Viver - Beber e Comer

A chef de cozinha Heaven Delhaye ensina uma deliciosa receita para quem não quer comer carne

17 de Janeiro de 2015

Por Fabiano de Abreu

Risoto de Abóbora com três queijos servidos na Moranga vai fazer você impressionar na mesa

Heaven Delhaye ? Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Aumenta a cada dia o número de pessoas que optam por não comerem carne. O Risoto de Abóbora com três queijos na Moranga, de Heaven Delhaye é feito para impressionar e nem sentir falta da carne. Além disso, este saboroso prato fornece uma boa quantidade de proteínas.

DICA DA CHEF

A coisa mais importante de um bom risoto, ele precisa ser feito na hora e você precisa comer assim que estiver pronto para ele ficar realmente bom. Então 25 minutos antes de comer comece a fazer o arroz em si… Bom Apetite…
INGREDIENTES

PARA O CALDO DE LEGUMES (E este caldo que vai dar o sabor ao risoto, então o mais saboroso que você puder o deixar melhor, como aqui estou fazendo um caldo de legumes, acrescento vários, mas podem ser substituir de acordo com o que você achar ou até aqueles legumes que você mais gosta. E se estiver com muita pressa, ao invés de fazer o caldo, aqueça a agua e coloque dentro um caldo de legumes, não vai ficar tão bom, mas funciona.)
– 2 talos de Aipo, 2 cebolas, 1 cenoura, 1 tomate italiano, 2 Folhas de louro, 4 dentes de alho e    1 pitada de sal.
Descascar e cortar todos os legumes em pedaços rustico e colocar dentro de uma panela de tamanho grande já com bastante agua fervente e deixar cozinhar uns 30 minutos para os legumes soltarem o seu sabor na agua. Pronto…
PARA A MORANGA (parte da apresentação deste prato)

- 1 moranga tamanho médio

- Azeite de oliva

- Sal e Pimenta do reino
PARA O RISOTO

- 1 Abóbora paulista tamanho médio

- 2 xícaras de Arroz Arbóreo (um arroz especifico para risoto, achar em bons supermercados ) 

- 1 copo de vinho branco

- 100 gramas de Queijo Brie – 100 gr de Queijo parmesão- 150 gr de Queijo minas ( pode ser substituído por outros queijos da sua preferencia )

- 1 colher de sopa de Manteiga sem sal

- Cebolinha picada
MODO DE PREPARO
PARA A MORANGA (apresentação deste prato ) Com uma faca grande, retire a tampa do centro da moranga. Com a ajuda de uma colher retire todas as sementes da moranga. Isso feito, sua abóbora ficara oca, agora ‘e só temperar por dentro e por fora com azeite, sal e pimenta do reino. Enrole-a no papel alumínio, coloque dentro de uma assadeira grande e leve ao forno já pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 a 40 minutos.

DICA: Sua moranga precisa estar cozida mas não muito macia, se não se quebrara na hora de servir o risoto…
Enquanto a moranga está no forno, corte a abóbora paulista em cubinhos, tempere com sal, azeite e pimenta do reino, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.
Vamos agora ao risoto em si, corte uma cebola em cubos bem pequenos, e refogue dentro de uma panela tamanho media com um pouco de azeite, quando ele começar a dourar acrescente 2 dentes de alho picados.
Temperos dourados, coloque o arroz de risoto (neste caso, o arbóreo). Mexa para o arroz absorver o gosto dos temperos. Depois, entre com o copo de vinho branco, fique misturando para o arroz absolver o sabor do vinho branco.
Lembrete:  o arroz de risoto precisa ser mexido o tempo todo. Quanto mais mexer, mais cremoso ele vai ficar.
Uma vez que o arroz absorver todo o líquido, use uma caneca para acrescentar o caldo feito com a mistura dos legumes.
Dica: coloque o caldo aos poucos e vá mexendo até o caldo ir secando, só quando for secando, acrescente mais, este ‘e o segredo de um bom risoto, paciência e atenção. Este processo vai durar em torno de 20 minutos. Passando uns 15 minutos vá provando o seu arroz para sentir quanto ele estiver no ponto de al-dente, dependendo o seu arroz este tempo pode variar.
Uma vez seu arroz pronto e no ponto de Al-dente, prepara os queijo, primeiro entra o queijo parmesão ralado na hora para dentro da panela, depois o queijo minas cortado em cubos. Agora adicione os pedaços de abóbora paulista, que neste tempo já esta pronto.

Apague o fogo e acrescente o queijo Brie cortado também em cubos pequenos, este queijo lhe dará uma cremosidade maravilhosa, entra a manteiga sem sal para dar brilho e a cebolinha. Mexa tudo até derreter o queijo.
Dica: se quiser o seu arroz mais molhadinho e cremoso, acrescente um pouco mais de água.
Retire a moranga do forno, dispense o alumínio e coloque-a num prato grande. Então, adicione o risoto ao centro oco. Por cima, finalize com queijo parmesão ralado e um toque de azeite de oliva.
É isso!!! Bom apetite!

 

Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Comentários
Assista ao vídeo