As primeiras imagens misturavam as cores e apresentavam falhas no vídeo |
Em 1970, o governo militar brasileiro precisava “comemorar” o tal “milagre econômico” que eles diziam que vivíamos. E foi aí que surgiu a Embratel, na verdade inaugurada quatro anos antes, que em caráter experimental e para um público muito seleto, possibilitou que as primeiras imagens em cores chegassem aos nossos aparelhos de televisão.
Esse mesmo público seleto, já que naquele 1970 pouquíssimas pessoas puderam adquirir assim de imediato uma televisão a cores - o preço não era nada convidativo-, pode ver a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo do México, onde fomos tricampeões para a alegria da torcida canarinho e, principalmente, do governo militar da época, que aproveitou a vitória para tentar ganhar pontos junto à população.
Na verdade, a primeira transmissão pública totalmente em cores aconteceu em 19 de fevereiro de 1972, na transmissão da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, pelo sistema PAL-M. E isso só aconteceu devido a um decreto baixado um pouco antes, pelo governo federal, que determinava o corte da concessão das emissoras que não passassem a transmitir uma porcentagem mínima de programas em cores.
A primeira transmissão pública colorida na Festa da Uva de 1972 |
Mas não foi nada fácil transmitir as primeiras imagens coloridas no Brasil. Só para se ter uma ideia, para a transmissão da Copa do Mundo de 1970, as imagens eram captadas no México e enviadas, por meio de um satélite localizado na altura de Fernando de Noronha. De lá, as imagens eram transmitidas para as antenas localizadas no Rio de Janeiro e no Edifício Itália, em São Paulo. O Rio de janeiro em seguida distribuía as imagens para Centro-Oeste e Nordeste, enquanto São Paulo enviava para o Mato Grosso e o Sul do Brasil.
O custo dessa transmissão, na época, foi muito alto, mas fazia parte de um plano do governo militar de mostrar para os brasileiros que ele estava preocupado com o povo e que estávamos mesmo vivendo um grande “milagre econômico”.
As imagens da Copa do Mundo de 1970 inauguraram o sistema PAL-M no Brasil |
Mas foi somente a partir de 1972 que efetivamente a televisão em cores se instalou no País, aproveitando, é claro, as experiências e lições aprendidas nas primeiras imagens vindas do México em 1970. A inauguração oficial de uma programação colorida aconteceu em 31 de março de 1972, coincidentemente, no dia do aniversário de oito anos do Golpe Militar, com um pronunciamento em rede nacional do então Ministro das Comunicações, Hygino Corsetti.
Na próxima semana: Vicente Sesso e mais um sucesso no horário das 19 horas.