O Rota do Sabor, projeto que estimula e valoriza o turismo rural, idealizado pela Associação dos Produtores de Campo das Vertentes (ARPA) e com apoio do Sebrae, será lançado durante o 18º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece do dia 21 ao dia 30 de agosto. A gestão do projeto é da chef e proprietária da Deli Fresh Food, Juliana Muradas. O objetivo principal é levar o turista a conhecer e se envolver com o solo e toda a cadeira produtiva.
![]() |
A feira de produtores da Praça da Maria Fumaça, que acontece tradicionalmente aos sábados, integra a Rota do Sabor. "A feira é uma vitrine dos produtos artesanais e atende ao turista que não pretende se deslocar até o produtor", conta Juliana. O projeto proporcionou estrutura física mais adequada para que os produtores apresentem aos turistas os produtos elaborados de forma artesanal, que são o alicerce econômico de muitas famílias da região. Durante esta edição do Festival, a feira tem periodicidade ampliada e vai acontecer entre os dias 21 a 23 e 27 a 30, de 10 às 17 horas. Além dos pequenos produtores, o projeto também beneficia pousadas e restaurantes.
Com o Rota do Sabor, produtos locais como queijos, biscoitos, mel, doces e geléias, café, frutas e verduras, ganham apoio do Sebrae para melhoria técnica e, também, para desenvolvimento de nova identidade visual. A designer Thais Mor foi designada pela ABDesign para desenvolver a marca institucional do projeto. Num momento posterior, será criada a marca individual de cada produtor.
Feirinha dos produtores rurais durante o Festival
Na feirinha dos produtores rurais, na Praça da Estação Maria Fumaça, durante o Festival de Gastronomia, a Epamig apresentará tecnologia de produção de café, azeite e vinho ao público, com o ônibus escola itinerante. Também serão ensinados técnicas de plantio de flores e hortaliças não convencionai e haverá distribuição gratuita de mudas e sementes.
A Casa Geraes traz designers e artistas plásticos renomados, que unem seus trabalhos ao artesanato local. Tapetes, madeira, pedra sabão, bordados, ferro, cabaças, gesso, porcelana e cerâmica estarão à venda. Os produtos têm como conceito o design gourmet. “E muitas peças foram criadas especialmente para o evento”, detalha Juliana Muradas.
Oficinas - Haverá, ainda, um espaço destinado a oficinas de artesanatos e gastronomia. O objetivo é utilizar produtos locais para elaboração dos pratos e envolver projetos sociais já existentes. Para cada oficina, são 20 vagas e a maioria é gratuita. Entre elas: Risotto: baião de 4, de Juliana Ferreira, chef do restaurante Gourmeco; Carreteiro da Rota do Sabor, Rafael Pires, chef do restaurante Pacco & Bacco; Miolo Padaria Orgânica; Clareart Bordados; fuxico com o Grupo da Economia Solidária de Prados; e Crochê com Broa, do projeto Compartilhando Saberes e Sabores. (Veja a programação completa das oficinas ao final deste e-mail.)
Praça de alimentação - O espaço para gastronomia também privilegia produtos locais como: cervejaria Tiradentes, Legítimo Rocambole, frozen de caipirinha do Sabor Rural. Haverá comidas típicas como feijão tropeiro, pastel, pão com pernil, espetinhos e comidas saudáveis e frescas preparadas pela Deli Fresh Food utilizando ingredientes de pequenos produtores. No centro da praça fica um espaço de convivência com mesas comunitárias.
Juliana Muradas
A gestora do projeto Rota do Sabor é a Juliana Muradas, proprietária e idealizadora da Deli Fresh Food (www.facebook.com/delifreshfood), delicatessen e bistrô, em Belo Horizonte, que também tem formação em Direito. Juliana exerceu a advocacia durante dez anos, mas após o nascimento dos filhos, gêmeos, em 2007, deu uma guinada em sua vida profissional. Apaixonada pela culinária desde criança, aprendeu cedo com a avó espanhola da Galícia antigas tradições, sabores e receitas memoráveis. Com a mãe, também uma cozinheira de mão cheia, aprendeu os mais variados pratos. Em 2001, Juliana começou a investir em seu aprendizado profissional de gastronomia e iniciou suas aulas com Agnes Farkasvolgui, no Bouquet Garni, onde frequenta ainda hoje. Nos anos seguintes, chegou a cursar o IGA e também teve aulas com Ivo Faria, do Vecchio Sogno. A partir de 2009, começou a trabalhar profissionalmente com culinária, com sua empresa de catering e decoração. Em 2011, começou a dar aulas.
Chef e proprietária da Deli Fresh Food, Juliana Muradas, é gestora do projeto Rota do Sabor
A alimentação saudável sempre foi a base dos seus estudos. No serviço de catering, a proposta era um cardápio elaborado com poucas frituras e com muitos grãos, verduras e legumes, até mesmo nas festas infantis, com mesas saborosas e encantadoras para as crianças, pelos sabores e cores, com bolo de cenoura, espetos de frutas, gelatina colorida e milho cozido, por exemplo.
Identificado esse sucesso do saudável e do mais natural entre adultos e crianças, Juliana formatou uma estrutura física que comportasse esse conceito de que comer bem deve ser uma prática, um hábito diário. Das viagens internacionais veio a ideia de autosserviço, o que possibilita um acesso rápido à alimentação saudável oferecida pela Deli Fresh Food.
Fotos em Alta Resolução disponíveis para download na Galeria Outra Visão / Deli Fresh Food no link –https://drive.google.com/folderview?id=0B83sO8vRAMBffmpBWmVXRnMzeDNoMWpLTlFKeVBoYzQ2M2Q3UTdxVEdVVGVDclJXWkEzRUk&usp=sharing
Serviços – Ferinha de produtores rurais Campos das Vertentes
Programação – Oficinas e atrações musicais
As oficinas são para 20 participantes. As inscrições devem feitas no local, 30 minutos antes do horário, ordem de chegada.
21 agosto (sexta)
22 de agosto (sábado)
27 de agosto (quinta)
28 de agosto (sexta)
29 de agosto (sábado)