O MPF (Ministério Público Federal) lançou nesta sexta-feira (08/08) uma campanha publicitária com foco nas Eleições 2014. Por meio de vídeos na TV, jingles no rádio e anúncios na mídia impressa, o MPF mira mostrar à sociedade as regras da disputa eleitoral, enfatizando o que é permitido e o que é proibido na campanha.
A cerimônia que lançou a campanha, cujo slogan é “por uma disputa justa”, contou com a participação do procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, e do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão.
Com a campanha, o MPF quer manter a isonomia, a igualdade, o equilíbrio da disputa, fundamental para que se preserve o direito de escolha de cada um e o respeito à vontade da maioria.
O objetivo do MPF é afirmar seu compromisso em defesa da democracia e convidar todos a ficarem de olho para denunciar irregularidades. Pelas peças publicitárias, o eleitor vai poder identificar irregularidades como abuso de poder, uso da máquina pública e financiamento irregular de campanhas.
Zacarias Pagnanelli e Rodrigo Janot |
Foto: Natalia Valle/Divulgação |
Peças
Além dos dois vídeos para televisão, cinco spots de rádio e três anúncios para mídia impressa, foram criados oito jingles usando a mesma letra como base em ritmos diferentes: samba, forró, funk, sertanejo, brega, rap, rock e vaneirão. A veiculação da campanha será gratuita por meio de parcerias com instituições e empresas de comunicação.
Também foram desenvolvidas peças para públicos específicos: uma filipeta em linguagem didática para o cidadão, um manual para que os candidatos façam uma campanha legal e um guia sobre financiamento para os empresários que desejam fazer doações.
Além disso, uma cartilha eleitoral foi distribuída aos jornalistas mostrando as datas importantes do calendário eleitoral e informando como funciona a atuação do MPF nesse período.
Fonte: R7