Business -

Rio de Janeiro recebe o módulo gestão empresarial do projeto Objetiva para empresários

9 de Outubro de 2014

Com o objetivo de oferecer aos profissionais do setor audiovisual a oportunidade de conhecer novas ferramentas, pensar o processo produtivo da indústria, novos formatos e plataformas, a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam o primeiro módulo do projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” no Rio de Janeiro. A cidade é a segunda a receber os módulos que abordarão temas relacionados à gestão empresarial, legislação, distribuição e projeto transmídia/inovação tecnológica.

O projeto iniciou com o módulo Gestão Empresarial, que vai até o dia 10 de outubro, no Hotel Windsor Plaza Copacabana Hotel. Esse módulo visa apresentar uma visão geral sobre os principais conceitos que envolvem a gestão empresarial das produtoras e a gestão do produto audiovisual. Essa etapa será apresentada pelos consultores Silvio Soledade, especialista em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP, que falará sobre introdução ao empreendedorismo, plano de negócios, gestão financeira e gestão estratégica, dentre outros assuntos, e Marcos Ribeiro de Moraes, Doutor em Economia pela FEA-USP e JW. Goethe Universitat, em Frankfurt, Alemanha, e especialista em Legislação e Gestão de Projetos Culturais e Audiovisuais, que abordará temas como mercado audiovisual, processo de produção audiovisual, formas de financiamento e modelos de negócios, planos de negócios para o produto audiovisual, entre outros.

Nessa etapa, Odete Cruz, Gerente Executiva do Projeto, acredita que os participantes terão a oportunidade de conhecer e exercitarem a elaboração prática de um plano de negócios para vendas de produtos ou serviços audiovisuais e estratégias de um projeto. Os participantes terão acesso a temas relevantes para o crescimento das empresas audiovisuais como organização e gestão audiovisual, planejamento, viabilidade, questões econômicas e financeiras, empreendedorismo, elaboração de projetos e plano de negócios, além de noções de roteiro.

O Módulo de Gestão Empresarial contará também com o consultor em Roteiro – Ricardo Tiezzi – Mestre em Cinema, Filosofia e Religião pela PUC-SP, com dissertação sobre narrativa arquetípica no filme Anticristo, de Lars Von Trier. Especialista em História da Arte pela FAAP, ele é coordenador e professor da pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP. Além de vários roteiros para séries para Globo, FOX, GNT e Rede TV, foi roteirista do seriado Malhação da Globo. Tiezzi abordará durante o projeto temas como roteiro no processo de produção, premissa e ideia governante e as etapas do roteiro, entre outros.

O projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Depois do Rio de Janeiro, estão previstos cursos nas cidades de Porto Alegre, Dstrito Federal e Recife, em datas e locais ainda em processo de negociação.

Comentários
Assista ao vídeo