Autor de artigos e livros que analisam os aspectos jurídicos do capitalismo em harmonia com os direitos humanos e sociais, o advogado Ricardo Hasson Sayeg, esteve com o colunista Zacarias Pagnanelli.
Ricardo Sayeg, Britto Jr., Zacarias Pagnanelli e Ticiane Pinheiro |
Foto: Karina Lajusticia |
Nascido em 1967, casado e pai de quatro filhos, o advogado Ricardo Sayeg defende os princípios do humanismo cristão. Criado em uma família de advogados, exerce a Advocacia desde os 22 anos de idade.
Atualmente, Sayeg é o Presidente da Comissão de Direitos Humanos do IASP, pela qual, em 2013, defendeu os manifestantes contra a violência policial e a Cidade de São Paulo contra o vandalismo orquestrado. É membro da AASP, da ACRIMESP, da Associação dos Advogados Trabalhistas, do IBRAC e do CESA. Também é titular da Cadeira 32 e atual Vice-presidente da Academia Paulista de Direito. Pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é professor livre-docente (2009) em Direito Econômico. Ministra aulas nos Programas de Doutorado e Mestrado, como também, na Graduação. Idealizador da teoria do Capitalismo Humanista, hoje lidera, juntamente com o Prof. Dr. Wagner Balera, o Núcleo de Pesquisa Capitalismo Humanista.
Sayeg está a frente do Movimento #terepresento que conclama os advogados e advogadas a se agruparem e representarem cada cidadão anônimo: “A cláusula constitucional do povo, para o povo, pelo povo tem de ser cumprida e só vai ser cumprida pela advocacia, não será pelo Estado, pelo Ministério Público ou pela Defensoria”.