A Sala Reneé Gumiel, na Funarte São Paulo, é palco de diversas atividades gratuitas ou a preços populares relacionadas à dança que acontecem diariamente de 22 de agosto até março de 2015. Trata-se da ocupação artística de dança Âmbargris – Cerco Choreográfico, projeto idealizado pela bailarina e coreógrafa Andreia Yonashiro que também coordena as atividades ao lado a bailarinaBárbara Malavoglia. Todas as atividades estão detalhadas no portal www.ambargris.art.br.
O projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte – no Edital De Ocupação Da Sala Renée Gumiel 2014. No dia 22 de agosto, sexta-feira, o projeto recebe as danças urbanas do Chemical Funk, grupo que transporta as raízes desse estilo de dança para situações inusitadas. Com direção de Ivo Alcântara, os três espetáculos trazidos pelo grupo lotam teatros em toda a América Latina. São eles Sala de Estar, Orbit e Locking. O diretor também dá aulas de street dance durante toda a ocupação.
Na programação, há ainda cerca de 20 espetáculos - sendo duas estreias, uma de Wellington Duarte (A Soma Infinita de Seus Possíveis, dias 21, 22 e 23 de novembro) e outra de Bárbara Malavoglia (Estudos Para Estratégia, dias 28, 29 e 30 de novembro). Um dos destaques é o solo de Cristian Duarte, The Hot OneHundredCoreographers (vencedor do Prêmio APCA de 2011 na categoria Criação em Dança), um espetáculo baseado nos movimentos de 100 coreógrafos escolhidos por Cristian e que se passa em apenas 50 minutos. As apresentações ocorrem sempre de sexta à domingo, a R$10. A proposta do projeto é ampliar a cultura da dança na cidade de São Paulo.
Também serão oferecidos 14 cursos gratuitos coordenados por referências nacionais e internacionais da área, como a africana Fanta Konate, que leva oficinas e workshops a países como Japão, Polônia, Suécia, Estados Unidos, Chile e Argentina (Fanta também leva alunos brasileiros emexpedições à Conacri, capital da República da Guiné, para que conheçam profundamente a música e as danças desta região); e a bailarina mestre em Artes pela Unicamp Maria Mommensohn, artista especializada no método de Rudolf Laban, um dos mais importantes dançarinos do século 20, considerado o precursor da dança-teatro.
A abertura do intenso programa de espetáculos da Funarte acontece dia 21 de agosto, quinta-feira, às 21 horas, com o Grupo de Improvisação de Movimentos Maria Duschenes, que dá continuidade ao trabalho de Maria Duschenes - bailarina falecida recentemente e que participou de importantes iniciativas da dança na cidade de São Paulo, sob direção de Cilô Lacava. Esse grupo também se apresentará quinzenalmente durante a ocupação, sempre às quintas-feiras, às 21 horas.(confira a programação completa ao final do texto).
Também há espaço para 8 seminários e discussões quinzenais sobre políticas públicas de cultura, 7 laboratórios de escrita voltados à observação dos movimentos da dança, 3 festas temáticas, apresentações semanais de danças breves, encontros dançantes com o público, onde serão praticados bailes (dança de salão) ou danças urbanaseo festival itinerante Causa em Causa, promovido pela artistaJuliana França, que acontece entre os dias 25 e 31 de agosto (informações sobre o projeto seguirão em release à parte).
Bailarina e idealizadora de Âmbargris, Andreia Yonashiro ressalta a importância do projeto, quepropõe atividades que repensam a dança sob ângulos diferenciados. “Queremos resgatar as tradições dessa arte e encontrar maneiras de aplicá-las nos dias de hoje. Com o passar do tempo, essa modalidade perdeu muito da sua forma artesanal. O projeto retoma a ideia de circularidade, de união”, explicaAndreia.
O título do projeto, Âmbargris, se refere a uma substância produzida pelas baleias cachalotes machos, conhecida como “tesouro do mar” devido ao cheiro agradável que exala após anos de oxidação e evaporação da água. Esse material é utilizado há séculos na indústria cosmética para fabricação de perfumes. Segundo a bailarina, é um cheiro raro e agradável como o perfume que ela sente ao ver o bailarino Vaslav Nijinsky dançar (Vaslav Nijinsky foi um bailarino e coreógrafo russo que atuou na área desde os quatro anos. É conhecido popularmente como o deus da dança).
