Cartão de Visita: Eleição no Ministério Público de São Paulo
23 de Março de 2012
A coluna Cartão de Visita conta com o apoio cultural de Nilton e Cristina Beraldo, da Beraldo Advogados Associados, da Formato Móveis, da Gallery, da Dentfix, da Woman Plastic, da Moviecom e da Semi Joias Mix
ELEIÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO
Neste sábado (24), o Ministério Público de São Paulo escolherá seu novo procurador-geral de Justiça. Ao todo, votarão no pleito que escolherá o novo chefe da instituição 300 procuradores e 1.555 promotores. Disputam o cargo os procuradores Márcio Elias Rosa, Mário Papaterra Limongi e Felipe Locke Cavalcanti.
Os candidatos estão em campanha há três meses, percorrendo as promotorias de todo o Estado expondo suas propostas. Em comum, os três defendem a valorização da instituição e dos promotores. O vitorioso passará a conduzir a maior instituição estadual do País, que conta com 3.442 servidores e um orçamento da ordem de R$ 1,53 bilhão para 2012.
- O Ministério Público tem uma longa tradição de combate à impunidade, realizando investigações sérias, disse Elias Rosa, candidato da situação, apoiado pelo atual procurador-geral Fernando Grella Vieira.
Ao procurador-geral cabe assumir ações de improbidade administrativa contra o governador do Estado, deputados estaduais e prefeitos. Já o MP tem a atribuição constitucional de defender a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Os três candidatos admitem que o Conselho Nacional do MP deve exercer competência concorrente com as corregedorias locais.
Os procuradores também concordam em temas que ganharam notoriedade na sociedade recentemente, como, por exemplo, as investigações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nas contas de magistrados.
- O conselho deve ter essa atuação de abrir os tribunais e gerar transparência. A sociedade deseja que eles sejam confiáveis e que a justiça seja feita, afirmou Locke.
- Todas as instituições devem ter controle externo. Temos de reconhecer a competência desses órgãos fiscalizadores e louvar iniciativas que busquem a transparência, completou Papaterra.
Após a eleição, caberá ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) escolher quem assume o cargo. Tradicionalmente, o chefe do Executivo acaba ratificando o nome mais votado nas urnas.
Nesta quinta-feira (22), os três candidatos participaram da gravação do Jornal da Record News, apresentado por Heródoto Barbeiro, e foram recebidos pelo colunista. (Com informações do R7)
Zacarias Pagnanelli, Felipe Locke Cavalcanti, Heródoto Barbeiro, Mario Papaterra Limongi e Márcio Elias Rosa
Além do Tele História, a coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News à meia-noite de sábado para domingo.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.