Colunistas - Rodolfo Bonventti

As séries americanas que invadiram a nossa TV no início da década de 70

8 de Janeiro de 2015

Com a chegada da TV a cores no Brasil, as emissoras brasileiras passaram a ofertar no horário nobre uma grande quantidade de séries americanas e de filmes originariamente coloridos, que passaram a competir em termos de audiência com os programas nacionais, normalmente musicais ou humorísticos, produzidos na época, principalmente por Globo, Record e Tupi.

"Persuaders" - Tony Curtis e Roger Moore eram os galãs da série
 

Em 1972, por exemplo, dez séries, todas elas norte-americanas e exibidas no horário nobre, faziam sucesso na nossa telinha. A maior audiência pertencia a “Persuaders”, estrelada por Tony Curtis, sempre um grande ator cômico, e Roger Moore, que acabara de deixar a pele do agente 007, que viviam dois playboys que se tornavam detetives amadores. A série era apresentada todas as sextas-feiras pela TV Globo, logo após o especial “Sexta Feira Nobre”.

 

Na mesma TV Globo, só que nos domingos à noite, o sucesso ficava com a série “Marcus Welby Médico”, um drama passado em um hospital e que se tornou uma das séries de maior sucesso nos Estados Unidos e em todo o mundo, estrelada pelo veterano Robert Young e pelo novato James Brolin.

 

Outro sucesso certo de audiência era a série “Hawaí 5.0”, um policial estrelado por Jack Lord que falava de um policial estadual que enfrentava criminosos dos mais diversos tipos no clima paradisíaco das ilhas havaianas. A série era exibida às quartas-feiras pela TV Record no horário das 21h15.

James Brolin e o veterano Robert Young
 

 

 

Também na TV Globo, todas as quintas-feiras, no horário das 22h50, a exibição de “Mod Squad”, outra série policial, trazia boa audiência para a emissora, tanto no Rio como em São Paulo. No elenco as presenças de Michael Cole e Peggy Lipton.

Na TV Record, sempre às terças-feiras, às 21h15, o faroeste marcava presença com a série “Chaparral”, criada pelo mesmo autor da clássica “Bonanza”, em um gênero que sempre fez sucesso entre os telespectadores brasileiros.

 

Outro sucesso na TV Globo na época foi “A Família Dó Ré Mi”, uma produção da TV ABC americana, e que se baseava em um fato real, nos Van Trapp, uma família de cantores austríacos que foi para os Estados Unidos e se tornou um grande sucesso. No elenco estavam Shirley Jones como a matriarca do clã e David Cassidy como o filho mais velho e que se transformou em um dos mais aclamados galã da TV americana na época da exibição do seriado.

"Hawaí 5.0" com Jack Lord 
 

 

Já a TV Tupi, além das suas sessões de cinema, marcava presença no quesito seriado americano com a exibição semanal às segundas-feiras, às 22 horas, de “Glenn Ford e a Lei”, onde o grande astro de Hollywood se apresentava como um defensor absoluto da lei e da ordem.

 

A invasão dos seriados americanos na nossa telinha continuou forte nas décadas seguintes, e ainda hoje representa a certeza de uma boa audiência para boa parte dos nossos canais abertos.  

 

 

 

 

"Chaparral" 
 
"A Família Dó Ré Mi" trazia Shirley Jones liderando uma familia 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: Debates e entrevistas no final da noite na década de 70.

Comentários
Assista ao vídeo