Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memoria: Raul Tabajara

28 de Julho de 2014
Raul Tabajara esteve na primeira transmissão de um jogo de futebol pela TV

 

Raul Tabajara foi um dos nomes mais expressivos das transmissões esportivas, tanto no rádio como na televisão, nas décadas de 50,60 e 70.

Ele era filho da atriz cômica Violeta Ferraz, que fez muito sucesso nas chanchadas da Atlântida Cinematográfica nos anos 50, ao lado de comediantes como Oscarito, Jaime Costa e Zé Trindade.

 Tabajara no comando das transmissões esportivas nas décadas de 50/60

 

A carreira começou na Rádio PRA-7 da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mas em 1952 ele já era locutor da TV Record. Ele participou da primeira transmissão de futebol da televisão brasileira, que foi a cobertura de um jogo entre Santos e Palmeiras na Vila Belmiro, em 18 de setembro de 1955.

Tabajara ganhou por sete vezes o Troféu Roquete Pinto como o melhor locutor esportivo da televisão brasileira na década de 1960, e participou de vários programas como o “Tardes Esportivas”, que era apresentado todos os domingos à tarde, na TV Record, com ele e Geraldo José de Almeida, outro nome importante do jornalismo esportivo nessa época. O “Tardes Esportivas” estreou em 1955.

Ele fez carreira na TV Record como narrador esportivo

 

Raul Tabajara também apresentou por muitos anos um campeão de audiência, o programa “Os Reis do Ringue”, também da TV Record, e que era exibido todos os sábados à noite.

Já nos anos 70, ele comandava o “Desafio ao Galo”, uma competição entre os times de futebol da várzea paulista, que fez muito sucesso nas manhãs de domingo.

Mesa Redonda com ele, Geraldo José de Almeida e Aurélio Campos no final dos anos 50

 

Raul Tabajara nos deixou muito cedo, aos 60 anos, vitimado por um enfarte agudo do miocárdio, logo depois de ter recebido a notícia da morte de um grande amigo, o radialista Vicente Leporace, de quem falaremos na nossa próxima coluna.

Comentários
Assista ao vídeo