Cultura - Teatro

Hilda Hilst é homenageada em espetáculo que mistura música e poesia de improvisação

23 de Setembro de 2014

A atriz Anette Naiman e o músico Antonio Panda Gianfratti irão despertar a audição e imaginação dos espectadores que forem até oTEATRO GARAGEM para participar do BALADAS, espetáculo da dupla que estreia no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 21 horas. Poemas aleatórios que compõe o livro homônimo de Hilda Hist serão lidos por Anette enquanto Panda improvisa músicas com base nos textos. O evento faz parte da programação de dez anos do espaço e inaugura as noites do HappeninGaragem, dedicadas a projetos onde interação entre as artes é o forte.

O trabalho de pesquisa do qual BALADAS faz parte se chama Literatura no Palco. Além de Hilda, ele também explora os universos de Lygia Fagundes Telles e Clarice Lispector. Esse é o segundo passo da trilogia, que teve início com o espetáculo teatral Apenas um Saxofone, que inaugurou o Teatro Garagem há uma década, também com atuação de Anette. 

Livro para ser lido com acompanhamento musical

O livro de Hilda Hilst reúne os três primeiros anos de produção da autora no plano da poesia, que conseguia falar com ternura de assuntos como a morte e loucura. Anette conta que, BALADAS surgiu depois da descoberta que o livro foi escrito para ser lido com acompanhamento musical. “Essa era uma maneira de levar ao palco uma Hilda diferente, já que normalmente sua prosa é mais explorada do que a sua poesia. No nosso caso, teatralizamos o seu texto por meio de uma leitura dramática que potencializa todos os sentidos do público, partindo da audição, já que as pessoas estarão vendadas. O objetivo é convidar o público a  fazer uma viagem interna com o auxílio da obra desta autora que por anos pesquisou o misticismo. Queremos estimular a audição, a percepção sonora e a interatividade do som e da palavra para quebrar paradigmas através do contato com a obra vanguardista de Hilda Hilst.”, explica a atriz e idealizadora do TEATRO GARAGEM.

 

Além da audição, no decorrer da leitura Anette e Panda também buscam estimular sentidos como o paladar, o olfato e o tato. “Assim deveria ser o contato com a poesia: uma descoberta singular do significado lírico”, diz Anette que acrescenta que o trabalho e construção para esse projeto durou cinco anos. 

 

Para roteiro:

BALADAS – Estreia dia 24 de setembro, quarta-feira, às 21 horas,  no Teatro Garagem. Textos – Hilda Hilst. Atriz – Anette Naiman. Música – Antonio Panda Gianfratti.Duração – 45 minutos. Ingressos R$ 40,00 e R$ 20,00 (estudantes, terceira idade e classe artística).  Os ingressos podem ser reservados pelo e-mailreservas@teatrodagaragem.com.br

 

TEATRO GARAGEM – Rua Silveira Rodrigues, 331 – Vila Romana. Informações (11) 99122-8696.  Capacidade – 40 lugares. Bilheteria – Abre meia hora antes do início de cada sessão. Aceita cartão de débito.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo