Uma nova experiência que conecta público e artistas – de músicos a humoristas, passando por grafiteiros, atores, dançarinos e tantos outros. Qualquer pessoa no mundo que produza arte pode agendar transmissões online e se apresentar ao vivo para milhares de usuários. Além de conquistar novos fãs, o artista ainda tem a possibilidade de ser remunerado com as suas performances. O site (www.ClapMe.com) também é uma oportunidade para as marcas estabelecerem um diálogo mais legítimo com o público-alvo por meio do conteúdo (os shows).
Lançado no início de 2013, o ClapMe já cadastrou mais de 10 mil artistas, entre independentes e consagrados nomes, e atingiu a média de 10 apresentações por semana. Neste ano, a expectativa é de que a plataforma transmita, pelo menos, cinco shows diariamente e, assim, gere oportunidade de negócios para todos os interessados no mercado de arte/música (produtores artísticos, estúdios, casas de show, gravadoras etc).
O modelo de negócio consiste em os próprios artistas produzirem suas transmissões. Ou seja, muitos shows assumem um caráter caseiro e intimista, com o próprio artista se apresentando de casa com o notebook. Porém, o ClapMe também oferece uma solução para aqueles que buscam infraestrutura profissional e suporte técnico para realizar a perfomance: são os "Locais ClapMe", estações credenciadas no site – como estúdios de música, bares, casas de show, teatros e galerias de arte – que os artistas podem alugar para ter com boa qualidade de áudio e vídeo. Só em São Paulo, por exemplo, já são dezenas estúdios parceiros.
A receita com as performances acontece por meio dos “tips” (gorjetas). Os espectadores adquirem as moedas virtuais do site, intituladas de TipCoin$, e doam para os artistas em troca de recompensas (CD autografados, camiseta, ingressos para shows físicos) e benefícios exclusivos (visita ao camarim, telefonema ou até mesmo um jantar).
Além disso, a cada show, o artista tem a possibilidade de fidelizar ainda mais os seus fãs e conquistar novos admiradores com o uso de ferramentas interativas: chat, vídeo e até mesmo o “clap”, um botão para os usuários aplaudirem o que assistem. Tanto quem aplaude como quem é aplaudido pode utilizar o site gratuitamente.
As marcas ainda podem adquirir um "palco patrocinado". Um palco personalizado para a marca na qual é possível desenvolver festivais, concursos de arte/música e até mesmo programas e debates culturais.
Atualmente, o ClapMe trabalha para se tornar uma marca global "multi-plataforma", com serviços em web, mobile, Smart TV e outros tipos de dispositivos. Em janeiro de 2015, o ClapMe inaugurou a sua primeira sede fora do país na cidade de Porto, Portugal.
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Sobre o Filipe Callil
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Filipe Callil tem experiência em assessorias de comunicação e redações de veículos impresso e TV. Após cinco anos de trabalho como estagiário e produtor do Núcleo de Reportagens Especiais da TV Record decidiu empreender. Fundou o ClapMe - site de entretenimento com transmissões ao vivo de shows - em meados de 2013 com mais 4 amigos. De lá pra cá, a plataforma conquistou premiações na área de empreendedorismo & inovação e reconhecimento dentro e fora do Brasil.
Link da reportagem do Projeto Draft: http://projetodraft.com/como-a-paixao-por-musica-levou-filipe-callil-criar-a-clapme/