Viver - Saúde

Ribeirão Preto sedia Simpósio de Anestesia em Ginecologia e Obstetrícia

15 de Outubro de 2014

 

 Pela primeira vez acontece no interior de São Paulo uma sequência de debates que terão como tema principal a anestesia para mulheres e gestantes. Trata-se do I Simpósio de Assistência Anestésica em Ginecologia e Obstetrícia de Ribeirão Preto, organizado pela CoopanestRP (Cooperativa de Médicos Anestesistas de Ribeirão Preto) que acontece entre os dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. O evento será realizado junto com a 3ª edição da Jornada de Assistência Materno-Infantil e Cirurgia Ginecológica, organizado pela Mater – Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto. Neste ano, a jornada aborda questões sobre Qualidade e Segurança.

A programação do Simpósio irá debater principalmente assuntos referentes à anestesia em gestantes e na ginecologia, analgesia em parto e, principalmente, a responsabilidade civil do anestesista nas cirurgias obstétricas. Segundo o médico anestesista e presidente da CoopanestRP, Alexandre Maitto Caputo (CRM 120824 – RQE 46386), o debate será uma forma de desmistificar cada vez mais a atuação do médico anestesista e oferecer segurança nas cirurgias, principalmente nos partos – inclusive os normais, através da analgesia.  “O evento irá discutir assuntos importantes no dia a dia do médico anestesista e problemas que, infelizmente, ainda circulam neste meio, como a desumanização na assistência obstétrica, ou seja, a falta de paciência com a gestante durante trabalho de parto, e as diferentes faces da violência obstétrica”, destaca.  

Uma das principais preocupações hoje da classe de médicos anestesistas é disseminar informações à população sobre como são os procedimentos de anestesia e os casos de emergência em gestantes – assunto que será destaque no Simpósio. “A anestesia deve ser aplicada, única e exclusivamente, pelo médico especialista em anestesia, pois é ele quem irá indicar a técnica mais segura e com melhor resultado para cada tipo de paciente e cirurgia”, destaca a médica e diretora financeira da CoopanestRP, Luciana Moraes dos Santos (CRM 107257 – RQE 46364). Segundo ela, o maior desafio hoje é convencer os administradores em saúde da importância do médico anestesista estar presente 24 horas dentro das maternidades. “E não somente em plantões à distância. Isso muda a assistência a pacientes gestantes”.

DISCUSSÃO – A médica mostra ainda que a assistência à paciente obstétrica exige uma equipe de resposta rápida com treinamento atualizado nas urgências e emergências da gravidez. “Estamos cuidando de dois pacientes, a mãe e o bebê. A paciente obstétrica tem uma deterioração muito rápida de sua condição em caso de complicações, então a rapidez no atendimento é crucial”. Além disso, segundo ela, há no Brasil um movimento em direção ao parto sem dor, em que a analgesia de parto (procedimento anestésico em que ocorre a retirada da dor sem interromper as contrações do parto e permitindo que a mãe escolha a posição que ela deseja que seu bebê nasça), seja uma alternativa das melhores práticas de um parto normal humanizado. “São assuntos como estes que discutiremos em nosso simpósio”, completa Luciana Moraes.

Cooperativa dos Anestesiologistas de Ribeirão Preto (CoopanestRP)

Com o intuito de disseminar a atuação do médico anestesista e prestar serviços baseados nos princípios modernos de qualidade e de humanização do paciente, a CoopanestRP foi criada em junho de 2009 por um grupo de médicos atuantes em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O objetivo era um só: ser uma instituição sustentável, garantir ao cooperado segurança, além de gerenciar as condições de trabalho e atualização médica, proporcionando ao paciente assistência perioperatória efetiva. No Brasil atualmente existem 24 cooperativas de anestesiologistas. Hoje, com cinco anos de atuação, a CoopanestRP detém 30% dos contratos em serviços de anestesia obstétrica e já desenvolveu, inclusive, tecnologia própria para gerenciamento e intercomunicação de equipes médicas em anestesia à distância com rapidez e eficiência.

