O espetáculo Um Passo Atrás, do dramaturgo João Fábio Cabral,estreia no dia 25 de setembro, sexta-feira, no Instituto Cultural Capobianco, às 21 horas. Com direção de Fabiana Carlucci, a peça tem em cena os atores Camila Graziano e Zemanuel Piñero.
O enredo conta a história de Vick que, após a morte de sua mãe, retorna à casa de sua infância para resolver uma simples questão burocrática. Seu encontro com o inquilino Jorge, um artista plástico, traz à tona um passado cheio de segredos e um desfecho com revelações surpreendentes.
O texto foi escrito sob encomenda, a partir de um argumento elaborado por Camila Graziano, em parceria com a diretora. O ponto de partida deUm Passo Atrás é o luto com suas infinitas possibilidades, inevitável sempre que há o fim de uma relação, seja ela amorosa, profissional ou familiar. “O João Fábio conseguiu captar a essência do que Camila queria abordar nesse trabalho e escreveu uma história que reflete sobre o que é essencial à vida, como nos momentos em que, para seguirmos adiante, precisamos dar um passo para traz, rever nossa história e resgatar o que realmente é importante”, comenta Fabiana Carlucci.
Vick é uma mulher pragmática que obteve sucesso na carreira profissional fora do Brasil, mas guarda a frustração de não ter se dedicado também ao lado artístico. A peça começa no exato momento da morte de sua mãe, quando ela volta ao Brasil e descobre que está grávida. É preciso resolver questões burocráticas de herança, motivo que a faz retornar à casa onde viveu sua infância. Ela então conhece o inquilino Jorge, um artista plástico que a confunde com a dona de uma galeria com quem conversou ao telefone e que pode ser a sua salvação nesse momento. A possibilidade de expor as obras lhe devolve o entusiasmo e lhe traz expectativas. Mas o que parece ser um simples equívoco toma outras proporções: duas personalidades de universos completamente opostos se encontram, um passado comum vem à tona e juntos eles podem encontrar um novo caminho.
A direção de Fabiana busca construir a pulsação, a descoberta dessa relação. “Os silêncios, o significado de cada gesto, tempo de cada respiração são detalhes explorados, pois é nesse ‘tempo’ que conhecemos a essência das coisas, a transição de um estado para outro e construímos nossas conexões”, explica. A diretora ainda diz que a direção deve fazer com que todas as outras funções sejam harmônicas para que os atores mergulhem no universo das memórias dessas personagens. “A peça tem três momentos muito bem construídos: o primeiro da confusão entre dois estranhos, o segundo de um possível reconhecimento e o terceiro da revelação”.
O tom realista de Um Passo atrás não nos afasta de uma construção idílica desse ambiente, já que o próprio texto condensa muitas reviravoltas e catarses. “A lacuna da paternidade vivida por Vick, que agora se vê na mesma situação em relação à sua gravidez e ao pai de seu filho, nos remete à teoria do Eterno Retorno, de Nietzsche, que diz respeito aos ciclos repetitivos da vida. Estamos sempre presos a um número limitado de fatos; fatos esses que marcaram o passado, ocorrem também no presente e se repetirão no futuro. A opção nesse caso, na obra do dramaturgo João Fábio Cabral, é o resgate dessa história na possibilidade de resignar-se e seguir adiante, não sem antes dar um passo atrás”.
Essa complexa linha da memória que conduz a peça mostra que nenhuma relação é capaz de definir a totalidade das impressões pelas quais nos afeta. "Quantas vezes ouvimos alguém, que passa por uma fatalidade, dizer que vive um pesadelo? É como um se o tempo real se desconstruísse e imediatamente ganhasse outra forma, outro ritmo. Em Um Passo Atrás, Vick é arrebatada por um signo de infância que reconstrói sua memória e a coloca em outro lugar, em outro estado, e é a partir das revelações involuntárias de Jorge que tudo ganha novo significado”, reflete Fabiana.
A diretora explica que a concepção da montagem vibra na relação do antigo com o novo, no choque entre o que fica no tempo em contraponto com o efêmero da atualidade que é trazido por Vick. O trabalho com os atores passa pela contradição desses universos para levar à cena a relação das personagens, a partir de suas histórias pregressas.
A trilha sonora (de Fernanda Galetti) é composta por boleros, ruídos de chuva e sons não diegéticos. O cenário (de Rogério Harmitt) é realista, considerando que a ambientação é da casa desse artista plástico caótico. A luz (de Ricardo Silva) desenha o ambiente e dá temperatura aos climas estabelecidos nessa relação. “Tudo muito simples no sentido da unicidade. Nada como ornamento, tudo a serviço dos atores”. Finaliza a diretora.
A relação profissional entre Fabiana Carlucci, João Fábio Cabral e Camila Graziano vem desde o final dos anos 90. A diretora e o dramaturgo já realizaram juntos cinco trabalhos: Notícias de Morte, Flores Brancas,Me Leva Pra Casa e Karina e a Comida do Brasil. Fabiana é também cineasta, sendo que os curtas-metragens que dirigiu têm roteiros assinados por João Fábio.
Ficha técnica
Espetáculo: Um Passo Atrás
Texto: João Fábio Cabral
Direção: Fabiana Carlucci
Elenco: Camila Graziano e Zemanuel Piñero
Cenário e figurinos: Rogério Harmitt
Som: Fernanda Galetti
Luz: Ricardo Silva
Direção de movimento: Vinicius Francês
Projeto gráfico: Alex Missaka
Fotos: Fernando Gardinali
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena
Produção: Camila Graziano
Serviço
Estreia: 25 de setembro a 31 de outubro
Instituto Cultural Capobianco - Teatro da Memória
Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Centro/SP – Tel: (11) 3237-1187
Temporada: quintas e sextas (às 21h30) – Até 31/10
Ingressos: R$ 40,00. Duração: 60 min. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos
Capacidade - 99 lugares. Site: www.institutocapobianco.org.br
Bilheteria: 1h30 antes do espetáculo. Aceita dinheiro e cheque. Faz reservas por telefone. Ar condicionado.