Colunistas - Rodolfo Bonventti

Ivani Ribeiro faz uma versão saborosa de O Avarento para o horário das 18 horas

8 de Outubro de 2014
Gianfrancesco Guarnieri era Olegário na novela de Ivani Ribeiro

 

A última novela do horário das 18h30 da TV Tupi foi uma deliciosa adaptação de Ivani Ribeiro da obra “O Avarento” de Moliére. Na emissora paulista ela ganhou o sugestivo nome de “Camomila e Bem-Me-Quer” e estreou em outubro de 1972, resgatando para o horário uma melhor audiência.

 

Na versão de Ivani outro personagem ganhou importância na história: o Tio Romão, de fala doce e agradável e que sempre tinha um ombro amigo para ouvir e dar conselhos para todos, assim como um chazinho “milagroso” para curar todos os problemas.

Léa Camargo e Cláudio Correa e Castro em "Camomila e Bem-Me-Quer"

 

Essa dupla imbatível de personagens segurou a novela e prendeu a atenção dos telespectadores por seis meses, possibilitando aos grandes atores Gianfrancesco   Guarnieri como o avarento Olegário e a Cláudio Correa e Castro como o Tio Romão, maravilhosas interpretações.

Com direção de Carlos Zara e Edson Braga, “Camomila e Bem-Me-Quer” é vista até hoje como uma das mais leves e deliciosas novelas de Ivani Ribeiro na televisão brasileira.

Riva Nimitz, Geraldo Del Rey, Haroldo Botta e Gianfrancesco em cena da novela

 
 

 

Sem grandes investimentos e com gravações externas realizadas na cidade de Itu, no interior de São Paulo, a produção foi também responsável por lançar alguns atores que teriam depois belas carreiras na televisão. Foi o caso de Edwin Luisi, Liza Vieira, Bárbara Bruno, a mais velha do talentoso clã Goulart-Bruno, e Adilson Vladmir.

Marcelo Picchi, Tereza Teller e Gianfrancesco em cena da novela

 

Confirmou também o talento de Marcelo Picchi e de Tereza Teller e trouxe ainda em grandes momentos, os nomes de Nicette Bruno, Juca de Oliveira, Maria Isabel de Lizandra, Geraldo Del Rey, Riva Nimitz, Serafim Gonzalez, Silvio Rocha, Carminha Brandão, Abrahão Farc, Léa Camargo, Jacyra Sampaio, Aldo César, Karin Rodrigues, João José Pompeo, Sérgio Galvão, Deive Rose, Haroldo Botta, Geny Prado e Genésio Almeida Junior.

 Juca de Oliveira e Liza Vieira em "Camomila e Bem Me Quer"

 

Muitos anos depois, em 1984, como contratada da TV Globo, Ivani readaptou a história para ser “Amor Com Amor Se Paga”, sucesso no horário das 18h, estrelada por Ary Fontoura como Olegário e Fernando Torres como seu contraponto, o Tio Romão.

Nicette Bruno, Geraldo Del Rey e Maria Isabel de Lizandra na novela

Na próxima semana: E surge a TV em cores no Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo