Cultura - Música

Ocupação de dança da Funarte recebe espetáculo Gag, do VII Festival Contemporâneo de Dança

11 de Novembro de 2014

 

A sétima edição do Festival Contemporâneo de Dança utiliza espaços de grandes centros culturais de São Paulo para levar espetáculos voltados à experimentação e ao diálogo nesta arte. A Funarte foi um dos locais escolhidos para integrar o festival. Na Sala Reneé Gumiel, que recebe a Ocupação Âmbargris – Cerco Choreográfico, o público poderá assistir *Gag, peça interpretada por Luciana Chieregati que investiga junto ao espectador a quantidade de significação atribuída às coisas. As apresentações acontecem nos dias 14 e 15 de novembro, às 20h30, e 16 de novembro, às 19h30.

*Gag é uma pergunta, uma tentativa de colocar um problema no palco, uma dificuldade em cena. É um convite que tem a ver com a atribuição de significado às coisas, neste caso, a de um corpo em movimento. Uma tentativa de gerar um território de impossibilidade de significar a partir do excesso de interpretação: esvaziamento, potência, tédio. Serão os significados uma construção ou serão eles inerentes à matéria que significa? O que ocorre na overdose de significados que interrompem uma lógica de relações de sobreposição entre o corpo e as palavras? Que corpo? *Gag é uma pergunta sobre um corpo dançando no palco hoje, em 2014.

O termo Gag denota aquilo que se interpõe na fala impedindo a elocução de uma palavra e a improvisação do ator para preencher um vazio de memória ou uma impossibilidade de falar.

 

Comentários
Assista ao vídeo