A música italiana, com toda a sua poética e romantismo, será interpretada por Roberta Vieira e banda no espetáculo “Solare”, que acontecerá no dia 2 de setembro, às 20h00, no Theatro Pedro II. O show, que faz parte do projeto Amigos da Casa, convida o público para uma verdadeira viagem musical – desde canções da metade do século passado à produção atual, passando pelo clássico napolitano até o pop, com versões e releituras arranjadas em bossa nova e samba. Posteriormente, em estúdio, será gravado um cd com o repertório do espetáculo.
“São várias correntes musicais – desde canções mais antigas (a partir de 1958) até as contemporâneas”, explica a cantora Roberta Vieira, que é uma apaixonada pela Itália, o idioma e a música de lá. “É uma música romântica, melodiosa, com letras que unem métrica e poesia”, destaca. Esse gosto e proximidade vêm desde sua adolescência – quando já cantava vários hits do país, mas depois que morou um tempo na Itália, sua relação com a música de lá criou novos elos e conhecimento. “Tentamos resgatar vários estilos para que nosso público possa conhecer a música que faz sucesso na Europa e que acaba não chegando ao Brasil. A produção de vários talentos italianos é intensa”, acrescenta.
A proposta da artista é que o show convide a plateia a uma viagem musical italiana praticamente cronológica, apresentando músicas tradicionais, como Io Che amo - solo te de Sergio Endrigo; Nel blu dipinto di blu de Domenico Modugno; Senza fine de Gino Paoli, o clássico Nun è peccato de Peppino di Capri - em dialeto napolitano e também contemporâneas como Dove c´è musica, de Eros Ramazzoti, Dalla pella al cuore, de Antonello Venditti, Un senso, de Vasco Rossi, entre outras. Algumas das versões que serão interpretadas são Sina e Jazz - de Djavan e Ivano Fossati respectivamente, E po´che fa e Bem que se quis, de Pino Daniele e Nelson Motta.
Como toda composição de repertório, Roberta Vieira diz que não foi nada fácil selecionar o trabalho de grandes compositores - sem deixar de fora músicas inesquecíveis, mas afirma que selecionou belas e significativas canções. A proposta é levar ao público brasileiro a música italiana em sua diversidade de linguagem e roupagem técnica. Ao todo, o espetáculo reúne 19 músicas. “No Brasil, as pessoas conhecem mais a música italiana da década de 60 ou então canções de Laura Pausini; Andrea Bocelli; Pavarotti e poucos outros, mas há uma infinidade de grandes talentos e sucessos que resgatamos, após uma longa pesquisa e vamos apresentar inicialmente no Pedro II”, explica Roberta. A intenção é levar o espetáculo a outras cidades e Estados.
O espetáculo acontecerá na sala principal do Theatro Pedro II. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Começaram a ser vendidos nos shoppings da cidade e na bilheteria do teatro, desde esta terça-feira (19) - 15 dias antes do show. Os assentos serão numerados. Mais informações pelo telefone: (16) 3977-8111.
Banda
No palco, Roberta Vieira será acompanhada por Paulo Lakimé (piano, teclado e sopros); Inácio Koser (bateria e percussão); Alessandro Machado (violão); Fernando Figueira (contrabaixo). O show ainda contará com participações de Gera Machado (percussão); Fernando Pachioni e Patrícia Pachioni (back vocals). Também haverá participações dos convidados especiais: Luigi Stefani, no piano; Fabrizio Stefani, na guitarra; Camilo Calandreli, voz; Fernando Pachioni, voz e guitarra; Carla Portinari , voz e Oswaldo Fioravante, no acordeon.
Roberta Vieira
Natural de Ribeirão Preto, Roberta Vieira tem formação como biomédica, mas são as artes que a definem melhor. Além da música, ela é artista plástica e professora de italiano, motivo que a estimula a cantar músicas da Itália. A intérprete e compositora já gravou no Rio de Janeiro, na renomada gravadora “Albatroz” ao lado de Toquinho, Marcos Valle e Roberto Menescal.
Em 2011, lançou seu primeiro cd, intitulado “Instantes”. O trabalho reúne 13 faixas com músicas de outros compositores e outras próprias. O trabalho da cantora pode ser conhecido pela internet, nas redes sociais:
www.facebook.com/robertavieiracalilstefani