Cultura - Teatro

Praça em Pinheiros recebe espetáculo de dança inspirado em universo de Carlos Castaneda

29 de Julho de 2015

A partir de 8 de agosto, quem passar pela Praça Horácio Sabino aos sábados e domingos, na hora em que o sol se põe, terá a oportunidade de assistir ao espetáculo JUANITA, que une dança, música e artes plásticas. Fruto de quatro anos de mergulho da bailarina e diretora Isabel Tica Lemos na obra de Carlos Castaneda (o nome do espetáculo é uma alusão ao personagem central dos seus livros, o feiticeiro Don Juan), a montagem – que foi apresentada numa versão diferente, para teatro, no mês de junho –, usa a linguagem da improvisação não só na dança, mas como nas outras artes presentes, e aborda temas como física quântica, princípios da vida, da morte, do conhecimento, do poder e do caminho do homem. Esse projeto foi contemplado com o Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.

 
 

Em cena, além da própria Isabel Tica Lemos, estarão os bailarinos Cristiano Karnas e Iramaia Gongora. Com eles, os músicos Andrea Drigo e Eugênio Lima e os artistas plásticos, Jerusa Messina e Libero Malavoglia. “Tudo acontece ao mesmo tempo, nossa atuação está completamente interligada. A equipe já está tão inteirada que um simples gesto de um, desperta no outro uma série de imagens e passagens, gerando movimento, figuras ou sons”, explica Tica.

 

Para se preparar para o espetáculo, além de estudar as obras de Castaneda, os artistas também fizeram estudos e treinamentos de contato improvisação,  Aikido, espada, bastão, BMC, improvisação, palhaço e outros. 

 

Dramaturgia

Castaneda passou toda sua vida experimentando, desvendando e relembrando os aprendizados adquiridos com D. Juan. Como explica Isabel Tica Lemos, os livros de Castaneda vão e voltam no tempo, narrando o mesmo episódio mais de uma vez, sob outra perspectiva, e muitas vezes apresentando o episódio de maneira diferente. O espetáculo tende a seguir essa proposta. “Cada pessoa na plateia pode sair da praça com uma visão diferente do espetáculo, fazendo as suas conexões e construindo o seu próprio universo”, conta a bailarina.

 

Ela ainda completa o pensamento dizendo que JUANITA  foi feito para ser vivenciado. ”Assim como a obra de Castaneda, a nossa montagem fala sobre percepções diferentes de mundo e se mostra como uma fina escuta de tudo o que está presente, o visível e invisível, bem como as forças da natureza. A praça contribui muito para isso, porque temos a ajuda de uma natureza urbana, além das apresentações acontecerem no por do sol, horário em que, segundo muitas linhas de misticismo, é uma fresta entre mundos”, explica.

 

De indoor para outdoor

A luz é parte fundamental do cenário e da dramaturgia. Mas na praça, o próprio local contribui para criar o clima que a obra pede. Há um arranjo entre a luz natural, a luz dos postes, e a luz de lamparinas e velas. O cenário se completa com as obras produzidas pelos artistas plásticos nesses anos de trabalho. 

 

Tica destaca as diferenças entre as apresentações em dois lugares tão distindos: “Esse trabalho me permite explorar diversos lados como artista. Em um ambiente fechado, do teatro, tenho limites espaciais que me forçam a criar e manter a atenção do público que é muito mais focada no palco e assim sujeitos a necessidade de novidades ou de um enredo firme. Em uma praça, o público fica mais livre; não está lá necessariamente para assistir o espetáculo, há as pessoas que estão passeando na praça, então o desafio de criar imagens se mescla a todo o acontecimento daquele ambiente, há um borrar muito maior entre o artista, a cidade/natureza e o público. As conexões com os outros artistas em cena também acontecem de maneira diferente em cada uma das situações. Acho importante ele acontecer indoor outdoor para alcançar sua plenitude”, afirma Tica. 

 

 

Para roteiro:

 

JUANITA – De 8 a 30 de agosto, sábados e domingos, às 17 horas, na Praça Horácio Sabino – Vila Madalena (próximo a estação Sumaré do metrô). Elenco –Isabel Tica Lemos, Cristiano Karnas e Iramaia Gongora. Músicos e Trilha Sonora – Andrea Drigo e Eugênio Lima. Artistas Plásticos – Jerusa Messina e Libero Malavoglia. Direção de Arte – Bianca Turner. Dramaturgia – Ana Roxo. Iluminação – Ciro Godoy. Figurino – Eder Lopes. Consultoria Artística – Georgette Fadel.Programação Visual – Anna Turra. Assistente de Produção – Juliana Osmondes Direção de Produção – Natália Reis.  Duração – 60 minutos. Livre para todos os públicos. GRÁTIS.

Comentários
Assista ao vídeo