Dia 15 de agosto, às 15h, o grupo Impulso Coletivo apresenta o espetáculo A Real Fábula da Cidade Suspensa, na programação do projeto 2º BaZar de Espetáculos do Tatuapé, GRÁTIS, na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé, em São Paulo.
Partindo do conto A roupa nova do Rei de Christian Andersen, o grupo realizou uma livre adaptação em que se apropriaram de metáforas sugeridas pela fábula para trazer à discussão a construção de um imaginário alienado sobre a cidade de São Paulo. A região da Baixada do Glicério foi o lugar escolhido para uma pesquisa de campo por sintetizar o avesso da metrópole espetacularizada.
Desta região colheram dados da realidade que fomentaram a fricção entre o precário e o espetacular, entre a imagem real e a imagem idealizada da metrópole. A dramaturgia da peça se vale da estrutura da fábula de Andersen, mas reconfigurada a partir dos materiais colhidos na pesquisa de campo e das referências levantadas sobre sociedade de consumo, muitas vezes fazendo uso da ironia como elemento de linguagem.
O grupo Nativos Terra Rasgada
O Impulso Coletivo foi criado em 2007 por atores formados no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP, e tem como objetivo pesquisar práticas que potencializem as capacidades corporais, vocais e criativas do ator, e de gerar uma expressividade distinta da usada no cotidiano. A partir da investigação iniciada em seu primeiro projeto, o eixo temáticorelações de identidade e memória na cidade configurou-se também como uma perspectiva de trabalho do grupo.
Sinopse
Um rei ambicioso contrata dois tecelões para que façam uma roupa exclusiva e inédita para a sua cidade-reino, a ser estreada em um desfile espetacular. “Esta roupa só podia ser vista por pessoas que fossem inteligentes”, era o argumento dos tecelões para enganarem ao rei e a todos, garantindo assim o seu sucesso. Com este argumento, pouco a pouco convencem a corte e o povo a sustentarem a farsa de uma roupa com valores e qualidades forjadas.
O público também é convidado a testemunhar esta roupa fantástica durante a peça, mediados por duas atrizes que narram a fábula. No desenrolar do enredo, revela-se uma disputa pelo poder e pela construção de uma imagem espetacularizada da metrópole-reino em que todos estão inseridos, na qual apenas uma criança terá a coragem de apontar a nudez do reino, enquanto todos aplaudem e comentam hipocritamente a beleza de roupas inexistentes.
Sobre o 2º BaZar de Espetáculos
O 2º BaZar de Espetáculos, mostra idealizada e realizada pelo Núcleo Cênico ProjetoBaZar da Cooperativa Paulista de Teatro. A segunda edição da mostra é uma das ações propostas pelo projeto “O Início, o Meio, o Fim, e o Depois?” (contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo) e contará com 12 espetáculos teatrais gratuitos de grupos da capital e do interior paulista. A novidade está no novo formato: uma mostra de teatro realizada ao longo de 11 meses, mantendo uma constante programação cultural na região, visando uma troca artística com grupos convidados e a interação destes grupos com o público do Tatuapé. A programação foi feita pensando em grupos que dialogam com as questões abordadas no projeto fomentado. O 2º BaZar de Espetáculos conta ainda com o importante apoio das Bibliotecas Municipais Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen.
Ficha Técnica
Criação e concepção: O Grupo/ Direção: Jorge Peloso/ Elenco: Carol Greco e Marília Amorim/ Direção de arte: Cássio Brasil/ Assistente direção de arte: Melissa Rudalov/ Fotos: Alícia Peres
PROGRAMAÇÃO
15 de agosto de 2015 - Sábado - 15h
Impulso Coletivo
Local: Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo. (Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé).
Duração: 60 min Classificação: Livre Lotação: 50 lugares. (sem acesso para PNE)
Haverá troca de experiência com o grupo Impulso Coletivo às 11h.
SERVIÇO
Mostra 2º BaZar de Espetáculos
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200. Tatuapé - 03064-000. São Paulo, SP
Tel. (11) 2092-4570 e (11) 2942-9952
Entrada franca - retirar ingressos com 15 minutos de antecedência