Inédita no Brasil, a tragicomédia do escritor argentino Oswaldo Dragún (1929-1999) discute o emprego e a dignidade na sociedade de consumo. A estreia está marcada para o dia 5 de setembro, às 18h, no Teatro MuBE Nova Cultural.
A Oroboro Companhia de Teatro estreia “O Homem Que Virou Cão – e outras histórias” no dia 5 de setembro no Teatro MuBE Nova Cultural. A temporada vai até o dia 22 de novembro, com sessões aos sábados e domingos às 18h.
O texto original, do escritor e dramaturgo argentino Oswaldo Dragún (1929-1999) foi traduzido e adaptado por Danilo Cianciarulo e Fernando Saba, que assina a direção. O espetáculo começa com um ato bastante corriqueiro, ainda mais em época de desaceleração da economia: um homem bate a porta de uma fábrica em busca de emprego.
A partir daí o público acompanha os caminhos percorridos e as emoções vividas por este Ser, que a certa altura se depara com uma dúvida cruel: seria ele, ainda, um homem?
De forma tragicômica, a peça faz uma reflexão sobre até onde um Homem é capaz de chegar para atender as necessidades materiais e as regras de relacionamento impostas pela sociedade contemporânea em detrimento aos relacionamentos e valores pessoais. O que se vê no palco é um embate entre “Ter e o Ser Humano”.
Serviço
O Homem que virou Cão
Autor: Oswaldo Dragún
Adaptação de Texto e Tradução: Fernando Saba e Danilo Cianciarulo
Direção: Fernando Saba
Elenco: Danilo Cianciarulo, Fernando Saba, Gabriela Smurro, Luciano Garzin, Thais Scarabelli, Regina Pressinoti e Roberta da Fonseca.
Temporada: de 5 de setembro a 22 de novembro, sábados e domingos às 18h.
Duração: 50 min.
Recomendação: 14 anos
Capacidade: 200 lugares
Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00 meia. Gratuito para deficientes físicos
Local: Teatro MuBE Nova Cultural
Av. Europa 218
Bilheteria:
Quarta e Quinta das 14h00 às 18h00 (ou até o horário da atração)
Sexta das 14h00 às 21h30 (ou até o horário da atração)
Sábado das 14h00 às 21h30 (ou até o horário da atração)
Domingo das 10h00 às 18h00 (ou até o horário da atração)
Telefone: (11) 4301-7521
Ingressos também pelo call center: (11) 4003-1212 ou pelo sitewww.ingressorapido.com.br
Aceitamos cartões de débito e crédito (Visa e Master Card)
FICHA TÉCNICA:
Autor: Oswaldo Dragún
Adaptação de Texto e Tradução: Fernando Saba e Danilo Cianciarulo
Direção: Fernando Saba
Assistente de Direção: Danilo Cianciarulo
Elenco:
Danilo Cianciarulo
Fernando Saba
Gabriela Smurro
Luciano Garzin
Thais Scarabelli
Regina Pressinoti
Roberta da Fonseca
Contra Regra/Stan-In: Guilherme Bottó
Preparação de Voz: Mirella D´Alessandro Guilhen
Preparação de Corpo: Ana Noronha
Composição de Trilha: Fábio Cardia
Iluminação: André Bottó
Figurino: Daíse Neves
Cenário: Marília Scarabello
Assistente cenográfica: Flávia Pavani
Maquiagem: Audrey Forster
Operador de Som: Fernando Saba
Operador de Luz: Mariana Werebe
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Design de Arte: Atelier Carta
Audiovisual: Thiago Kalil
Fotografia: Marcelo Andrade
Produção Executiva: Danilo Cianciarulo
Realização: Oroboro Cia de Teatro
Lei de Incentivo a Cultura: PROAC
Sobre a OROBORO Companhia de Teatro
Após intenso trabalho e pesquisa, a Oroboro Cia de Teatro realiza o espetáculo O HOMEM QUE VIROU CÃO no Teatro MuBE Nova Cultural em São Paulo. Comandada pelo empresário, ator, produtor e diretor Danilo Cianciarulo, a Oroboro tem por finalidade a criação de espetáculos teatrais e a produção de projetos culturais viabilizados através de Leis de Incentivo a Cultura. Através do drama ou da comédia, a difusão da arte cênica essencial configura-se como a principal missão da companhia, que se utiliza de textos sérios e reflexivos para o fomento sócio cultural no Brasil. A Oroboro Cia de Teatro orgulhosamente saúda a todos os parceiros que apoiam a realização desse espetáculo e a todos os integrantes do corpo artístico os quais nos honram com seus trabalhos.
