Notícias - Televisão

A rica culinária brasileira tempera o Repórter Eco de domingo

15 de Maio de 2015

A diversidade de cores, sabores, aromas e origens fizeram a culinária brasileira ser tão rica e variada. A história da nossa gastronomia é explicada pelo professor João Luis Máximo em matéria do Repórter Eco do próximo domingo (17/5), às 17h30, na TV Cultura. Também na linha da saúde, o programa mostra a relação da arquitetura urbana com a qualidade de vida dos moradores de uma cidade como São Paulo.

 
 

Os ingredientes da culinária brasileira vieram dos indígenas, dos europeus e dos africanos. Ao longo do tempo, a mistura étnica e as formas de preparo apimentaram e realçaram a culinária brasileira. O professor de história da gastronomia do Centro Universitário Senac, João Luiz Maximo, conta que a trajetória da nossa cozinha começou com os índios. “Eles já desenvolviam há milênios uma série de plantas domesticadas. Talvez o exemplo maior e o principal para nós seria a mandioca e o milho...” Ele fala sobre a importância da mistura e transformação dos alimentos desde a chegada dos portugueses, africanos, imigrantes de diversos países até a busca atual por ingredientes da nossa biodiversidade, especialmente da Amazônia.

 
 

O projeto Olhe o Degrau procura revitalizar as escadarias da cidade como espaço de convivência e não só de passagem. O Repórter Eco mostra essa nova proposta, que vem da ong  Cidade Ativa, criada por uma arquiteta e um médico.  A ideia é promover transformações no espaço urbano para gerar um estilo de vida mais ativo e saudável para a população.

 
 

Outra reportagem revela a importância da árvore pau-brasil na fabricação de arco de violino. Mestres especializados na arte de esculpir essa peça decidiram investir no replantio dessa espécie, pois a árvore é a única no mundo capaz reproduzir a qualidade do som exigida pelos músicos.

 
 

Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni. Integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, está no ar há 23 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

Os releases da TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e Rádios Cultura Brasil e FM estão disponíveis no portal cmais -cmais.com.br/imprensa.

Comentários
Assista ao vídeo