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A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva

29 de Julho de 2014

 

O livro “A Memória Televisiva como produto cultural: Um estudo de caso das telenovelas do Canal Viva, é o terceiro volume da Coleção Pró-TV (Editora In House) e o primeiro de sua série “Acadêmica”.

A coleção lançará trabalhos sobre as emissoras, vida dos artistas e histórias relevantes sobre a memória da comunicação brasileira, sendo que na série “Acadêmica” transformará estudos universitários em obras literárias voltadas à comunicação e artes.

Este livro tem autoria do Prof. Ms. Julio Cesar Fernandes, da Universidade Metodista, e prefácio do diretor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), que comandava a Rede Globo – produtora das telenovelas hoje exibidas no Canal Viva – à época em que originalmente foram criadas boa parte das tramas.

 

A obra

A obra "A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva" é adaptação para livro de dissertação homônima, aprovada com nota máxima (dez), em dezembro de 2013, no curso de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). A dissertação foi defendida por Julio Cesar Fernandes.

O conteúdo da dissertação agora é publicado em formato de livro pela Coleção Pró-TV (Editora In House), inaugurando sua série “Acadêmica”.

A pesquisa foi orientada pela professora doutora Magali do Nascimento Cunha e teve banca examinadora composta pelos professores doutores Laan Mendes de Barros, da própria Universidade Metodista e Eugênio Bucci, convidado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialista nos estudos sobre a TV brasileira.

O trabalho se propôs a estudar a memória televisiva como parte da memória social e coletiva. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a memória televisiva recuperada e construída pelo Canal Viva (canal por assinatura pertencente ao grupo Globosat), por meio das telenovelas da Rede Globo antigas nele exibidas, verificando, assim, suas características como produto cultural. Além de entender o lugar dessa memória televisiva na trama das mediações culturais e das interações sociais.

O Canal Viva, que foi inaugurado em maio de 2010, dedica grande parte de sua programação a programas de arquivo da Rede Globo e tem na teledramaturgia, mais especificamente nas telenovelas, um dos seus principais pilares de sustentação e divulgação.

A pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica, em que são articulados conceitos de cultura, memória, identidade e imaginário. Já a segunda etapa foi o estudo de caso propriamente dito dividido em três etapas: primeiramente uma pesquisa documental; depois entrevistas guiadas, realizadas com profissionais da equipe do Canal Viva na cidade do Rio de Janeiro; e, por fim, um grupo focal, com telespectadores do Canal Viva, que relataram suas experiências a respeito de hábitos de televisão, telenovelas e o Canal Viva. Além disso, a pesquisa traz uma retrospectiva histórica da TV e a da telenovela brasileira, assim como uma análise da trajetória do Canal Viva.

A pesquisa traz uma reflexão sobre a memória televisiva e a importância para a sociedade da sua preservação. O Brasil é um país carente de preservação de sua memória em geral, inclusive a televisiva. Há iniciativas privadas para que programas de televisão sejam arquivados e devidamente preservados, entretanto pouco eficazes em comparação ao volume de material que é produzido diariamente por todas as emissoras em território nacional.

O livro pode contribuir para novas pesquisas de comunicação voltadas à questão da memória e, especificamente, à memória televisiva. Além de alertar para a importância da preservação dessa memória não somente com o fim mercadológico, mas também como um elemento ativo na produção cultural.

Lançamento

O lançamento, na capital paulista, acontecerá no sábado, dia 02 de agosto, às 15 horas, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que fica na Avenida Europa, 158. Entrada gratuita na tarde de autógrafos.

O autor

Julio Cesar Fernandes é graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, tem experiência em produção e roteiro em rádio, televisão e mídia out-of-home. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes e, desde 2009, está na TV Globo, onde ocupa atualmente o cargo de coordenador de operações do Jornalismo. Em 2012, ingressou no curso de Pós-Graduação Scrito Sensu de Mestrado em Comunicação Social, com bolsa de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Em 2013, obteve o título de mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva pela Universidade Metodista.

 


 

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