Espetáculos - Extração da Raiz Infinita de Dança
Os espetáculos acontecem sempre às sextas-feiras e sábados, às 20h30, e domingos, às 19h30. Os ingressos custam R$10.
Nas quartas-feiras, às 20h30, há apresentações na mostra “Danças Breves”, onde diversos grupos e artistas apresentam coreografias que duram de 3 a 15 minutos, juntando obras de diferentes culturas e momentos históricos. Serão convidados também estudantes e amadores. Qualquer artista interessado em apresentar-se pode procurar o projeto para integrar esta programação. A entrada custa R$10 e a programação será divulgada a cada semana.
Também há encontros quinzenais (às quintas-feiras) em que o público é convidado a participar de bailes (dança de salão) e de danças urbanas, e apresentações do Grupo de Improvisação de Movimentos Maria Duschenes, sob direção de Cilô Lacava. Os bailes e danças urbanas acontecem às 20h30. As apresentações dirigidas por Cilô, às 21h. O primeiro evento é gratuito, e as apresentações custam R$10.
Dias 22, 23 e 24 de agosto, sexta-feira, sábado e domingo, o projeto recebe as danças urbanas do Chemical Funk, grupo que transporta as raízes desse estilo de dança para situações inusitadas. Com direção de Ivo Alcântara, os três espetáculos trazidos pelo grupo lotam teatros em toda a América Latina. São eles Sala de Estar, Orbit e Locking. Dentro do projeto FUNKDAMENTAL SP, parceiro deÂmbargris, o diretor também dá aulas de danças urbanas e promove encontros dançantes durante toda a ocupação, e traz em outubro o evento Identidade Hip Hop.
No mês de setembro, alunos do Núcleo de Formação Intensiva em Dança da Escola Livre de Dança da Maré trazem o espetáculoExercício M, de Movimento e de Maré, dirigido porLia Rodrigues. Os integrantes do grupo aproveitam o espaço para falar sobre suas experiências e vivências na Favela da Maré.
Em outubro, um dos destaques é pesquisa coreográfica Como Superar o Grande Cansaço?,de Eduardo Fukushima, que além de apresentações nacionais, também fez sessõesem Portugal, Inglaterra, Argentina, Bolivia, Republica Dominicana e Taiwan. O espetáculo desenvolve a pergunta sugerida por meio da linguagem corporal.
Joana Lopes e Andreia Yonashiro apresentam espetáculo Eólitos, fruto de uma pesquisa realizada há mais de dez anos, que traz modelos da física para a dança. O experimento de arte-ciência também se transformará em um livro que será publicado no final da ocupação. A diretora artística de Âmbargris e bailarina Bárbara Malavoglia estreia o solo Estudos Para Estratégia, peça que trata da questão do tempo e da tendência humana para a repetição. Outra estreia que ocorre na ocupação é o espetáculo A Soma Infinita de Seus Possíveis, de Wellington Duarte. O espetáculo dialoga com o romance O Inominável, de Samuel Beckett e com as ideias do filósofo Maurice Blanchot.
Cursos - Raiz-Homem
As 14 modalidades de cursos oferecidos no projeto de ocupação artística transitam por estilos variados da dança. Entre elas, há aulas mais tradicionais, como as de balé clássico e as danças urbanas; e também de culturas mais específicas, como a indiana, africana e o cavalo marinho, folguedo tradicional da zona da mata de Pernambuco. Os cursos ocorrem até o final de 2014 de segunda a sábado, em vários horários, das 9h às 21h30 e são gratuitos.
Além dos cursos da africana Fanta Konate e de Maria Mommensohn, destacam-se também as atividades coordenadas por Gícia Amorim (vencedora do prêmio APCA de 2002 pelo trabalho de pesquisa e linguagem sobre Merce Cunningham). A artista pernambucana estudou o método, repertório e composição coreográfica do bailarino norte-americano Merce Cunningham (um dos maiores ícones da dança moderna) no Merce Cunningham Studio (Nova Iorque), com o próprio bailarino. Autorizada pela Cunningham Dance Foundation a ensinar a técnica deste bailarino, Gícia compartilha seus conhecimentos com os participantes da ocupação de dança da Funarte.
