Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Ivan Sartori, presidente do TJ-SP

11 de Junho de 2012















A coluna Cartão de Visita conta com o apoio cultural de Nilton e Cristina Beraldo, da Beraldo Advogados Associados, da Formato Móveis, da Gallery, da Dentfix, da Woman Plastic, da Moviecom e da Semi Joias Mix

IVAN SARTORI, PRESIDENTE DO TJ-SP

O presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Ivan Sartori, defende mudanças no sistema de progressão de pena em funcionamento no País. Para o magistrado, a concessão do benefício que diminui o tempo de prisão de pessoas condenadas pela Justiça está deturpado por ocorrer de maneira "automática e sistemática".

- A progressão de pena tem que ser mais rigorosa. Nós precisamos examinar profundamente se aquele preso pode ou não ser solto. Como está hoje dificulta a reeducação dos presos, pois ele já sabe que, se cometer um crime, terá que cumprir apenas um sexto da pena e já pode voltar às ruas. O homicídio hoje está banalizado, a pena é muito branda. Latrocínio também. Então crimes muito graves, como molestar crianças, por exemplo, eu acho que deviam ter penas mais rigorosas, para o cidadão realmente sentir que ele vai cumprir aquela pena.

Sartori defende também que os presos trabalhem enquanto cumprem pena, tanto para que "produzam para a sociedade" quanto para "se valorizarem e deixarem de pensar bobagem".

Para que essas medidas tenham efeito, o magistrado admite que é necessário aperfeiçoamentos também no sistema prisional. Para ele, o único modo de isso ocorrer seria entregando a gestão dos presídios à iniciativa privava.

- Do jeito que está não tem possibilidade de recuperar ninguém. Aquilo é um depósito humano, um arquivo humano. Acredito que [melhoras viriam] ou pela privatização ou pela parceria público-privada. Acredito que é por aí. Nós temos notícia de vários empresários que querem fazer isso. Querem dar alguma coisa de si ao Estado.

Sartori, que assumiu a presidência do órgão máximo da Justiça paulista em janeiro, afirmou que as prioridades da sua gestão, de dois anos, serão a resolução da questão dos precatórios, a reestruturação física dos tribunais e o aumento do número de servidores. (Com informações do R7)


Zacarias Pagnanelli e Ivan Sartori

Além do Tele História, a coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News à meia-noite de sábado para domingo.
Comentários
Assista ao vídeo