Segundo jornal em circulação no Estado, com uma média de 149 mil exemplares por dia¹, o Diário Gaúcho tem comprovado sua força também no digital. De janeiro a junho de 2015, o jornal contabilizou 36.292.975 de pageviews², o que representa um crescimento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas no mês de junho, a evolução foi de 281,6%, de 3.087.612² em 2014 para 8.697.528 visitas em 2015.
Os dados são resultado de um trabalho da equipe com foco em manter o nível de qualidade do impresso, apostando cada vez mais no conteúdo e nas plataformas digitais. Houve aumento de 23% no número de matérias publicadas no site na comparação entre o primeiro semestre de 2014 e o de 2015.
– A cultura digital, cada vez mais, se espalha pela Redação. Estamos ligados, sabemos o que o nosso público quer. Hoje, no DG, todos pensam online, o que é fundamental – explica o editor-chefe, Carlos Etchichury.
Parte da audiência do site do DG chega por meio das redes sociais. O número de acessos ao portal via Facebook ou Twitter dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.
No papel, o jornal mantém a ênfase no que é relevante e exclusivo para os leitores. Um exemplo é a manchete publicada nessa quarta-feira (1º), em que o repórter Eduardo Rosa ligou para 41 escolas estaduais e municipais em seis bairros periféricos da Capital, todos conflagrados, e descobriu que, apenas este ano, 2 mil estudantes ficaram pelo menos um dia sem aula em função da violência.
Em abril deste ano, o jornal completou 15 anos e, para marcar a data, lançou mudanças tanto no papel, com a modernização do projeto gráfico e inclusão de atrações, quanto nas plataformas digitais. O site foi remodelado, ganhando novo topo, mais moderno e atraente.
¹FONTE: IVC/maio 2015
²FONTE: Google Analytics
Capa da edição de 1º de julho de 2015