Fora as apresentações de espetáculos autorais, as bailarinas que coordenam o Âmbargris, Andreia Yonashiro e Bárbara Malavoglia,também dão cursos sobre suas especialidades. Andreia dá aulas de dança contemporânea e Bárbara de dança clássica indiana e estudos sobre o coreógrafo mexicano José Limón(Confira programação completa dos cursos no final do texto).
Palestras e Seminários- Observatório de Políticas Para a Dança
Durante a ocupação, profissionais de diversas áreas discutem a dança e outros assuntos que a envolvem, como as propostas que fomentam a atividade em São Paulo, a sua relação com o urbanismo e a política, iniciativas recentes e muito mais.
Aberta, a programação de palestras e seminários vai se moldando junto aos primeiros passos da ocupação.Os seminários ocorrem quinzenalmente, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30.As datas fechadas para os eventos são 16 e 30 de setembro, 14 e 28 de outubro, 11 e 25 de novembro, 9 e 16 de dezembro. Não é necessária inscrição prévia para participar e a entrada é franca.
Poet-com
O poet-com é uma ferramenta que amplia a proposta doÂmbargris. O objetivo é utilizar as atividades que acontecem na ocupação como inspiração para o desenvolvimento de textos e imagens. Quem auxilia os interessados nesse processo são as profissionais de dançaClarissa Sacchelli, Isabel Ramos Monteiro e Júlia Rocha, artistas convidadas para coordenar uma oficina de escrita. A atividade, que não necessita de inscrição prévia, acontece a partir do dia 3 de setembro (quarta-feira), das 17h às 19 horas. O término da oficina está marcado para o dia 26 de novembro. Os encontros são quinzenais e sempre às quartas-feiras. A oficina é grátis.
IntituladaA Língua É Um Músculo, a atividade propõe que se faça um paralelo entre a linguagem verbal e a dança, tratando o texto como algo que pode ser percebido e que tem seus próprios sentidos. As artistas auxiliam os participantes com provocações, interesses e reflexões.
Além de disponibilizados no portal online do Âmbargris, os textos produzidos pelos frequentadores da oficina também entrarão na publicação Poet Com Âmbargris, um informativo impresso que reportará as atividades de maior destaque do projeto de ocupação artística.
Festas Temáticas – Cercos Choreográficos
Nos dias 12, 13 e 14 de setembro (de sexta-feira a domingo) acontece a primeira festa temática do Âmbargris. Ao longo de toda a ocupação, duas outras festas também têm espaço, marcando o meio e o fim do projeto.
Intituladas Cercos Choreográficos, as comemorações trazem programação diferenciada a cada edição, ligadas a diferentes imagens do tempo que serão ritualizadas por meio da dança. Mais informações em breve!
Programação de Espetáculos
Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30, na Funarte (Sala ReneéGumiel). Os ingressos custam R$10.
Dias 22 e 24 de agosto - Sexta-feira, às 20h30. Domingo, às 19h30.
Grupo - Chemical Funk
Espetáculos - Orbit [underconstruction] e Sala de Estar
Dia 23 de agosto - Sábado, às 20h30
Grupo - Chemical Funk
Espetáculo - Locking
Locking é um espetáculo que explora esse tipo de dança, que foi desenvolvido no final dos anos 60. O locking é considerado a dança clássica das danças urbanas. No espetáculo, pequenas esquetes vão mostrando ao público as origens da dança e a estética da época.Orbit transmite por meio da dança o fascínio do homem pelo universo e a busca por respostas sobre sua materalização, origem, amplitude e tempo de existência. Sala de Estar mostra o cotidiano de um homem comum que faz suas atividades mais simples por meio de passos de dança.