São 95 médicos anestesistas cooperados nas cidades de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara, Américo Brasiliense, São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, que atendem em 30 postos de trabalho, o que totaliza mais de 2 mil procedimentos  por mês, entre cirurgias e exame diagnósticos. A equipe atua em oito hospitais associados: Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-Mater, Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Hospital Electro Bonini (Unaerp), Maternidade Cidinha Bonini (Unaerp), HEAB (Hospital Estadual Américo Brasiliense), AME Barretos (Ambulatório Médico de Especialidades), Hospital Santa Casa Misericórdia de Barretos, Duo Day Hospital de Araraquara, além de duas clínicas de exames de imagem: CEDIRP (Central de Diagnóstico Ribeirão Preto) e DIMEN-RP (Medicina Nuclear).

PROGRAMAÇÃO

I Simpósio de Assistência Anestésica em Ginecologia e Obstetrícia de Ribeirão Preto

17/10 (sexta-feira)

19h30: Abertura

20h30: Hemorragias uterinas agudas: como conduzir na urgência?

20h30: Hemorragia Purperal (caso clínico e tratamento anestésico na hemorragia uterina na urgência) / Dr. Carlos Othon Bastos

18/10 (sábado)

8h30 às 10h: ANESTESIA NA GESTANTE  (Dra. Ana Beatriz Furtado de Souza)

8h30 às 8h50: Atualização em Anestesia para Cesárea (Prof. Dr. Marcelo Luis Abramides Torres)

8h50 às 9h10: Uso do ultrassom em Anestesia Obstétrica  (Dr. Renato Mestriner Stocche)

9h10 às 9h30: Jejum na paciente obstétrica (Dr. Klaus Morales)

9h30 às 9h50: Cefaléia pós -punção dural: evidências e controvérsias (Prof. Dr. Marcelo Luis Abramides Torres)

 

10h20 às 11h50: ANALGESIA DE PARTO NORMAL (Dr. Alexandre Maitto Caputo)

10h20 às 10h45: Analgesia de parto: o que há de novo (Dr. Fernando Bliacheriene)

10h45 às 11h10: Evidências em Ressuscitação intrauterina (Dr. Klaus Morales)

11h10 às 11h35: Tromboprofilaxia na gestante (Dra. Venina Barros)

 

12h00 às 13h: QUALIDADE E SEGURANÇA PROFISSIONAL PARA O ANESTESIOLOGISTA (Lauro Eduardo de Oliveira/ advogado)

12h às 12h20: Responsabilidade Civil do Anestesiologista Obstétrico (Dr. Alexandre Maitto Caputo)

 

13h10 as 14h50: EMERGÊNCIA NA GESTANTE (Dra. Claudia Regina Costa Freitas)

13h10 às 13h35: Manejo da Via Aérea Difícil na Gestante – Algoritmo ASA 2013 (Dra. Claudia Regina Costa Freitas)

13h35 às 14h: Manejo anestésico pré-eclampsia (Dr. Carlos Othon Bastos)

14h às 14h25: Atualização em Reanimação Cardio-pulmonar na gestante (Dra. Ana Beatriz Furtado de Souza)

 

15h20 às 17h: ANESTESIA EM GINECOLOGIA (Dra. Edilaine Christian Melo)

15h20 às 15h40: Avaliação pré-anestésica: quando indicar e o que investigar? ( Dr. Luis Vicente Garcia)

15h40 às 16h: Anestesia para procedimentos ginecológicos na gravidez (Semyramis Maria Freire Soares dos Santos)

16h às 16h20: Prevenção de Náuseas e Vômitos: últimas evidências (Dr. Alexandre Slullitel)

16h20 às 16h40: Prevenção da dor crônica pós-operatória (Dra. Angela Maria Sousa)

 

 

SERVIÇO:

I Simpósio de Assistência Anestésica em Ginecologia e Obstetrícia de Ribeirão Preto

Data: 17 e 18 de outubro

Horário: das 19h30 às 22h30 (sábado) e das 8h30 às 17 horas (sábado)

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 999)

Informações: Tel. (16) 3442 0698

Inscrições: www.faepa.br

Valor: R$ 80,00 (profissionais graduados) e R$ 50,00 (alunos residentes e aprimorandos)

 

 

 
Comentários
Assista ao vídeo