Business -

Com avanço da colheita, safrinha de milho surpreende positivamente

6 de Agosto de 2014

 

A INTL FCStone, consultoria de gerenciamento de risco com foco em commodities, estima uma produção de 77,4 milhões de toneladas milho para o ciclo 2013/14,  o que significa um aumento de quase dois milhões de toneladas em relação ao número anteriormente divulgado, no mês de julho (75,5 milhões de toneladas). A consultoria ressalta que não houve ajustes dos números da primeira safra, mas, o aumento é resultado da revisão tanto da área plantada quanto da produtividade da safra de inverno.

Apesar dos problemas iniciais enfrentados pela “safrinha”, como o desânimo dos produtores diante dos preços baixos no segundo semestre de 2013 e os atrasos no plantio, o resultado tem surpreendido positivamente com o avanço da colheita, o que levou à revisão das projeções. A produtividade média da segunda safra passou de 5,04 para 5,145 toneladas por hectare.

A economista Ana Luiza Lodi, do Departamento de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, destaca que com esse aumento da produção, os estoques finais devem ficar bastante elevados, alcançando 13,12 milhões de toneladas, o que configura uma relação estoque/uso de 17,9%. “Houve um ajuste do consumo doméstico num momento favorável ao mercado de carnes (que consome ração) e do registro, ainda pequeno, de produção de etanol a partir do milho. Por outro lado, as exportações foram reduzidas para 19 milhões de toneladas, com o país precisando embarcar 16 milhões de toneladas para alcançar este volume estimado”, enfatiza.

Comentários
Assista ao vídeo