Ficha Técnica:
Locking. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre. Direção Coreográfica: Ivo Alcântara. Intérpretes Criadores: Diego Luiz de Oliveira (Popping D), Evandro Ferreira da Silva (Smile), Ivo Thadeu, Batista Alcântara (Ivo Alcântara), Marcus Vinícius Damasceno (Chorro Apache), Nathalia BiavaschiGlitz (NatiGlitz), Tadeu Wellington Oliveira Santos (Tadeu Crazy), Tiago Silva Meira (BoogalooBegins) e Zildo Aparecido Faria Jr. (Lockin’Zildo) Textos: Frank Ejara. Iluminação: Renato Lopes. Fotografia: Mari Turco
Orbit [underconstruction]. Duração: 25 minutos. Classificação: 12 anos. Direção Coreográfica: Ivo Alcântara. Intérpretes Criadores:Diego Luiz de Oliveira (Popping D), Evandro Ferreira da Silva (Smile), Ivo Thadeu Batista Alcântara (Ivo Alcântara), Nathalia BiavaschiGlitz (NatiGlitz) e Tiago Silva Meira (BoogalooBegins). Trilha Sonora: Davide de Merra (Nelson D). Iluminação: Renato Lopes. Fotografia: Mari Turco
Sala de Estar. Duração: 15 minutos. Classificação: Livre. Direção Coreográfica: Ivo Alcântara. Intérpretes Criadores: Diego Luiz de Oliveira (Popping D), Evandro Ferreira da Silva (Smile),Ivo Thadeu Batista Alcântara (Ivo Alcântara), Nathalia BiavaschiGlitz (NatiGlitz) e Tiago Silva Meira (BoogalooBegins). Trilha Sonora: Evandro “Smile” e Ivo Alcântara. Iluminação: Renato Lopes. Fotografia: Mari Turco
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Dias 5, 6 e 7 de setembro -Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarino - Cristian Duarte
Espetáculo-The Hot OneHundredChoreographers.
The Hot One Hundred Choreographers toma como assunto e material coreográfico 100 obras/coreógrafos, tratando a criação e performance como um dispositivo para se pensar sobre forma, criação,produção, autoria,contexto e resolução.O espetáculo teve como ponto de partida o text-painting The Hot One Hundred, do artista britânico Peter Davies. Adança-lista propostanestesolonão garantelugarfixoou valoração pornúmeros. Dançaecoreografias sedão pela manipulação, apropriação, mixagem dos conteúdos listados, epor meio da série de et ceteras que a performance aponta. A lista dos coreógrafos pode ser consultada no websitewww.lote24hs.net/hot100.
Ficha Técnica:
The Hot OneHundredChoreographers. Duração: 50 minutos. Proposição, criação e performance: Cristian Duarte. Colaboração e Criação: Rodrigo Andreolli.Iluminação: André Boll.Edição da trilha: Tom Monteiro.Hot Contribuições: Bruno Freire, Júlia Rocha e TarinaQuelho. Design e conceito do site: Cristian Duarte e Rodrigo Andreolli.Webdesign e Programação: Roberto Winter.Figurino:Cristian Duarte.Fotografia: Carolina Mendonça.Produção Artística: Cristian Duarte e Rodrigo Andreolli.Apoios/agradecimentos:ArtistFacultyProgramatSchoolofDance – HerbergerInstituteat Arizona StateUniversity/USA, Simon Dove, Universidade Anhembi Morumbi, Valéria Cano Bravi, PUC-SP – Artes do Corpo, Rosa Hercoles, Peter Davies e mais de cem coreógrafos.
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Dias 19, 20 e 21 de setembro -Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Grupo - Núcleo de Formação Intensiva em Dança da Escola Livre de Dança da Maré
Espetáculo - Exercício M. De Movimento e de Maré
Ficha Técnica:
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Dias 27 e 28 de setembro - Sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Grupo - Uma Xavier
Espetáculo - xxxxxxxxx
Ficha Técnica
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Dias 3, 4 e 5 de outubro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarino - Eduardo Fukushima
Espetáculo - Como Superar o Grande Cansaço?
A partir do cansaço, do movimento e de estudos sobre o niilismo, surge a pergunta: “como superar o grande cansaço?”. Sem pretensões de respostas, a questão é desenvolvida em linguagem corporal. A dança é a própria pergunta como vontade de potência e geradora de movimento. A coreografia é construída a partir de gestos e intenções dentro de uma qualidade de movimento especifica aliada a repetição, chegando a um estado corporal que se desenvolve e permanece em tempo real. Uma dança que existe no confronto com o cansaço, com a precariedade e fragilidade da vida. Uma dança que apesar do cansaço, continua.
