Cultura - Teatro

Claudia Schapira encerra Mostra de Dramaturgia com a estreia de Memórias Impressas

23 de Julho de 2015

O espetáculo/intervenção Memórias Impressas, de Claudia Schapira (projeto criado em parceria com Bianca Turner), explora o conceito de memória para além da subjetividade e revela que existem traços e histórias contidas em objetos, panos e espaços. Concebido pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, a montagem, que encerra a  MOSTRA DE DRAMATURGIA EM PEQUENOS FORMATOS CÊNICOS DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, estreia dia 31 de julho, sexta-feira, às 21 horas, no Anexo da Sala Adoniran Barbosa do CCSP, com ingressos gratuitos.

 
 

Um dos três ganhadores entre os mais de 200 textos que participaram do edital que deu origem ao evento, o espetáculo/intervenção traz no elenco as atrizes Fernanda D’Umbra, Luaa Gabanini, Luciene Guedes e Sandra Lessa e a presença do DJ Eugênio Lima. Em Memórias Impressas as atrizes percorrem três instalações, cada uma ilustrando um ambiente diferente, composto por luz, objetos, figurino, e uma projeção. A atriz Sandra Lessa atua como uma espécie de mediadora “costurando” as ações das outras três atrizes.

 

Claudia Schapira, que assina o texto e também a direção deste espetáculo/ intervenção , explica que cada instalação utiliza um método para apresentar o texto às atrizes (que entrarão em contato pela primeira vez com a dramaturgia escrita). Uma terá um gravador com fone, onde um texto está gravado: “será um norte de palavras a serem ditas, repetidas, mudadas e/ou sugeridas e que serão utilizadas pelas atrizes que estarão ouvindo este texto pela primeira vez. A gravação sugere um roteiro, sempre com o feminino como tema, com instruções de ação, pausas e até ideias de transgressões ao próprio texto”, conta ela. Outra terá uma carta com instruções de ações. Ao longo da temporada instruções e alguns textos serão modificados, mas a ideia é de um processo ao vivo. Quando finalizar a temporada haverá uma plataforma de ações testadas e estabelecidas.

 

Pequenas pílulas                                                                                     

No espetáculo, a dramaturgia se forma a partir do encontro das três atrizes, explorando algumas questões do  feminino. Intercalando os ambientes, e centralizado em relação aos três espaços, um set musical com DJ, e microfones, para que as atrizes possam contracenar com a música em determinados momentos, pois será também um guia para a improvisação.

 

A partir da vivência das três atrizes, a montagem é construída por pequenas pílulas ou micronarrativas propostas. “A ideia é que as atrizes criem imagens próprias sobre os temas. Vale lembrar que elas apenas sabem que o tema geral é o universo feminino, mas não sabem exatamente o contexto. Sugeri que elas estudassem poemas, danças, músicas sobre mulheres e suas dores, mulheres sofridas, com segredos e maculadas”, explica Schapira.

 

As performances nas instalações ocorrerão simultaneamente e uma interfere na ação da outra, até que convergem para uma ação comum entre as três.

 

 

Para roteiro:

MOSTRA DE DRAMATURGIA EM PEQUENOS FORMATOS CÊNICOS DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO apresenta MEMÓRIAS IMPRESSAS – Estreia dia 31 de julho, sexta-feira, às 21 horas, no Anexo da Sala Adoniran Barbosa do CCSP. Concepção Geral – Cláudia Schapira e Bianca Turner. Dramaturgia e Direção – Claudia Schapira. Atrizes-Mcs – Fernanda D’Umbra, Luaa Gabanini, Luciene Guedes e Sandra Lessa. Direção Musical/ DJ – Eugênio Lima.  Direção de Arte – Bianca Turner.Desenho de Luz – Carol Autran. Figurino – Claudia Schapira. Cenografia – Bianca Turner e Claudia Schapira. Artistas Convidadas – Bibi Barcellos e Sônia Costa.Consultoria Poético-Musical – Roberta Estrela D’Alva. Coordenação Cenotécnica – Wanderley Wagner da Silva. Cenotécnica – Fernando Albuquerque. Assistente de Direção – Maria Eugênia Portolano. Assitente de Produção e Cenografia – Pamela Cristina Teixeira de Assis. Administração – Mariza Dantas. Produção Geral – Cybelle Young. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Idealização – Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Realização – Centro Cultural São Paulo. Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 12 anos. Temporada – Sextas-feiras e sábados às 21 horas e domingos às 20 horas. GRÁTIS – retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Até 23 de agosto.

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO  –  Anexo da Sala Adoniran Barbosa – Rua Vergueiro, 1000 – Estação de metrô Vergueiro – Fone: 3397-4002. Bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo. Capacidade – 60 lugares. Acesso para deficientes físicos. www.centrocultural.sp.gov.br

Comentários
Assista ao vídeo