A cogeração de energia limpa por meio do bagaço e da palha da cana-de-açúcar é um dos principais destaques da 23ª edição da Fenasucro & Agrocana, que acontecerá de 25 a 28 de agosto, em Sertãozinho, interior paulista. Atualmente em evidência, a bioenergia ganhou um setor dedicado na maior feira sucroenergética mundial por se tratar, segundo os organizadores do evento, de um novo viés para a retomada deste setor.
A importância do tema trouxe à Feira o V Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference 2015). Realizado na Fenasucro & Agrocana pela primeira vez, o evento recebeu neste ano a chancela da UNESCO - que está comemorando em 2015 o Ano Internacional da Luz - marcando a relevância do seminário na difusão de informação sobre a utilização de energia limpa em todo mundo.
Marcado para o dia 26 de agosto, no Espaço de Conferências da Fenasucro & Agrocana, o Seminário CEISE Br/Unica (Bioenergy Conference 2015) discutirá como o uso da biomassa para produção de energia está mudando o panorama do agronegócio brasileiro, além de ser uma das alternativas para a escassez de energia gerada por hidrelétricas e outros combustíveis fósseis como o petróleo. Aliado a isso, as limitações na oferta de energia e o aumento no consumo nacional estão abrindo um campo gigante para o uso de resíduos de culturas agrícolas e florestais para geração de energia. "Tratar de bioeletricidade dentro da Fenasucro & Agrocana, de forma técnica, agrega ainda mais valor aos produtos e serviços que as empresas deste segmento estarão expondo durante a feira. Mais do que conhecer e/ou adquirir produtos ou serviços, é preciso entender a importância de uma fonte energétic a verde, ou seja, ambientalmente sustentável para o país", afirma o presidente do CEISE Br, Antonio Eduardo Tonielo Filho.
Segundo estudo, divulgado em abril deste ano pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE, do Ministério de Minas e Energia, a oferta de energia renovável no Brasil crescerá entre 35% e 40% nos próximos anos. Ainda segundo o Ministério, a energia gerada pela cana-de-açúcar já ocupa a terceira maior fonte de energia na matriz energética do Brasil. Focado nesta demanda, o Seminário levará para a Fenasucro & Agrocana uma grade de programação que apresentará alternativas de incentivo ao uso de biomassa para geração de energia, assim como mostrar os avanços tecnológicos e científicos, além de analisar os cenários prospectivos da biomassa energética. "O Brasil tem um grande potencial de expansão para a biomassa. Tecnologias em máquinas e equipamentos estão sendo implantadas e evoluindo a cada ano", afirma o Coordenador do Bioenergy Conference, Clóvis Rech.
Zilmar de Souza, responsável pela área de bioeletricidade da UNICA aponta o elevado nível de discussão gerado durante o Seminário, promovendo a troca de conhecimentos. "Tenho certeza que esta edição será uma ótima oportunidade para debatermos o futuro da bioeletricidade com representantes dos governos federal e do estado de São Paulo que estarão no evento, além dos grandes especialistas no tema bioeletricidade que também já confirmaram presença", destaca Souza.
O Gerente Geral da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, reforça a importância da bioenergia e o potencial do setor em oferecer energia limpa procedente do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. "Atualmente, a biomassa da cana representa 7% da matriz energética brasileira, no entanto o setor sucroenergético poderia elevar ainda mais essa participação. Hoje, por exemplo, temos uma Itaipu e meia parada, que poderia gerar este tipo de energia no país. Não temos dúvidas que a biomassa da cana-de-açúcar é uma importante matéria prima para gerar energia limpa, barata e, principalmente, renovável. Além disso, a geração de bioenergia é um forte viés para a retomada do setor sucroenergético", aponta Montabone. "Nosso setor tem plenas condições de fornecer energia limpa e mais barata em larga escala, contribuindo como alternativa ao abastecimento elétrico proveniente de fonte hídrica - hoje em crise, mas para isso necessita de um reconhecimento maior e de investimentos para se tornar uma realidade permanente e competitiva", acrescenta Tonielo Filho.
Programação 5º Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade (Bioenergy Conference 2015).
08h30 Abertura
09h00 Biomassa Agrícola para a Geração de Energia (Tiago Quintela Giuliani - Coordenador do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia - Secretaria de Produção e Agroenergia - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
09h40 Mercado e Perspectivas na Produção de Pellets para Energia (Dorival Garcia - Presidente da ABIPEL - Associação Brasileira das Indústrias de Pellets)
10h20 Coffee Break
10h40 Uso do Sorgo como Opção de Matéria Prima para Bioenergia (Tatiana Gonçalves - Diretora para América do Sul - NexSteppe)
11h10 Soluções para Aumentar a Oferta de Biomassa para Geração de Energia Elétrica (Felipe Moraes Gerente da Vermeer Latin America)
12h00 Intervalo
13h30 A Bioeletricidade e o Suprimento Energético no Estado de São Paulo (João Carlos de Souza Meirelles - Secretário de Energia do Estado de São Paulo)
14h10 A Cadeia Produtiva do Agronegócio da Cana e a Bioeletricidade (Arnaldo Jardim Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)
14h50 O Contexto Energético e a Bioenergia no Brasil e no Mundo(Décio Luiz Gazzoni - Pesquisador da Embrapa, Membro do Painel Científico Internacional de Energia Renovável, Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento)
15h20 Coffee Break
15h40 O Potencial da Bioeletricidade: Oportunidades e Desafios(Marcelo Severi - Gerente do Departamento Comercial da Unidade Negócios - TGM Turbinas)
16h20 Bioeletricidade e sua relevância como geração distribuída (Ricardo Takemitsu Simabuku - Assessor da Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado da Agência Nacional de Energia Elétrica).
Sobre a Fenasucro & Agrocana 2015
A 23ª edição da Fenasucro & Agrocana acontecerá de 25 a 28 de agosto, nos pavilhões do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP. Integrando o calendário mundial de eventos de energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira reúne os líderes do mercado e seus principais compradores vindos de todo o Brasil e de mais 50 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 33 mil visitantes/compradores.
Com foco em negócios, a Fenasucro & Agrocana estará dividida em cinco grandes setores: Agrícola, Fornecedores Industriais (pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais), Processos Industriais (vitrine do que há de mais moderno em tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para a indústria), Transporte e Logística e Energia.