Ficha Técnica
Como Superar o Grande Cansaço?.Duração: 25 minutos. Classificação: Livre.Direção, Criação e Apresentação: Eduardo Fukushima.Orientação da pesquisa: Key Sawao.Criação Sonora: Felipe Ribeiro e Eduardo Fukushima, inspiradaemimproviso de Henrique Iwao, Mário Del Nunzio e Jean-Pierre Carón.AssistênciaArtística Geral: Hideki Matsuka e Beatriz Sano.Preparação corporal:Eduardo Fukushima. Fotografia: Inês Correa.Direção Técnica e Operação: Igor Sane.Produção: Carolina Goulart.Site:fukushimaeduardo.wordpress.com
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Dias 10, 11 e 12 de outubro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Grupo - Grupo Vão
Espetáculo - Quem Com Porcos Se Mistura Farelo Come
Promovido pelo exercício de se manter em transformação, impulsionadas pelo estado de contágio, coletivo, contaminado e com interesse de pulsar os desejos particulares; Quem com porcos se mistura farelo come é uma queda ordinária, um ato bandido entras as artistas do Grupo Vão.
Ficha Técnica:
Quem com porcos se mistura farelo come. Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos. Concepção: Grupo Vão.Dança: Carolina Minozzi, Isis Andreatta, Julia Monteiro, JulianaMelhado e Patrícia Árabe.Artista Colaborador Renato Ferracini.TrilhaSonora:xxxxx.Iluminação: Cauê Gouveia
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Dias 17, 18 e 19 de outubro -Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarino–Ivo Alcântara
Espetáculo–Projeto Identidade Hip Hop
Ficha Técnica
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Dias 24, 25 e 26 de outubro -Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarina–Gicia Amorim
Espetáculo–xxxxxx
Ficha Técnica
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Dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarinas–Joana Lopes e Andreia Yonashiro
Espetáculo–Eólitos
Ficha Técnica
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Dias 7, 8 e 9 de novembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarina–Vania Vaneau
Espetáculo –Blanc
Blanc é um solo de Vânia Vaneau acompanhada peloguitarrista Simon Dijoud.A criação teve como ponto de partida o interesse porrituais, pelo transe e pela transformação.A peça reúne a linguagem física com uma componente plástica, a través de um trabalho minucioso de confecção e maniplação de figurinos. O acompanhamento musical faz do todo uma obra entre a performance, o show de música e a peça de dança. Como esculturas móveis ou ainda os Parangolés de Hélio Oiticica, diferentes figuras vão sendo reveladas no espaço como uma paisagem sempre em transformação. A peça questiona a noção de identidade individual e coletiva.
Ficha Técnica:
Blanc. Duração: Aproximadamente 40 minutos. Concepção e Interpretação: Vania Vaneau. Assistente: JordiGalí. Música: Simon Dijoud. Iluminação: Johann Maheut. Produção: Cie. ArrangementProvisoire. Fotos:ÉricVillemain, Gilles Aguilar e Jair Rodrigues.Residências e co-produções:RamDam, St. Foy-les-Lyon, França.CDC Le Pacifique, Grenoble, França.CentreChorégraphiqueNational de Rillieux-la-Pape, França.LesSubsistances, Lyon, França.L'Animal a laEsquena, Girona, Espanha.
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Dias 14, 15 e 16 de novembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarino–Amauri Cacciacarro
Evento–Festival Contemporâneo
Ficha Técnica
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Dias 21, 22 e 23 de novembro -Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Grupo–Wellington Duarte
Espetáculo–A Soma Infinita de Seus Possíveis
A construção dessa nova obra não tem como ponto de partida um tema definido à priori, mas sua corporeidade nasce do diálogo com o romance O Inominável, de Samuel Beckett, e da íntima relação com os conceitos norteadores da pesquisa, subtraídos do filósofo Maurice Blanchot, especialmente, o conceito de “desastre”, onde aquilo que se experiência excede o domínio e as condições de controle; desastre enquanto experiência do imponderável, mas também do exterior ao sujeito e ao ser, para irromper como impensado, restituindo à palavra experiência o seu sentido originário: justamente o que sai da previsão e do cálculo.
Ficha Técnica:
A Soma Infinita de Seus Possíveis.Concepção e Coordenação Geral do Projeto: Wellington Duarte. Título do projeto:A Soma Infinita de Seus Possíveis. Título da obra coreográfica:LÂMINA. Direção:Wellington Duarte. Criação e Interpretação: Érica Tessarolo, Gabriel Brito Nunes, Josefa Pereira, Leandro de Souza,Márcio Araújo e Suiá Burger Ferlauto. Intervenção Dramatúrgica: Angela Nolf, Cássio Santiago e Luís Ferron. Figurinos:AnneCerutti. Iluminação: Hernandes de Oliveira. Música e Arte Gráfica:Daniel Fagundes.Ambientação Cenográfica: Suiá Burger Ferlauto. Fotógrafo: Keiny Andrade. Filme-Documentário: Daniel Kairoz. Produção Executiva: Guilherme Elias. Assistente de Produção e Administração: Donizeti Mazonas. Realização: Núcleo Entretanto, da Cooperativa Paulista de Teatro.
