Cultura - Música

Com diálogos tirados da música romântica brasileira, espetáculo Retratos & Canções

17 de Julho de 2014

 

Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. Essa é uma frase que o público está acostumado a ouvir vinda da voz do rei da música romântica Roberto Carlos. Mas e se ela viesse de uma peça de teatro? Essa é a proposta do espetáculo Retratos & Canções – uma comédia nostálgica, de direção e autoria de Renato Andrade e que reestreia com novo elencodia 1 de agosto, às 21h, no Teatro Augusta.

 Com todos seus diálogos, sem exceção, retirados de canções nacionais românticas e populares dos anos 70 e 80, o espetáculo funciona como um “musical sem música” e conta com um grande elenco que vive com diversão e nostalgia a história do reencontro do caminhoneiro Tadeu (Rodrigo Sant’anna) e da secretária Carol (Flávia Garrafa).

 Já tendo amado mulheres de todos os tipos, Tadeu tenta localizar Carol pelo programa de encontros do apresentador Arlindo Orlando (Paulinho Serra) — nos moldes do antigo “Namoro na TV”, de Silvio Santos —, onde o casal se reapaixona e provoca ciúmes no escriturário Marvin (Wilson de Santos) e na cabeleireira Diana (Dani Moreno), que buscam ter os amantes para si.

 Um rigoroso trabalho de pesquisa em torno de todo o universo musical surgido nos últimos 30 anos de música brasileira — desde sucessos televisivos, até sambas sentimentais e ao exagero oitentista — é a base narrativa que torna esta história singela e verossímil. Com personagens caricatos e comumente deixados à margem da sociedade, o espetáculo ultrapassa a barreira de preconceitos e estereótipos e toma o público pela memória afetiva e musical.

 Segundo o diretor Renato Andrade, “a peça é uma comédia nostálgica. É um espetáculo que usa essas trilhas de histórias de amor à sua maneira, de forma que cada personagem beba de um gênero musical. O Marvin é um cara mais vintage, que usa essas letras sobre amor platônico. Já a Diana é sensual, mais quente e envolvente, enquanto o Tadeu é um cafajeste apaixonado e a Carol é a romântica que tem de aprender a aceitar o amor da vida real”.

 Para Rodrigo Sant’anna, seu personagem, Tadeu, é “o estereótipo do homem cafajeste, mas galanteador. Aquela figura grosseira que usa as músicas românticas como um recurso pra conquistar as mulheres, mas que no fim se mostra sensível, humanizado e fragilizado pela desilusão amorosa, que trai mas ama, e acaba se arrependendo e voltando”.

 Já a apaixonada Carol, o par romântico de Tadeu, é, segundo Flávia Garrafa, “uma mulher romântica que espera um grande amor. É uma personagem ingênua por acreditar nesse amor mas que carrega algo que existe em muitas mulheres, que é esse sonho do romance ideal, da vida repleta de amor”.

Enquanto isso, para Paulinho Serra, que dá vida ao apresentador Arlindo Orlando, seu personagem é “uma junção de cada pedacinho desses muitos apresentadores de TV que marcaram uma época na vida das pessoas. Essas figuras do tipo Sílvio Santos, Mara Maravilha, Chacrinha, etc, são praticamente personagens próprios, os caras que acreditam que modificam vida das pessoas mas que no fundo sabem que estão lá em busca de audiência — e o Arlindo Orlando tem muito desse espírito ”.

 Rica em detalhes, a cenografia do espetáculo preza também pelo nostálgico e romântico. “Optamos por uma cenografia quase cinematográfica em seus detalhes, com vários elementos de acervo pessoal meu e do elenco como rádios e discos antigos — e o figurino também acaba seguindo essa linguagem visual”, comenta Renato. “A sacada interessante do Renato com esse texto é que por serem músicas que falam de amor de forma tão aberta, os versos podem ser usados de qualquer jeito”, afirma Flávia. “Vindos da boca do Tadeu podem ter um significado, da Carol, podem ter outro. E o legal é que assim a peça acaba falando de todos os tipos de amor: desde o mais ingênuo ao mais cafajeste”.

 

SERVIÇO:

Retratos & Canções – uma comédia nostálgica – Temporada de 1 de agosto a 28 de setembro. Sextas às 21h30; sábados, às 21h e domingos às 19h, no Teatro Augusta. Duração: 50 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos. Local: Rua Augusta, 943 - Cerqueira César, SP, 01305-100. Lotação: 328 pessoas. Ingressos: R$50 (inteira) ou R$25 (meia). Compra pelo telefone (11) 4003-1212. Bilheteria: quartas e quintas das 14h00 às 21h00; sexta das 14h00 às 21h30; sábado das 14h00 às 21h00; domingo das 14h00 às 19h00; e feriados a partir das 15h.

Comentários
Assista ao vídeo