ELENCO:
DANILO CIANCIARULO:
Danilo Cianciarulo (DRT/SP 36.755), 36, natural de São Paulo, atua na área de artes cênicas desde 2002 onde iniciou sua carreira na Cia Teatral Helvetia, em mesma época quando tornou-se cofundador do Teatro Helvetia, no Clube Esportivo Helvetia. Foi Diretor Cultural da mesma entidade em 2010 e 2011, onde realizou a produção e direção de diversos espetáculos teatrais. É ator profissional e diretor de teatro. Realizou em 2007 o curso People Managment na University of Bern, na Suíça. Participou do curso “Preparação Para Ator e Desenvolvimento Humano” no Studio Beto Silveira focado em imaginação. Atuou em diversos espetáculo pela Cia Teatral Helvetia, Cia Babaganuchi de Teatro e hoje é diretor da Oroboro Cia de Teatro. Em 2009, dirigiu a montagem de “A Ratoeria” ganhadora de 4 prêmios no concurso ACESC, em 2011 o espetáculo “O Mágico de Oz” e em 2013 o espetáculo "Vítória" Aprovado pelo Ministério da Cultura. Atualmente é assistente de direção e ator do espetáculo "O Homem Que Virou Cão" também aprovado pelo Ministério da Cultura e Secretária do Estado. Ganhador do prêmio Filmaka como ator, no curta metragem “Concoction” em 2008. Ganhador do prêmio “melhor ator coadjuvante” na peça “Baku” em 2009 e melhor cenógrafo em 2004 na peça “A Ratoeira”.”
FERNANDO SABA
Fernando Saba, 45, natural de São Paulo, é ator profissional (DRT/SP 22.567), formado no Teatro Escola Macunaíma. É Diretor Teatral no Clube Suíço Helvetia, onde já realizou várias montagens, foi premiado pela ACESC como “melhor diretor” e “melhor peça” em 2010 com o espetáculo “Era Uma Vez na Floresta” e em 2012 com o espetáculo “Eu Queria Mudar o Mundo”. Também dirigiu peças nos colégios Santa Maria, Consa e Santa Amália, onde atua como diretor até hoje. Atua e dirige espetáculos teatrais desde 1997. Alguns espetáculos como ator: A TV Matou a Janela, O Caso Dessa Tal de Mafalda, O Homem que se Transformou em Cão, O Grande Circo Místico, O Profano Medievo, Ponto Com, Voz Sem Pouso no Tempo Surdo, O Mágico de Oz. Como diretor: Os Saltimbancos, Big Valley, Era Uma Vez na Floresta, Pinóquio, O Mágico de Oz, Eu Queria Mudar o Mundo, O Homem que se Transformou em Cão, Othelo, O Auto da Compadecida, Veríssimo, e outros. Participou de filmes publicitários: Claro, Sky, Cerpa, Lojas Renner, etc. Atuou em curtas e longas metragens. Integrante do elenco do seriado “Ilha-Rá-Tim-Bum” na Tv Cultura e a novela Carrossel no SBT. Professor de Educação Física, licenciado pela FEFISA (CREF 9167-G/SP).É faixa preta de judô."