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Dias 28, 29 e 30 de novembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarina – Bárbara Malavoglia
Espetáculo – Estudos Para Estratégia
Ficha Técnica:
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Dias 5, 6 e 7 de dezembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarina–Maria Mommensohn
Espetáculo – xxxxxx
Ficha Técnica
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Dias 12, 13 e 14 de dezembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarinas – Fátima Soares
Espetáculo – Trabalho Sobre a Técnica de Isadora Duncan
Ficha Técnica
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Dias 19, 20 e 21 de dezembro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30
Bailarino – Robson Ferraz
Espetáculo – Erosão
Ficha Técnica
Programação de Cursos
Os cursos ocorrem de segunda a sábado, em vários horários, das 9h às 19h30, na Funarte (Sala Reneé Gumiel). Todos os cursos são gratuitos.
Segunda-feira
Graham, das 14h às 15h30, com Júnior Domingos
Afro, das 15h30 às 17h. Com Fanta Konate.
Dança Indiana, das 17h às 19 horas. Com Bárbara Malavoglia.
Dança para Adultos – Entorno, das 19h30 às 21h30. Com Nathalia Catarina.
Júnior Domingos dá aulas baseadas nos métodos de Martha Graham, bailarina precursora da dança moderna. No mesmo dia, a africanaFanta Konate leciona aulas de dança afro, acolhendo no seu método os movimentos mais tradicionais, e não os que foram adaptados quando essa arte veio ao Brasil. Bárbara Malavoglia lidera o curso de dança clássica indiana do estilo Bharatanatyam e Nathalia Catarina oferece aulas de dança para adultos voltadas para um processo de criação.
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Terça-feira
Aula para Crianças, das 14h às 15h. Com Renata Fernandes e Juliana França.
Dança Contemporânea, das 15h às 15h30. Com Andreia Yonashiro.
Ballet Clássico, das 15h30 às 17 horas. Com Valéria Mattos.
Estudos sobre Laban, das 17h às 19 horas. Com Maria Mommensohn.
Na terça feira, as crianças têm a oportunidade de aprenderem os primeiros passos de dança com as professoras Renata Fernandes eJuliana França. Andreia Yonashiro oferece aulas de dança contemporânea eValéria Mattos encabeça as aulas de ballet clássico. Maria Mommensohn aprofundará os estudos de dança de Rudolf Laban.
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Quarta-feira
Contato-improvisação, das 14h às 15h30. Com Gisele Calazan.
Limón, das 15h30 às 17 horas. Com Bárbara Malavoglia.
Gisele Cazalan oferece aulas de contato-improvisação. Bárbara Malavoglia dá aulas de dança moderna baseadas na técnica do dançarino e coreógrafo José Limón.
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Quinta-feira
Krump, das 14h às 15h30. Com Fernando José.
Ballet Clássico, das 15h30 às 17 horas. Com Valéria Mattos.
Estudos sobre Cunningham, das 17h às 19 horas. Com Gícia Amorim.
Fernando José dá aulas de krump, um estilo de dança urbana que expressa a raiva com movimentos bruscos e máscaras faciais. Gícia Amorin oferece aulas que propõem estudos sobre o trabalho do coreógrafo Merce Cunningham.
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Sexta-feira
Cavalo Marinho, das 14h às 15h30. Com Bárbara Freitas.
Danças Urbanas, das 15h30 às 17 horas. Com Ivo Alcântara.
Aulas de danças urbanas com Ivo Alcântara e do regional cavalo marinho, lecionadas por Bárbara Freitas.
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Sábado
Dança para Adultos – Erosão, das 9h às 12 horas. Com Robson Ferraz.
Robson Ferraz oferece aulas de dança para adultos, num processo de recriação-remontagem do espetáculo Erosão, criado por ele e por Andréia Yonashiro.