Cultura - Teatro

Projeto 85 - A Dívida em três epísódios_Itaú Cultural_15 e 16.08

6 de Agosto de 2015

“O que fazíamos em 1985?”. Este questionamento foi o ponto de partida para que o grupo paulistano [pH2]: estado de teatro iniciasse a pesquisa e propusesse um intercâmbio artístico com os coletivos La Maldita Vanidad (Bogotá) Lagartijas Tiradas al Sol (Cidade do México). O resultado deste processo criativo, o “Projeto 85 – A dívida em Três Episódios”, será apresentado nos dias 15 e 16 de agostosábado, a partir das 20h e domingo a partir das 19h, no Itaú Cultural. A iniciativa foi contemplada pelo Rumos Itaú 2013/2014.

 
 

“Projeto 85 – A dívida em Três Episódios” trata-se de uma obra teatral composta em três partes, que tem na dívida – e suas consequências na vida das pessoas no Brasil, na Colômbia e no México, nos últimos 30 anos – a temática norteadora.

 

Por se tratar de um processo de criação artística colaborativa, os três grupos farão uma série de ensaios entre 1º e 14 de agosto, no Itaú Cultural. Vale ressaltar ainda que além do espetáculo, o projeto contará ao longo do mês com uma série de atividades paralelascomo debatesentrevistas e oficinas com os três coletivos integrantes do projeto.

 

Episódios - O primeiro episódio é um filme, curta-metragem, intitulado “O rosto da mulher endividada”, que apresenta as mães dos criadores brasileiros do [pH2] ensaiando uma série de imagens relacionadas à “dívida” dentro de uma perspectiva ficcional. Já o“Endividamento privado”, segundo episódio, foi criado em parceria entre o [pH2] e o La Maldita Vanidad e tem como foco a construção de uma ficção situacional, abordando o caráter privado da dívida. O terceiro e último episódio, “Endividamento público”, criação conjunta dos brasileiros e do grupo Lagartijas Tiradas al Sol, apresenta uma mirada documental, fazendo dialogar eventos históricos similares entre os dois países, da perspectiva da sedimentação de uma imensa dívida externa para ambos.

 

Concepção e Montagem – “A proposta original do projeto não era somente focalizar acontecimentos históricos relevantes do ano de 1985, mas também perguntar o que foi feito ao longo desses 30 últimos anos e o que se pode fazer a partir daquilo que esse tempo provocou”, explica o [pH2]: estado de teatro. Muitos dos integrantes do grupo são nascidos nas proximidades de 1985 (período em que o Brasil viveu o fim de uma ditadura e sua transição democrática) e pretendiam, por meio do projeto, experimentar uma análise artística deste tempo a partir de imagens ora impressas na história geral, ora impressas nas particularidades de suas peles, corpos e palavras.

 

O [pH2]: estado de teatro acrescenta ainda que o primeiro disparador criativo entre os três grupos foi um levantamento de figuras de desastre de cada país. As catástrofes naturais de 1985 que assolaram Colômbia e México (a erupção do vulcão de Armero e o terremoto na Cidade do México), pareceram possibilidades de entrada para se pensar uma criação a partir de uma tragédia concreta passada 30 anos atrás.

 

“Pelo fato de o Brasil não ter sido vítima de nenhuma catástrofe natural dessa magnitude nos últimos anos, a figura de desastre eleita pelo [pH2] para começar a responder a pergunta eixo do projeto foi a dívida: os homens endividados, os países endividados e a subjetividade da dívida”, explica o grupo.

 

Dívidas – O tema “dívidas” aparece de forma muito viva para os criadores em suas famílias, em suas contas bancárias e em suas interdições financeiras e sociais. O crescimento da dívida externa no Brasil acompanha o encurralamento da vida dentro das relações de crédito: demandas materiais, esperanças e a percepção de um imenso fracasso. A esperança/expectativa (imagem-dívida) de desenvolvimento dos países subdesenvolvidos, que enxergavam o futuro como espaço de uma evolução plena, já não faz mais sentido aos criadores do Projeto 85.

 

“A manutenção do subdesenvolvimento é uma medida necessária justamente para a estrutura de determinado desenvolvimento neoliberal que vem sendo posto para girar em seus países. É nesta reciprocidade entre miséria e riqueza que passamos a herdar uma cultura endividada, uma forma econômica de operar que alega o máximo de liberdade individual enquanto amarra numa multiplicidade de tarefas a serem pagas”, enfatiza o grupo [pH2].

