O produtor cultural Haroldo Costa comemora o sucesso do projeto Música de Bar em Bairros com um show de encerramento do projeto, que terá como convidado o cantor e compositor Zé Luiz do Império. O local escolhido não poderia ser outro senão Madureira, berço do samba e de muitos bambas, a partir das 19h, na Arena Carioca Fernando Torres.
O projeto percorreu as Arenas e Lonas Culturais de vários bairros do Rio de Janeiro, como Tijuca, Penha, Maré, Guadalupe, Realengo, sempre apresentando grandes nomes da música como Ito Melodia, Marquinhos PQD, Roberto Dicró, entre outros.
Para o show de encerramento, o sambista Zé Luiz do Império apresenta grandes sucessos de sua autoria que não podem faltar no seu show, como “Todo Menino é Um Rei” e “Tempo Ê”, as duas eternizadas na voz do saudoso Roberto Ribeiro, feitas em parceria com Nelson Rufino, além de “Malandros Maneiros” e “Eu não fui Convidado”, em parceria com Nei Lopes.
Carioca de Santa Tereza, dono de uma voz inconfundível, cantor de timbre extremamente agradável e divisão exata, além de reconhecido pelas suas composições repletas de humor refinado e de letras elaboradas, Zé Luiz é um dos mais respeitados nomes do Samba de Raiz, com isso firmou parcerias com grandes nomes da música como Nelson Sargento, Nelson Rufino, Nei Lopes, Wanderley Monteiro e outros.
Zé Luiz foi também responsável pela idealização do projeto para o lançamento do CD da Velha Guarda do Império Serrano, uma obra memorável, um documento histórico de preservação do trabalho mais que genuíno de baluartes da Verde e Branca de Madureira, como Silas de Oliveira, Dona Ivone Lara, Mestre Fuleiro e Nilton Campolino relembrados nas vozes de figuras imperianas ilustres como Wilson das Neves, Aloísio Machado, Tuninho Fuleiro e o próprio Zé Luiz.
Seu último trabalho, “Inocente Fui Eu”, em parceria com Nei Lopes, foi gravado por Zeca Pagodinho em seu álbum MTV Acústico 2. Hoje, Zé Luiz do Império se dedica a emocionar plateias por todo o Brasil com suas canções que se transformaram em um divisor de águas no processo evolutivo do samba.
Projeto Música de Bar em Bairros
No Rio de Janeiro o bar é a extensão da casa de muita gente, confessionário de tantos outros, arquibancada esportiva em momentos especiais, e não raras vezes, ambiente de criação e inspiração musical. No espetáculo Música de Bar em Bairros, que começa no dia 28 de junho e acontece uma vez por mês, até setembro de 2014, nas Lonas e Arenas Culturais do Rio de Janeiro, cantores e cantoras consagradas da música popular cantam e contam algumas histórias de músicas, compositores e intérpretes que tenham uma ligação com os bares e os bairros de nossa cidade. O elenco é dirigido por Ruy Quaresma e conta ainda com a presença do baluarte Paulo Marquez.
O espetáculo é de criação, direção artística e apresentação de Haroldo Costa, grande profissional da arte e cultura com trajetória ímpar, que pretende com o projeto apresentar recortes musicais de artistas-personagens, muitos dos quais, frequentaram e ainda frequentam seus bares prediletos, que serviram e servem de palco de parte significativa de nossos artistas, além de abrir espaço para cantores, cantoras e grupos locais que serão convidados para dividir o palco com o elenco principal.
O bar é uma instituição. Espalha-se pelos bairros e subúrbios, dando um toque carioca muito especial e atende por diversos apelidos: botequim, boteco, barzinho, etc. Eles aglutinam e cultivam a alegria de viver da nossa gente, neles acontecem encontros de inspiração e cumplicidade, seus frequentadores habituais passam de fregueses a amigos. É parte da cultura de nossa cidade. Alguns bares basearão o roteiro e o repertório dos shows:
OS BARES
BAR – SÓ PARA QUEM PODE / Bairro - Mangueira: Sua história se confunde com a história de próprio morro. As figuras mais notáveis da comunidade como Jamelão, Carlos Cachaça, Padeirinho, Delegado, eram presença diárias e muito samba que depois se tornou sucesso, nasceu ali;
BAR - SUVACO DE COBRA / Bairro - Piedade: Onde o choro, nos anos 70, resistiu à invasão da musica estrangeira e mesmo brasileira de qualidade discutível, onde pontificaram nomes como Deo Rian, Joel do Bandolim, Conjunto Meu Kantinho;
BAR DO NOZINHO / Bairro - Oswaldo Cruz: Onde nasceu a Escola de Samba Portela e pontificaram nomes como Candeia, Paulinho da Viola, Monarco, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz;
BAR DA LADEIRA / Bairro– Salgueiro: Reduto dos bambas salgueirenses como Djalma Sabiá, Geraldo Babão, Casemiro Calça Larga, Bira do R. Era o ponto de convergência das três escola de samba da Salgueiro (Azul e Branco, Depois eu digo e Unidos do Salgueiro) e onde aconteceu a fusão que resultou na Acadêmicos do Salgueiro.
Serviço:
Arena Carioca Fernando Torres
Endereço: Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira
Telefones: (21) 3495-3078/3495-3093
Data e horário do show: Domingo, 28 de Setembro, 19h
Valor: R$ 1,00