A Berlendis & Vertecchia Editores lança, este mês, o livro “Tenório – Um Artista Iniciante”, do chileno radicado brasileiro Gonzalo Cárcamo. A obra conta a história de Tenório, um jovem tímido que, por sua paixão pela pintura e sua vasta coleção de livros de arte, decide tornar-se um artista. A narrativa visual, composta por aquarelas simples e claras, privilegia a linha leve, com muito branco, na intenção de deixar respirar os protagonistas.
A obra narra a trajetória de Tenório como artista iniciante. Inseguro com a escolha do ofício, o jovem atende todos os conselhos dos curiosos que por ele passam, pois acredita que um bom pintor precisa agradar a todos. Mas decepções e um personagem especial ajudam a personagem a perceber que o mais importante é o amor e a confiança na sua arte.
O conto aborda temas como autoestima, a fragilidade de quem começa sua carreira, insegurança, dependência, a capacidade de saber lidar com críticas e a habilidade de transformar os fracassos em impulso. “A importância de ser determinado, da autoconfiança e principalmente na felicidade que nos proporcionará aquilo que escolheremos um dia como profissão. Ser forte e persistente para enfrentar o mundo que, não é brincadeira”, diz Cárcamo.
O livro é inspirado, segundo o autor, na história de vida de grandes artistas. Gênios como Van Gogh, Claude Monet, Alexander Graham Bell, Beethoven, Thomas Edison e Albert Einstein tiveram suas obras e invenções duramente criticadas e precisaram de maturidade e tempo para aprender a transformar fracassos em impulsos.
“O reconhecimento da obras de Van Gogh, por exemplo, veio somente após sua morte, mas ele nunca desistiu de pintar, sua obra é inconfundível e até hoje ele continua influenciando novos artistas”, relembra Cárcamo, que cita outros exemplos: “Um crítico escreveu sobre uma obra de Claude Monet que "Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha”; Alexander Graham Bell foi questionado ao oferecer os direitos de produzir o seu telefone - “que espécie de uso esta empresa poderia fazer com um brinquedo elétrico”; e Beethoven foi duramente criticado pelo seu professor de música que o considerava “um fracasso como compositor”.
Indicado para todas as idades, “Tenório – Um Artista Iniciante” surpreende por sua beleza, técnica apurada e sensibilidade. “O conto não foi pensado ou destinado a um leitor de determinada faixa etária,o conto é fruto de uma experiência real, onde crianças e adultos devem encontrar alguma identificação ou ressonância”, finaliza Cárcamo.
Sobre o autor
Ilustrador chileno, radicado no Brasil desde 1976, Gonzalo Cárcamo colabora com as principais publicações do país. Já ganhou alguns prêmios por seu trabalho, entre eles os de melhor caricatura nos salões internacionais de Humor do Piauí (1987) e Piracicaba (1988) e o de melhor ilustração de livro infantil (2002, 2004 e 2005). É autor de quatro livros infantis e um de aquarelas sobre Paraty.
Sobre a Berlendis & Vertecchia Editores
Fundada em 1979 pela designer gráfica e jornalista Donatella Berlendis. Desde o início, busca máxima qualidade gráfica e de conteúdo em suas publicações. As coleções ‘Arte para Criança’ e ‘Arte para Jovens’, pioneiro projeto de educação artística, a coleção ‘Letras Italianas’, entre outros, já valeram premiações no Brasil e no exterior, além de ter conquistado um público fiel. Diversos importantes expoentes da literatura brasileira e mundial são encontrados no catálogo da Editora. Traduções criteriosas e fluentes, assim como textos de apoio que contextualizam as obras são outras características que tornam a Berlendis & Vertecchia um nome reconhecido no mundo da literatura brasileira. Hoje, a Editora conta com mais de 75 títulos em seu catálogo. Para saber mais sobre a Berlendis & Vertecchia, acesse: www.berlendis.com