Marcos Mendonça em cerimônia |
Jair Magri |
O novo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, TV Rá Tim Bum!, Univesp TV, Multicultura e das rádios Cultura (FM) e Brasil (AM), Marcos Mendonça, tomou posse nesta segunda-feira (17/6), durante reunião do Conselho Curador. Com mandato de três anos, sua gestão vai até 2016.
Em entrevista à imprensa, Mendonça anunciou a nova denominação do Núcleo de Programação Infantil da TV Cultura, que levará o nome deTatiana Belinky. A escritora infantil faleceu no sábado (15/6), aos 94 anos. “A programação da TV Cultura é influenciada pela Tatiana Belinky. Ela fazia o sonho das crianças, com a Emília, o Pedrinho...”, afirmou o atual presidente ao citar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, cuja primeira adaptação foi feita por Tatiana.
Sobre mudanças na programação da TV Cultura, o novo diretor-presidente disse que elas não serão imediatas. Segundo Marcos Mendonça, é necessário planejamento para uma reformulação, mas revelou que uma alteração na grade será feita já nessa primeira fase. “Vamos retomar o Entrelinhas. É um compromisso público que tenho, uma cobrança do Conselho Curador, da Lígia [Fagundes Telles], da União Brasileira dos Escritores”.
Entre as metas de sua gestão está a questão de multicanais. Segundo ele, a Fundação pode ter no ar, além do atual canal da TV Cultura, mais três canais abertos: os já existentes Univesp TV e Multicultura, e um terceiro, a ser criado, que seria voltado para a educação fundamental, saúde e serviços, na dependência do que estabelecer o recém-criado Comitê Estratégico do Conselho Curador.
As parcerias também fazem parte dos planos de Mendonça, que admite que a TV Cultura passa por uma fase financeira crítica. “Estamos em um momento difícil e vamos buscar recursos do governo e associações. Quero fazer parceria com o Sesc. Vamos enriquecer a grade gastando pouco”.
Na programação infantil, Marcos Mendonça declarou que pretende trabalhar com animação. “Gera muitos empregos, não tem a barreira da língua nem do tempo. Podemos mostrar ao mundo que temos talento”. Ele também destacou a exibição, que se iniciará em julho, do Sítio do Picapau Amarelo, fruto de uma parceria com a TV Globo.
Para as rádios, Mendonça fala de seu sonho. "Também sonho com uma rádio FM de música brasileira”.