A jornalista Débora Santilli recebeu nesta terça-feira (23) o Subsecretário da Aduana, Sr. Ernani Argolo Checcucci Filho para gravação do programa Cartão de Visita.
Checcucci esclareceu qual é o papel da Aduana e os benefícios de sua atuação para a economia nacional e comentou sobre a posição da Receita Federal em relação às críticas de que há uma demora excessiva na liberação das mercadorias importadas, quais as iniciativas na melhoria dos processos de exportação brasileira e os principais desafios no combate ao contrabando de mercadorias e no controle das fronteiras brasileiras.
O telespectador saberá também sobre o investimento em tecnologia para aprimorar os processos na Aduana e sobre o lançamento do projeto de "anexação de documentos" previsto para os próximos meses.
Zacarias Pagnanelli, Britto Jr., Ernani Argolo Checcucci Filho, Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro |
Foto: Beatriz Quintas |
A Receita Federal deve pôr em funcionamento seu projeto de "anexação de documentos", que eliminará para os importadores e exportadores a necessidade de reapresentar os mesmos papéis ou formulários a diferentes guichês da administração pública. Documentos apresentados em papel serão digitalizados, e sempre que for necessário reapresentar algum atestado ou declaração, a burocracia se encarregará de buscá-la na base de dados do governo.
O subsecretário garante: "O importador terá de apresentar qualquer documento uma única vez. Isso estará em funcionamento no fim deste ano, ou início do ano que vem."
Ernani Argolo Checcucci Filho conheceu os bastidores do Programa da Tarde quando esteve com os apresentadores Ana Hickmann, Britto Jr e Ticiane Pinheiro.