Dia 06 de junho de 2015, às 15h, o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo apresenta o espetáculo O Básico do Circo, na programação do projeto 2º BaZar de Espetáculos do Tatuapé, GRÁTIS, na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé, em São Paulo.
O espetáculo faz uma homenagem aos grandes palhaços como Piolim, Arrelia, Chicharrão, Pururuca, Torresmo, Picolino, Figurinha, Picoly, entre tantos outros. Com números circenses, música ao vivo e improvisação, O Básico do Circo remete o público aos circos antigos que chegavam nas cidades. A trupe chega com pernas de pau, laço, malabares e sua charanga – banda circense - cantando chulas em um cortejo pelas ruas.
A história tem início com o ensaio da nova bailarina do circo, desastrada e trapalhona, que conquista de cara o coração dos dois palhaços que fazem de tudo para conquistá-la. O dono do circo fica furioso, mas não vendo outra solução, atua como juiz da “luta de boxe” dos palhaços, mas é claro... Ninguém vence! Mais bravo ainda, e sem credibilidade nenhuma, o dono do circo estala seu chicote e tendo a bailarina como “partner”, realiza um número clássico do circo. A bailarina lança um desafio: conquistará seu coração aquele que trouxer a estrela mais alta e brilhante do céu. Os palhaços imediatamente lançam mão de uma “escada” e tentam o quanto podem realizar o desejo da sua amada. Essa reprise termina em um pastelão e novamente o dono do circo estala seu chicote e ordena que seus artistas ensaiem o número de malabares. Ao final da corrida pelo amor da bailarina, ela decide quem fica com seu coração. Quem será?
SINOPSE
A chegada de uma nova bailarina coloca a trupe de palhaços em polvorosa. Para conquistar seu coração os palhaços fazem de tudo, esforçam-se ao máximo na demonstração de suas habilidades. A história segue e, entre uma esquete e outra acontecem os números de perna de pau, chicote e malabares. Ao final todos ficam sabendo quem conquistou o coração da bailarina!
O Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo
O Núcleo Pavanelli nasceu em 1998 com a clara proposta de pensar um teatro que atendesse as especificidades da rua como espaço cênico. Um teatro onde a dramaturgia, a encenação e a interpretação fossem pensadas tendo em vista o ambiente e o público que encontramos nos espaços alternativos das metrópoles. Viver um ritual! Expor as contradições sociais, o ser humano, suas virtudes e fracassos. Uma cerimônia antropológica necessária, não só porque é um veículo para transmitir ideias. O espetáculo tem sentido próprio porque proporciona o encontro de cidadãos muito diferentes e leva a uma reflexão sobre o mundo! Sempre nos colocamos como um grupo propositivo e militante que vem organizando seminários, palestras, debates e apresentações teatrais com a intenção de formar e qualificar os fazedores de teatro de rua e também trocarmos experiências sobre nosso modo de produção teatral. Somos integrantes do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo e da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Em 2007 criaram o Centro de Pesquisa Para o Teatro de Rua Rubens Brito que se destina à investigação teatral voltada para espaços não convencionais que tem como foco a pesquisa do Núcleo Pavanelli nas áreas corporal, musical, da interpretação, de uma dramaturgia e da formação política e social do ator. Aprofundar o nosso envolvimento com o público descobrindo novas formas de interagir com a população, participar do debate sobre as questões sociais e humanas das áreas urbanas e, fundamentalmente, crescermos como artistas e cidadãos são nossos principais objetivos.
Sobre o 2º bazar de Espetáculos
O 2º BaZar de Espetáculos, mostra idealizada e realizada pelo Núcleo Cênico ProjetoBaZar da Cooperativa Paulista de Teatro. A segunda edição da mostra é uma das ações propostas pelo projeto “O Início, o Meio, o Fim, e o Depois?” (contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo) e contará com 12 espetáculos teatrais gratuitos de grupos da capital e do interior paulista. A novidade está no novo formato: uma mostra de teatro realizada ao longo de 11 meses, mantendo uma constante programação cultural na região, visando uma troca artística com grupos convidados e a interação destes grupos com o público do Tatuapé. A programação foi feita pensando em grupos que dialogam com as questões abordadas no projeto fomentado. O 2º BaZar de Espetáculos conta ainda com o importante apoio das Bibliotecas Municipais Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen.
PROGRAMAÇÃO
06 de junho de 2015 – Sábado – 15h
O Básico do Circo com Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo
Local: Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo. (Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé).
Duração: 60 min. Classificação: Livre Lotação: 50 lugares. (sem acesso para PNE)
Ficha Técnica
Texto: Reprises Clássicas de palhaço adaptadas por Marcos Pavanelli e Simone Brites Pavanelli / Elenco: Beatriz Barros, Lucas Branco, Marcelo Roya, Marcos Pavanelli, Mizael Alves, Otávio Correia, Sabrina Motta, Simone Brites Pavanelli e Tiago Cintra/ Direção musical: Charles Raszl / Técnicas circenses: Marcos Pavanelli/ Projeto de Sonorização: Otávio Correia/ Produção: Cristiane Accica e Simone Brites Pavanelli/ Projeto Gráfico: Maurício Santana
Haverá troca de experiência com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo às 11h.
SERVIÇO
Mostra 2º BaZar de Espetáculos
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200. Tatuapé - 03064-000. São Paulo, SP
Tel. (11) 2092-4570 e (11) 2942-9952
Entrada franca – retirar ingressos com 15 minutos de antecedência