Cultura - Viagem

7 dicas de esportes para assistir na Grã-Bretanha sem gastar muito

27 de Setembro de 2015
 
Público no torneio Grand National, que acontece em Liverpool (Foto: VisitBritain)

Você é do tipo que adora assistir a vários tipos de esportes e pretende visitar a Grã-Bretanha nos próximos meses? Então essa matéria é perfeita para o seu caso. No Reino Unido, acompanhar modalidades como a Maratona de Londres e assistir a partidas de tênis no estádio Wimblendon pode sair mais barato do que se imagina. Confira algumas dicas de programas especiais que cabem no seu bolso.

Ciclismo na Montanha

No oeste da Escócia, as montanhas Nevis se transformam no palco da Copa Mundial de Ciclismo de Montanha UCI, que ocorre nos meses de junho. Além das competições, há também apresentações especiais nas bikes e barracas que vendem equipamentos e malhas. Os ingressos, se comprados no site da Fort William (www.fortwilliamworldcup.co.uk), custam 26 libras (157 reais).

Futebol Galês

Mistura de futebol e rúgbi, o futebol galês ainda é considerado um esporte amador, mas ainda sim tem grande apelo popular e atrai multidões. O Campeonato de Futebol Sênior de Ulster, na Irlanda do Norte, é uma das competições mais acirradas. A final acontece sempre em julho no St Tiernach’s Park de Clones e o ingresso para a grande decisão custa, em média, 14 libras (85 reais) para ficar de pé na plataforma e 20 libras (121 reais) por adulto em cadeira. Nesse caso, é necessário fazer uma reserva com antecedência (www.monaghangaa.ie).

 
Torneios de Tênis são muito populares na Inglaterra (Foto: VisitBritain)

Torneios de Wimblendon

Diferente do usual, a venda de ingressos para campeonatos de Tênis em Wimblendon, na cidade de Londres, acontece na entrada. É possível comprar o ingresso a partir de 20 libras (cerca de 121 reais) para assentos não reservados (nas quadras 3 a 19), com direito de acompanhar pelo telão a partida da quadra central. O hábito popular é acompanhar as disputas saboreando morangos e bebendo Pimms – bebida símbolo do verão inglês que é feita a partir da mistura de gin, especiarias e frutas cítricas. O evento principal ocorre entre os meses de junho e julho. Mais informações estão disponíveis no site oficial (www.wimblendon.com).

Outra competição divertida é a anual Tour of Britain, a principal disputa de ciclismo de estrada na Grã-Bretanha. O trajeto inicia no noroeste do País de Gales e vai até a Escócia. O mais legal de tudo é que na ToB não se paga nada, e os fãs ainda podem escolher entre os cenários urbano e rural (www.tourofbritain.co.uk).

Maratona de Londres

Evento grandioso que acontece em abril, a Maratona de Londres leva milhares de espectadores para as ruas e a experiência fica ainda mais divertida por causa dos corredores, que se vestem de maneira divertida para arrecadar donativos para caridade. Os locais em que há mais disputa por um lugarzinho são Greenwich, The Mall e Tower Bridge. Na zona portuária do leste da capital inglesa, quem faz a diversão das crianças são as Ilhamas, furões e coelhos da Fazenda Mudchute (www.virginmoneylondonmarathon.com).

Shinty

Jogo de verão tradicional, o Shinty é semelhante ao hurling irlandês. Nesse esporte são usados bastões parecidos aos do hóquei e os melhores times concorrem ao título da Taça Camanachd. O campeonato acontece, normalmente, em setembro e os ingressos custam por volta de 10 libras, aproximadamente 60 reais (www.shinty.com).

Rúgbi

Símbolo da identidade galesa, o Rúgbi é motivo de inúmeras conversas nos lugares onde há bastante contato social, parecido com o que ocorre no Brasil pelo futebol – às vezes até mais que isso. Para ter “aquela” experiência britânica, a pedida é acompanhar as partidas em pubs e comer hambúrguer, fritas e tomar cerveja. As melhores dicas são o Rugby Tavern (www.shepherdneame.co.uk), na cidade de Rugby, e o Old Arcade (www.sabrain.com/oldarcade), que fica em Cardiff.

Os principais torneios são a Rugby World Cup e a Copa Heineken. Para quem quiser conferir de perto, nos principais estádios, como o Arms Park de Cardiff, os ingressos custam por volta de 10 libras (60 reais). Mais informações no site (www.cardiffrfc.com).

 
A Grã-Bretanha incluiu o críquete no seu dia a dia (Foto: VisitBritain)

Críquete

Com certeza você já ouviu falar dos jogos de críquete, e com motivo. Assistir às partidas é um costume genuinamente britânico, que costuma esgotar as entradas em pouco tempo. Entre jogos noturnos no Twenty20 (disputa da NatWest T20 Blast) e em lugares como o Headingley, em Leeds, e Old Trafford, em Manchester, a diversão é sempre garantida. O preço dos ingressos (www.ecb.co.uk/tickets), dependendo da data, chega a 10 libras (60 reais).

EXTRA: Tem também a Grand National (www.aintree.thejockeyclub.co.uk), competição de corrida de cavalos que acontece em abril na cidade de Liverpool, noroeste da Inglaterra (ingressos a partir de 23 libras – 138 reais), repleta de frequentadores cheios de elegância.

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV) via VisitBritain

Comentários
Assista ao vídeo