Nascido em Angola, em março de 1972, o Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço, gravou na tarde desta terça-feira (28) o programa institucional da Record News apresentado por Débora Santilli, Cartão de Visita.
Jovem, porém, com uma admirável carreira, o Cônsul Geral crê que o futuro do Brasil dificilmente poderá ser previsto sem um conhecimento profundo da extensão dos seus estrangulamentos e das suas possibilidades.
Cantor Leonardo e o Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço |
Foto: Karina Lajusticia |
— Essa é a password. As suas inegáveis vulnerabilidades em matéria de educação, saúde, infraestrutura e competitividade merecem ser situadas num plano de incidência que coloque em paralelo o esforço de superação feito desde a década de 90, quer na sua estabilização financeira e cambial, quer no combate às suas tradicionais assimetrias sociais num país de mais de 190 milhões de pessoas.
Com relação a seu país, ele vê como desafio trazer para o olhar brasileiro, uma visão do Portugal contemporâneo, criando uma parceria benéfica para ambas nações.
Paulo Lopes Lourenço e Ana Hickmann |
Foto: Beatriz Quintas |
Autor de dois livros, “Os sonhos imperfeitos” e Elogio do amor negado, Lourenço conta sobre o importante papel do consulado para a sociedade.