de D%esconto.