Cultura - Música

Imagine Brazil abre temporada de semifinais em Ribeirão Preto

11 de Maio de 2015

Imagine Brazil, festival realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri - gestora do Projeto Guri, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no interior e litoral do estado - chega à segunda fase eliminatória de sua primeira edição no País. Rock, pop, hip hop, sertanejo, rap, MPB, música erudita, jazz, gospel e reggae fazem parte da mescla de gêneros que serão representados ao longo do festival, que somada ao ganho de experiência profissional e o contato com diferentes culturas formam o conceito do Imagine, uma competição internacional de música voltada para o público jovem.

 
Créditos: JMI (Jeunesses Musicales International)

Após a análise dos áudios e vídeos recebidos no período de inscrições, uma banca avaliadora do festival escolheu 50 semifinalistas – entre solistas e grupos de até oito integrantes – para se apresentarem em teatros do interior paulista. Agora, entre maio e junho, cinco profissionais da música, brasileiros, e um membro daJeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo e idealizadora do festival – selecionarão, ao todo, 10 participantes para a grande final na capital paulista, dia 4 de julho, no Centro de Cultura Judaica. 

 

Das cinco semifinais no interior, abertas ao público, a primeira acontece na cidade de Ribeirão Preto, no dia 17 de maio, às 17h, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Nesta etapa, os jovens – de 13 a 21 anos – serão avaliados segundo os quesitos: qualidade musical e interpretação, comunicação e carisma, originalidade e repertório e preparação. Entre os participantes estão solistas de hip hop, grupos de rock e rock hardcore, duplas sertanejas e conjuntos de MPB, de cidades como Franca, Batatais, Palestina, São José do Rio Preto, São Joaquim da Barra, além de Ribeirão Preto. 

 

Ourinhos (24/05), Piracicaba (14/06), Presidente Prudente (21/06) e São José dos Campos (28/06) sediam as demais semifinais, com músicos solistas de violão, conjuntos de reggae e heavy metal, entre outros. Ao todo, os gêneros que contam com maior representatividade na competição são rock, clássico e MPB.

 

Criado pela JMI, da qual a Amigos do Guri é membro, o Imagine já acontece em cerca de 10 países ao redor do mundo. Este ano, além do Brasil, França e Bélgica também sediarão o festival, entre outras localidades. “A ideia do Imagine é reunir diferentes culturas, promover o intercâmbio musical, assim como estimular a originalidade e qualidade musical”, explica a diretora executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa.

 

 

Prêmios e grandes experiências de carreira

Quem vencer o Imagine Brazil 2015 receberá um instrumento da marca Yamaha, 12 horas gratuitas em um estúdio para a gravação de um EP (extended play), além de participar da Final Internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2016, na Croácia, concorrendo com vencedores de outros países a uma turnê pelas demais edições do festival na Europa e a um plano de negócios.

 

"A Yamaha é apaixonada por música e educação musical. Apoiamos o Festival Imagine porque acreditamos ser uma excelente oportunidade de demonstrarmos esta paixão, compartilhando nosso sentimento com jovens igualmente amantes da música. Além disso, para nós é muito importante contribuir, como já fazemos com grandes artistas mundiais, para que surjam os músicos do amanhã - ajudando as melhores criações a chegar aos ouvidos de todos", diz Osamu Naito, presidente da Yamaha Musical do Brasil.

 

Os escolhidos para a grande final, que acontece dia 4 de julho, contarão com vivências inéditas, em São Paulo capital, onde participarão de workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades.  Serão atividades de formação técnica, entre elas: composição, performance de palco e produção. 

 

O finalista brasileiro passará também por jam sessions workshops de capacitação musical, ao lado de profissionais internacionais e jovens músicos de diversas nacionalidades.

 

“É uma excelente oportunidade para conhecer não só profissionais já consagrados na carreira, mas, especialmente, jovens músicos de diferentes origens, além de estabelecer contato com vários estilos musicais. Esta vivência promove um aprendizado único. Inserir o Brasil neste calendário é muito positivo e enriquecedor”, completa Alessandra Costa.

 

Confira a lista de selecionados para a semifinal em Ribeirão Preto:

 

GRUPO / SOLISTA

GÊNERO

CIDADE DE ORIGEM

Banda Anexa

Rock

São José do Rio Preto

Banda Hertz

Rock

São José do Rio Preto

Blackened

Rock - Hardcore

Ribeirão Preto

Gabi Honorato

Sertanejo

Palestina

Luis Gustavo e Luis Augusto

Sertanejo

Ribeirão Preto

Magnatas RP

Hip hop – RAP

São José do Rio Preto

Melì Francis

MPB

Batatais

Sexteto Musical

MPB

Franca

Talking Instruments

MPB

Franca

Último Estágio

Rock

São Joaquim da Barra

 

Serviço – Semifinal Imagine Brazil em Ribeirão Preto:

Data: 17 de maio de 2015

Horário: 17h

Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto

Endereço: Praça Alto de São Bento, s/n – Ribeirão Preto

Entrada gratuita: retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, no local do evento.

 

Patrocinadores: Expresso Jundiaí, Sasazaki, Glovis, Riberfoods, Agrop.

Apoiadores: Yamaha Musical do Brasil, Instituto GVT e Fábricas de Cultura.

Apoio de mídia: SBT Interior

 

Mais informações: http://br.imaginefestival.net/

 

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Comentários
Assista ao vídeo