Cultura - Música

Festival traz expoentes da dança contemporânea do mundo para o Brasil

22 de Outubro de 2014

 

A 7ª edição do Festival Contemporâneo de Dança reúne em São Paulo, no período de 30 de outubro a 16 de novembro de 2014, artistas de diversos países comprometidos com a experimentação, a investigação e o questionamento das fronteiras artísticas, cujos trabalhos conjugam pensamento crítico e reflexão poética. Essa edição do FCD tem o patrocínio do Banco Itaú e apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, do programa IBERESCENA - Fundo para as Artes Cênicas Ibero-Americanas, SESC, além de diversas instituições internacionais de apoio a cultura.

O raio de atuação geográfica do Festival na cidade de São Paulo ampliou-se em 2014. Nessa nova edição, cinco espaços culturais – da zona leste a norte, passando pelo centro – serão ocupados por bailarinos e suas obras: Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, SESC Santana, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e a Funarte. Na maioria das salas o acesso é gratuito ou com preço popular.

Nessa edição, além de promover a apresentação de Guintche, trabalho de Marlene Monteiro Freitas (Cabo Verde/Portugal), o Festival acredita ser de fundamental importância a volta de Ivo Dimchev (Bulgária/Áustria) ao Brasil, que mostrará as performances Concerto eICure, e Taoufiq Izeddiou (Marrocos) que, desta vez, virá com a sua Cie Anania para mostrar Rev'Illusion. O FDC investe no retorno destes artistas com o objetivo de proporcionar ao público que acompanha anualmente a programação do Festival a chance de perceber as singularidades de suas trajetórias e de conferir a continuidade de pensamentos que se expandem, se consolidam e se revigoram ao longo do tempo.

Importante frisar que o Festival Contemporâneo de Dança tem como característica trazer artistas que modulam nas intensidades dos seus corpos potências de vida e, expostos, compartilham riscos, dúvidas, curas, impossibilidades, dores, invenções e prazeres.

Comentários
Assista ao vídeo