 

O coletivo ressalta ainda que “nos tornamos eternos devedores de algo, seja algo material, como contas e aluguéis, seja um algo abstrato como a eterna cobrança por uma vida que poderia ter sido ou ainda pode vir a ser. Uma vida mais verdadeira, evoluída, justa e boa. Mistura de um corpo jovem em seus 30 anos, com a velhice de um corpo que nada mais pode fazer, senão deixar-se ser cobrado infinitamente”.

 

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Episódio I - O rosto da mulher endividada

Neste filme, os rostos de dez mulheres, mães dos criadores do [pH2]: estado de teatro, ampliam o rosto desgraçado de Helena Fracasso e ensaiam as desgraças que acometeram sua vida. Acompanhamos sua trajetória a partir da abertura democrática do Brasil, seu sucesso no mercado de trabalho e sua decadência financeira e subjetiva. Como saldo final de uma vida (ou de dez), resulta a lenda urbana de uma mulher fantasmática, dirigindo um Palio dourado e disposta a ajudar a mulher brasileira endividada que pragueja contra a própria vida.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Luiz Pimentel e Nicole Oliveira Brasil [pH2] - estado de teatro

Direção: Renato Sircilli e Rodrigo Batista Brasil [pH2] - estado de teatro

Colaboração criativa: integrantes do [pH2]: estado de teatro

Com todas as mães

 

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

 

Episódio II - Endividamento privado

Após a morte do pai, três irmãos, um taxista, uma aeromoça e uma funcionária pública, decidem o que fazer com a casa, antes que ela apodreça. Enquanto isso, uma vizinha vai tomando cada vez mais espaço na casa. Ocupados demais em gastar energias com os clichês das discussões familiares, pouco se nota que um vulcão está prestes a entrar em erupção e que a cidade inteira está sendo evacuada com urgência. Episódio construído a partir da parceria entre o grupo brasileiro [pH2]: estado de teatro e o grupo colombiano La Maldita Vanidad.

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Jorge Hugo Marin - Colômbia - La Maldita Vanidad e Luiz Pimentel - Brasil [pH2] - estado de teatro

Encenação: Jorge Hugo Marin- Colômbia - La Maldita Vanidad e Rodrigo Batista- Brasil [pH2] - estado de teatro

Elenco: Angélica Pietro - Colômbia - La Maldita Vanidad / Beatriz Id Limongelli - Brasil [pH2] - estado de teatro / Bruno Moreno Brasil [pH2] - estado de teatro / Daniel Diaza - Colômbia - La Maldita Vanidad / Ella Becerra - Colômbia - La Maldita Vanidad / Fernando Arroyave - Colômbia - La Maldita Vanidad / Maria Adelaida Palacio- Colômbia - La Maldita Vanidad / Maria Emília Faganello- Brasil [pH2] - estado de teatro

Iluminação: Luana Gouveia - Brasil [pH2] - estado de teatro

Sonoplastia: Rodrigo Batista - Brasil [pH2] - estado de teatro

Vídeos: Renato Sircilli-  Brasil [pH2] - estado de teatro

Dramaturgismo: Paola Lopes - Brasil [pH2] - estado de teatro

 

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

 

Episódio III - Endividamento público

Após a grande catástrofe, uma nave-território se aproxima do país arrasado e institui um regime de reconstrução em parceria. A Reconstrução é acolhida com euforia e entusiasmo ao mesmo tempo em que resulta num aumento vertiginoso da dívida pública do país e deixa um lastro de morte e um estado subjetivo permanentemente endividado. Os performers mobilizam textos, imagens e vídeos históricos para apresentar uma breve análise dos processos de progresso neoliberal em seus países. Episódio construído a partir da parceria entre o grupo brasileiro [pH2]: estado de teatro e o grupo mexicano Lagartijas Tiradas al Sol.

 

FICHA TÉCNICA

Organização de roteiro textual: Gabino Rodríguez- México - Lagartijas Tiradas al Sol  e Luiz Pimentel - Brasil [pH2] - estado de teatro

Performers: Beatriz Id Limongelli - Brasil [pH2] - estado de teatro / Bruno Moreno - Brasil [pH2] - estado de teatro / Gabino Rodríguez / Maria Emília Faganello Brasil [pH2] - estado de teatro / Rodrigo Batista - Brasil [pH2] - estado de teatro

Iluminação: Luana Gouveia - Brasil [pH2] - estado de teatro

Vídeos e imagens: Gabino Rodríguez - México - Lagartijas Tiradas al Sol  e Renato Sircilli - Brasil [pH2] - estado de teatro

 

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

 

PERFIS

[pH2]: estado de teatro - Grupo paulista formado em 2007, se dedica a pesquisa em teatro associada a outras linguagens, como cinema, filosofia, dança e performance. De 2007 a 2012, se dedicou a construção de três espetáculos (Manter em local seco e arejado,Mantenha fora do alcance de crianças e Átridas) que investigaram os limites e alcances da tragédia no mundo contemporâneo. Em 2012 investigou a dramaturgia de Georg Büchner gerando o espetáculo Stereo Franz. Atualmente investiga o tema da dívida a partir de um projeto que contempla o intercâmbio com outros dois grupos da América Latina.

