Notícias - Na Mídia

Marcelo Rech é o novo presidente do Fórum Mundial de Editores

1 de Junho de 2015

Com a missão de apoiar os editores na transformação dos conteúdos para a era digital e na elevação permanente da qualidade, o diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech, foi eleito como novo presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF), ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra). A escolha ocorreu em reunião do board do WEF durante o 67º World News Media Congress, o 22º World Editors Forum e o 25º World Advertising Forum, em Washington, nos Estados Unidos, nesse domingo (31). Rech, que ficará à frente da organização pelos próximos dois anos, defende que “a solução para o jornalismo não é menos jornalismo: é mais e melhor”.

 
 

Desde 2013, Rech era vice-presidente da entidade, que tem por premissas promover qualidade editorial, ética e inovações nas redações, além de atuar na defesa da liberdade de imprensa. Ele sucedeu o editor e diretor do diário dinamarquês Kristeligt Dagblad, Erik Bjerager. 

Na manhã desta segunda (1º), já como presidente do Fórum, Rech fez a entrega do prêmio Golden Pen of Freedom, que este ano homenageia os jornalistas mortos no cumprimento do dever – mais de 1,1 mil desde 1992.

– Não há liberdade sem liberdade de expressão. E não há liberdade de expressão sem proteção e segurança para a prática do jornalismo. Nossa resposta será agora e sempre lutar pelos mais altos ideais do jornalismo: denunciar todas as formas de injustiça e, assim, contribuir para um mundo mais pacífico e para um mundo livre – discursou Rech no centro de convenções do Hilton Washington para uma audiência formada por cerca de mil dirigentes de jornais de mais de 70 países.

A eleição para presidente do WEF, destaca Rech, reflete a posição dos jornais do Grupo RBS como referência internacional, um caminho aberto pelo presidente emérito da empresa, Jayme Sirotsky, que presidiu a WAN entre 1996 e 1998.

– Há mais de 30 anos, os veículos da RBS estão ligados à WAN em busca de aprimoramento profissional e tecnológico. Isso tem nos colocado em linha com o que há de mais moderno em nossa área. Nesse sentido, nos dá muito orgulho ver um dos nossos profissionais ser reconhecido e eleito para este cargo, o que vai reforçar a convivência com as mais importantes personalidades da área no mundo e reafirmar nossa postura pelo permanente aperfeiçoamento de nossos veículos e nossas equipes – ressalta Jayme.

Nesta segunda à tarde, Rech modera o painel Quem administra a agenda da informação na sessão conjunta do congresso, que vai tratar da relação das empresas de mídia com as empresas de tecnologia. Participarão do debate Vivian Schiller (ex-presidente global de notícias do Twitter), Emily Bell (diretora do Tow Center for Digital Journalism na Escola Superior de Jornalismo de Columbia), Tom Rosenstiel (diretor-executivo do The American Press Institute) e Liam Corcoran (editor de mídia social no blog NewsWhip).

Na manhã desta terça-feira (2), é a vez de a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich, ser palestrante no congresso, com a discussão sobre novos processos em redações, abordando reestruturação e compartilhamento de pautas, conteúdos, investigações, não só entre jornais, mas também com bons exemplos associados a rádio e televisão.

Participam do evento em Washington CEOs, publishers, editores e executivos de empresas de comunicação. Com sedes na França e na Alemanha e filiais em Cingapura e Índia, a WAN-IFRA representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sites e mais de 3 mil empresas de comunicação em 120 países.

Marcelo Rech – Atua na empresa desde 1988, foi editor-chefe e diretor de Redação de Zero Hora por 15 anos. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral e tem cursos de especialização no Media Management Center, vinculado à Kellog, e de estratégia de mídia na Harvard Business School, ambas nos Estados Unidos.

Marcelo Rech em Washington. Crédito: James Neiss.

Comentários
Assista ao vídeo