GABRIELA SMURRO
“Gabriela Risciutti Smurro, 26, natural de São Paulo, é cantora e atriz. Estudou Iniciação Musical no Clam - Centro Livre de Aprendizagem Musical, em 1996. Cursou canto na EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de 2004 a 2006. Neste período, participou dos workshops "Técnicas de Canto Moderno" com Lyba Serra" e "Preparação e desenvolvimento vocal", com Vivi Keller. Atuou como backing vocal na banda "Zé Ninguém" e vocalista na banda disco "Vulcanus". Participou do "Festival de Novos Talentos - Secretaria de Estado da Cultura", e do show "MTV Ao Vivo - Jota Quest” como backing vocal. Realizou show nos seguintes bares: "Café Aurora", "TonTon Jazz", "Willie Willie" e "Bourbon Street". Em 2008, dá início a projetos acústicos, de voz e violão em trio, e de voz e piano, com o pianista Daniel Plaza Silveira. Em 2011 participou de Workshop de Teatro com Thais Fantauzzi e Curso de Teatro no Clube Esportivo Helvetia. Em 2012, entrou para a Oficina dos Menestréis, onde cursou teatro e atuou no musical "Noturno", de Oswaldo Montenegro. No mesmo ano, participou das montagens dos musicais "Noturno Cadeirantes", na cidade de Brasília, e "A Dança dos Signos", em Poços de Caldas. ”
LUCIANO GARZIN:
Luciano Garzin, é ator desde 1997, trabalhou no Grupo Teatro Livre , seguindo em 2005 para a Escola de atores Actor Studio. Em 2008 formou-se em Artes Cênicas pela escola técnica de teatro Senac. Trabalhou em diversos espetáculos teatrais desde 1997, como ˜Baku – Os Caçadores de Sonhos” (espetáculo ganhador de 5 prêmios no Concurso ACESC de Teatro) de Neil Gaiman e “Veredas da Salvação” de Jorge Andrade. Como escritor, teve dois espetáculos de própria autoria montados no Teatro Helvetia, “Acordes da Alma” e “Ar Cênico”. Ë professor da Escola Ouro Preto em São Paulo, onde leciona filosofia. Atualmente é integrante da Oroboro Cia de Teatro e atua como ator no espetáculo “O Homem Que Virou Cão E Outras Histórias”.”
THAIS SCARABELLI:
Thais Scarabelli (DRT. 37.158/SP), atriz, formada pelo o curso profissionalizante de interpretação e expressão Globe-SP. Integrou em peças como "Romeu e Julieta", "A Menina que Entra em Livros", "As Obras Completas de W.S", "Bonitinha, mas Ordinária". Participou de uma leitura dramática de William Shakespeare com Bruno Garcia, do curso voltado para cinema com Luciana Canton, preparação para cinema da escola Fátima Toledo, workshop com Paloma Riani, dança de salão com Gledson Silva e preparação de canto com Adilson Rodrigues. Em 2014 esteve em cartaz com a peça " Noite de Reis-Unidos do Carnaval" na qual interpretou Viola, a peça teve direção de Ramiro Silveira e tradução de Marcos Daud.”
REGINA PRESSINOTI:
Regina Pressinoti, natural de São Paulo, atriz. Em 2004 protagonizou o espetáculo DONA XEPA pela Cia Teatral Helvetia. Pela mesma Cia atuou na montagem “Gaiola das Loucas” (Jean Pairet) em 2005, “Sindicato dos Mendigos” (Joracy Camargo) em 2006, “O Pagador de Promessas” (Dias Gomes) em 2007, “Baku, Os caçadores de Sonhos” (Neil Gaiman) em 2009, “A Gaivota” (Anton Tchekhov) em 2010, “Sonho de Uma Noite de Velório” (Odir Ramos da Costa) em 2011, “Comédia dos Erros” (William Shakespeare) em 2012 e 2013, “O Homem Que Virou Cão” (Osvaldo Dragún) em 2014. Desempenhou o curso de teatro físico lecionado por Danilo Cianciarulo.”
ROBERTA DA FONSECA:
Roberta da Fonseca, DRT. 21241, atriz, graduada em Letras pela FFLCH/USP (2002) e formada pelo Teatro Escola Macunaíma (2005) e pelo Conservatório de Arte Dramática Emílio Fontana (1993), tem em seu curriculum peças infantis como: “Contos da Mãe Terra” – Grupo Mundia, teatro de animação (2006), “Faça de Conta que é Assim” (2004), “Andorinhas Selvagens” (2004); assistência de direção na peça “A cabeça dos Bichos” – Cia Farta - Projeto voltado ao público portador de deficiência visual, patrocinado pelo PAC 2009 e pela FUNARTE (2009). Em peças adultas destacam-se: “O concílio do Amor” (1995) e “O Auto da Barca do Inferno” (1996/97) - Grupo Teatral Papo na Língua, “Cacto” – Cia Teatro de Febre (2004/06), Atuação em esquetes teatrais – projeto do grupo musical “Pedra” e da Companhia Teatro de Gaveta (2007), “Ponto com” (2009). No cinema atuou no longa metragem "Men on the street" - Testemunho Brasil (2008) e em diversos curtas como: “Deus Morreu” (2008) - Co-realização Brasil, França e Colômbia, “Pneumotórax” (2009) e “Almoço de Domingo” (2012).”