 

La Maldita Vanidad - Grupo colombiano criado em 2009, tem como principal trabalho a trilogia ligada à temática da família e a omissão da violência na Colômbia com as peças Los Autores MaterialesEl Autor Intelectual e Como Quer que te Quiera.  O ponto central de sua investigação, os conflitos no microcosmo familiar, servem também como um espelhamento da sociedade. A poética do grupo elege a celebração social, com humor e crítica, ironizando o círculo social, como modo de dissimular o contexto de violência na Colômbia.

 

Lagartijas Tiradas al Sol - Grupo mexicano criado em 2003, trabalha em suas criações dispositivos do teatro documentário para debater questões omitidas pelo tempo e pela história mexicana ainda persistentes na atualidade. Uma das principais obras é El rumor de incendio (2010) que é um documentário cênico sobre a ex-guerrilheira, historiadora e professora Margarita Urías Hermosillo e os movimentos revolucionários no México  nos anos 60 e 70. Através de suas obras, o grupo busca dotar de sentido, articular, deslocar e desentranhar o que a prática cotidiana fusiona e faz passar despercebido.

 

PROJETO 85 – A DÍVIDA EM TRÊS EPISÓDIOS - ATIVIDADES PARALELAS

Debate sobre aspectos da dívida no mundo contemporâneo

Dia 15/08 das 15h às 17h

Com Suely Rolnik e David Gutierrez

Local: Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000

Telefone: (11) 2168-1777

 

Entrevista crítica com os grupos integrantes do Projeto 1985

Dia 16/08 das 15h às 17h

Entrevistadores: Maria Tendlau e Valmir Santos

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000

Telefone: (11) 2168-1777

 

Workshop com o grupo La Maldita Vanidad

Dias 10 e 11/8 – segunda e terça-feira, das 10h às 13h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704 – e-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

 

Público-alvo: atores, diretores, dramaturgos e estudantes de artes cênicas

Inscrições: de 14/7 a 3/8

Link para inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/1YgwGct08GFerEOKnACxWJScrWDP3AjeyvOUjI96k3ik/viewform

Seleção: carta de interesse e currículo breve

20 vagas

 

Os encontros serão conduzidos pelo grupo La Maldita Vanidad e oferecerá aos participantes um compartilhamento da metodologia usada na construção de suas obras. Além disso, os participantes terão contato com o material cênico construído no intercâmbio entre os coletivos.

 

Workshop com o grupo Lagartijas Tiradas Al Sol

Dias 18 e 19/8 – terça e quarta-feira, das 10h às 13h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704 – e-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

 

Público-alvo: atores, diretores, dramaturgos e estudantes de artes cênicas

Inscrições: de 14/7 a 11/8

Link para inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/1I4jeW_fHzZWHc8BLNM0GgbIoenwgZo3N6oOhHNof19I/viewform

Seleção: carta de interesse e currículo breve

20 vagas

 

Os encontros serão conduzidos pelo grupo Lagartijas Tiradas al Sol e oferecerá aos participantes um compartilhamento das metodologia usada na construção de suas obras. Além disso, os participantes terão contato com o material cênico construído no intercâmbio entre os coletivos.

 

SERVIÇO

PROJETO 85 – A DÍVIDA EM TRÊS EPISÓDIOS – com os grupos [pH2]: estado de teatro (São Paulo), La Maldita Vanidad (Bogotá) e Lagartijas Tiradas al Sol (Cidade do México)

 

Dia: 15 de agosto, sábado, a partir das 20h. Dia 16 de agosto, domingo a partir das 19h

Duração:

Local: Itaú Cultural – Espaço Multiuso

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000

Telefone: (11) 2168-1777

Capacidade: 60 lugares

Ingressos: Grátis - Distribuição de ingressos meia hora antes do início do espetáculo

Classificação etária: 14 anos

Duração: 3h20 - Três episódios com 1h de duração. No final dos dois primeiros episódios haverá intervalo de 10 minutos

Comentários
Assista ao vídeo