Cultura - Música

Lu Carvalho faz sua estreia na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, sábado, dia 23 de Agosto

21 de Agosto de 2014

 

Acompanhada pelos músicos Álvaro Santos no pandeiro, Júlio Oliveira no surdo, Luiz Augusto na percussão geral, Gamarra no cavaquinho, Leandro Pereira no violão sete cordas e Alisson Martins no violão seis cordas, Lu traz um repertório de grandes sucessos como “Coisinha do Pai”, do padrinho Almir Guineto, Jorge Aragão e Luiz Carlos, “Alma Boêmia”, de Toninho Gerais e também composições próprias como “Quero mais é viver feliz”, “Quero ter você” e “Feitiço do amor” em parceria com Leonardo Couto.

Lu Carvalho nasceu embalada pela música. Ela foi a musa inspiradora da cantiga “Luciana”, ganhadora dos festivais nacional e internacional da canção, em 69, composta por Edmundo Souto e Paulinho Tapajós e interpretada por Evinha.

A paixão de Lu pelo samba nasceu cedo, do convívio direto com grandes sambistas e compositores. Desde criança começou a frequentar gravações, pagodes e rodas de samba do Rio de Janeiro, levada pelas mãos de sua tia Beth Carvalho É de Lu, por exemplo, uma das vozes do coro infantil de “Coisinha do Pai”, na gravação original de Beth Carvalho. Nesses eventos, Lu conheceu bambas como Arlindo Cruz, Almir Guineto e Jorge Aragão entre outros que acabaram influenciando sua música diretamente.

Almir Guineto, seu padrinho musical, nascido e criado no Morro do Salgueiro, teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos em sua família. Seu pai Iraci de Souza Serra era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba, sua mãe Nair de Souza, mais conhecida como "Dona Fia", era costureira e uma das principais figuras da Acadêmicos do Salgueiro, seu irmão Francisco de Souza Serra, mais conhecido como Chiquinho, foi um dos fundadores dos "Originais do Samba".

 

Comentários
Assista ao vídeo